Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Asus com Superaquecimento


Posts recomendados

Recentemente peguei um notebook Asus Aspire da série 5733 e modelo PEW71 para averiguar um problema. Não tenho muita experiência com hardware de notebook, como tenho em desktop, mas sei fazer os procedimentos para uma manutenção básica, como limpeza, por exemplo.

O computador apresenta superaquecimento no processador, então desmontei e fiz a limpeza e troca de pasta térmica, mas continuou do mesmo jeito que antes. Só de abrir o navegador e executar um vídeo no Youtube o notebook atinge 100° e acaba desligando (observei com o HWMonitor). O dono me informou que já havia pedido para um técnico olhar e ele fez a troca do cooler (não sei se completo ou apenas venhoinha), acreditando que era esse o problema, mas não era. Agora estou pensando em fazer a troca do dissipador de calor, já que a ventoinha eu vejo que funciona, mas estou com receio achando que o problema pode não ser isso e eu vou acabar gastando dinheiro em vão pra comprar esse dissipador.

Será que alguém tem alguma dica que pode me ajudar? Ficarei muito grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre pode-se tentar alguns ajustes, como:

 

1 Passe fita isolante na haste do dissipador... desta forma a circulação interna do heat pipe melhora significativamente.

2 Certifique-se de estar utilizando a pasta térmica correta, a silver ou gold, nunca deve-se utilizar pasta térmica branca.

3 Você pode tentar deixar o cooler sempre ligado, basta ligar ele nas 5v da usb e no terra da placa, desta forma ele ficará sempre ligado em rotação máxima.

 

Isso serial o mais normal por hora

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jéssica Natacha

 

Experimenta reduzir o clock máximo do processador de 100% para 90% nas configurações de energia do painel de controle do Windows pra ver se a temperatura fica dentro do normal.

 

Fiz isso em dois desktops que esquentavam muito e resolveu sem perder muito em desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ, o computador chega a desligar mesmo só com o HWMonitor aberto, então ele tá longe desses 90% de clock máximo quando desliga. Além disso ele também atinge o máximo da temperatura a tela da BIOS.

 

@Kikeitu, tentei o que você falou, mas continuou do mesmo jeito.

 

Vocês acham que pode ser o processador ou trocar o dissipador+ventoinha deve resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jéssica Natacha

 

Vê se consegue reduzir o clock desse processador no setup do BIOS 

 

Aparentemente esse teu processador está sem pasta térmica ou está com ela quando deveria estar com thermal pad que é tipo um chiclete térmico ( pode ter alguns milimetros de espessura ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já peguei raros casos onde o defeito esta no heat pipe do dissipador de calor, as vezes ele foi dobrado, amassado ou algo assim, e isso impede a correta circulação dos gases dentro do dissipador. Ou até mesmo esta com algum fissura que esta fazendo com que os gases saiam de dentro do dissipador.

Poderá ter trocar o conjunto completo, dissipador e cooler. Ou também faz o seguinte, o cooler tem dois lados, um dele é por onde ele capta o ar de fora do notebook e joga nas aletas do dissipador, no lado aposto a esse tente tampar o lado por inteiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!