Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Philips 215vw com defeito


Posts recomendados

Meu monitor philips 215vw está apresentando um defeito no qual ele desliga e liga após algumas horas com o cabo fora da tomada,eu achei no fórum um problema igual nesse mesmo tipo de monitor cujo link é este 

 Nele,a resolução foi de trocar o MOSFET,eu queria saber onde poderia comprar e onde fica MOSFET no monitor para poder trocá-lo, tenho conhecimentos básicos sobre eletroeletrônica pois estou fazendo um curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No caso desse tópico foi um superaquecimento no mosfet oscilador da fonte, mas nem sempre o motivo começa pelo FET, verifique se o capacitor de filtro principal não esta estufado ou gasto, revise o primário e verifique se os capacitores do secundário esta todo normal, só depois disso parta para a troca do Fet oscilador da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lettucera

Só complementando a informação do colega @Bcpetronzio ,

Retire os capacitores da fonte secundária e teste com um capacimetro. Algumas vezes podemos ver defeito "visualmente" de um capacitor, outras não. Assim se faz necessário testar o componente fora do circuito.

 

Quanto ao fet, é assim:

Ele está bom ou ruim. Não tem meio termo! Como seu monitor liga e desliga, pode com segurança deixar ele de lado e passar pra outra coisa.

 

Baixe o esquema dele e siga as tensões primárias e secundárias da fonte até garantir que o defeito está na placa de  dados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lettucera

Isso não é regra, mas a maioria dos circuitos de pwm (integrado) geram pulsos para chavear o mosfet. Então o mosfet abre/ fecha várias vezes por segundo. 

 

O mosfet tem o dreno e source conectados num dos enrolamentos do chopper (trafo) que induz no outro lado  (secundário) várias tensões.

 

Se seu mosfet estiver em curto, sua fonte morre/ não liga nem que a vaca tossa. Se estiver aberto, ela morre do mesmo jeito.

 

Mais tarde vou olhar o tópico que citou e te dou um retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lettucera

Boa noite.

verifiquei o tópico que você citou.

Nesse caso o mosfet poderia estar com alguma fuga e com a substituição do mesmo, o problema foi resolvido.

 

Quanto ao seu monitor, não podemos generalizar. Cabe atenção e um pouquinho de análise. Experimente retirar seu mosfet e testá-lo com ajuda de um multímetro analógico (pra fazer leitura de alguma fuga de forma mais prática).

 

O colega BC te deu uma boa sugestão também.

Mande algumas fotos pra ajudar da parte de cima e baixo da pci pra ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lettucera

Bom dia.

 

(foto 1)

os dois capacitores (um montado na diagonal (deitado) e outro na vertical (o pequeno em pé)) devem ser testados;

 

(foto 2)

O seu mosfet (montado no dissipador) está lá na foto onde destaquei , mas é preciso ver se o diodo e os dois resistores dentro da demarcação estão com fuga ou abertos também;

 

(foto 3)

Não deixa o flat da tela encostado na chapa;

 

(foto 4)

Verifique as tensões no conector da saída da fonte onde eu marquei. Leia as tensões impressas na placa e monitore com o multímetro com e sem carga.

Capturar.PNG

Capturar.PNG

Capturar.PNG

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!