Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre uma página HTML e PHP


Posts recomendados

Bom dia, existem vários sites que usam arquivos PHP para montar tanto a parte visual quanto lógica de um site, o que eu quero dizer é que eles utilizam arquivos PHP no index, ou seja, ao invés do navegador carregar um arquivo HTML que tenha importado arquivos CSS, PHP e JavaScript ele carrega um arquivo PHP. Quero saber qual a vantagem de se fazer isso e como funciona a montagem completa de um site em um arquivo PHP (Quando digo montagem quero dizer programação de todos os componentes)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PHP roda ao lado do servidor Web. Se você não deseja que o cliente utilize o seu processamento para obter o que deseja do site, utiliza-se PHP. Quando você acessa uma página PHP o servidor web encaminha o código entre tags PHP para o programa e aguarda a resposta em código HTML, a qual será enviada ao cliente. Você, como cliente web, receberá apenas código HTML. Quando usado Java Script você recebe o código tal qual foi escrito e além disso alguns arquivos extras (cookies) para garantir a execução do programa escrito em Java Script. Você pode mesclar HTML, PHP, Java Script e outras linguagens de programação desde que tenha os módulos instalados no servidor e/ou suporte do navegador Web no cliente (quem programa Java Script fica sempre torcendo para que o cliente não desative o suporte no browser ou que o antivírus não o faça).

 

É claro que existem mais diferenças entre Java Script e PHP, mas ambos se encarregam do conteúdo dinâmico do site. CSS não tem nada a ver com isso, ele será ou pode ser usado independente de você usar Java Script ou PHP ou ambos.

 

36 minutos atrás, D4ni31 disse:

Quero saber qual a vantagem de se fazer isso e como funciona a montagem completa de um site em um arquivo PHP (Quando digo montagem quero dizer programação de todos os componentes)?

 

Vantagens e desvantagens dependem do seu objetivo. São ferramentas diferentes que se enquadram em um determinado nicho e dividem entre si muitas funções comuns. Com código PHP o fluxo de dados entre o servidor e o cliente vai ser menor, mas o servidor processa mais. Com Java Script o design do site pode parecer mais amigável, vivo, bonito. Com PHP pode ser mais seguro que com o Java Script, todavia pode ser mais perigoso, depende de quem programa. Com PHP, se o programador não se precaver, é possível que um programador experiente utilize um formulário para injetar código e controlar o servidor, no mínimo ele consegue deixá-lo ocupado indefinidamente, processando inutilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...