Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal eu notei que a alguns dias atras meu computador simplesmente passou a demorar muito pra iniciar depois que aumentei a memoria alocada da placa de video, depois eu baixei a memoria alocada e voltou ao normal porém fiquei preocupado que fosse algo no hd então abri o HD TUNE e fiz uma verificação de erros e ele so achou 1 bad block porém na aba Heath estava assim, mas mesmo com assim indica que ele esta OK, mas durante o uso do computador não acontecem travamentos ou congeladas uso ele normalmente, consigo rodar jogos pesados e programas de edição tambem pesados e nunca me ocorreu travamentos mesmo com essa linha em amarelo queria saber se devo me preocupar agradeço

Captura de Tela (11).png

Postado

é um parametro que deve ser monitorado, ja que esta em amarelo ja é um alerta.. ele indica que seu hd está encontrando problemas em setores defeituosos, porém nao consegue resolver todos.. fique de olho nos valores, se eles comecarem a crescer demais, é um sintoma de provavel falha futura..

esse parametro deve ser sempre zerado ou se tiver algum numero, que seja baixo.. 

Screenshot_3.thumb.png.a5c4d35a121b340e8764a5ca929105a3.png

** Tradução:

Contagem de setores reatribuídos. O valor bruto representa uma contagem dos setores defeituosos que foram encontrados e remapeados. Assim, quanto maior o valor do atributo, mais setores a unidade teve que reatribuir. Esse valor é usado principalmente como uma métrica da expectativa de vida da unidade; Uma unidade que tenha tido alguma reatribuição é significativamente mais provável que falhe nos meses imediatos.

mais detalhes sobre todos os parametros do S.M.A.R.T. você acha nesse artigo em inglês

link

• Curtir 1
Postado

Pode ser um indicativo de degradação da unidade. Na minha experiência, você pode resolver facilmente isso executando um programa como o HDD Sentinel e executando um teste de Escrita + Leitura: ele vai escrever dados em todo o disco e ler o mesmo para verificar se o disco dá problema. Quando o mecanismo de correção de erros do firmware detectar que algum setor está ruim ou pendente de realocação, fará isso nesse momento. Se tudo der certo, o setor ruim será alocado e não terá mais dados sendo gravados nele. Isso é bem comum de ocorrer nos HDs, porém por algum motivo o firmware não realoca o setor. Isso também não indica que o HD vai dar pau, apenas que uma área ruim foi detectada mas tem dados gravados nela, então o firmware não pode realocar o setor.

Só lembrando que esse tipo de teste limpa o HD, então é bom ter outra unidade de backup. Você pode usar outro computador para verificar seu HD ruim ou o bootar com o Hirens Boot e instalar o HDD Sentinel dentro do Windows XP do Hirens.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Kaua Fellipe disse:

Acho que isso sanou minhas duvidas ate porque esse pc eu uso ele a 4 anos então meio que ja e esperado esse tipo de degradação ?

Sim, as vezes ficou assim por alguma pancada no gabinete durante uma copia, ou uma queda de luz. É normal esses setores ruins, e o firmware do disco é projetado pensando nisso. Mas você precisa executar um teste de escrita e leitura completo, como eu disse para evitar que novos arquivos sejam gravados e/ou corrompidos no disco. O comando "c: chkdsk /r" pode resolver alguns problemas, mas o melhor é você fazer o teste que eu informei. A maioria das vezes inclusive o erro some do smart, indicando que a correção deu certo.

Já cheguei a comprar HDs "zero bala" no mercado livre que estavam com setores ruins, e sempre faço esse procedimento antes de usar o disco para ter certeza que o mesmo está com a superficie perfeita.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Kaua Fellipe disse:

liguei hoje meu pc e a contagem havia diminuido de 187 para 185 isso e bom ou ruim mais porque ele diminuiu ?

Captura de Tela (12).png

Diminuiu pois, como eu escrevi, o firmware deve ter conseguido remapear os setores ruins para outro lugar. 

Para tentar acelerar isso, abre o comando do Windows, digita CHKDSK /R aperta ENTER e confirma a verificação para a próxima reinicialização. Reinicia o computador e aguarde a verificação. Deve resolver alguma coisa e não vai ter o incomodo de apagar o disco.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...