Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fps com queda de um dia para o outro o que pode ser ?


Posts recomendados

Eu em um dia estava jogando lol no meu notebook (cce ultra thin n325 apenas adicionei uma memoria ram de 4gb que que ja vinha com 2), joguei minha ultima partida de LOL não lembro se joguei algo no outro dia, se instalei algum programa ou se fiz algo que podesse comprometer as peças por dentro, apenas desliguei arrumei-o e fui dormir, no outro dia quando fui ligar ele também não lembor se fiz algo antes de jogar, se instalei ou danifiquei algo, apenas vi que quando fui jogar o meu fps que ficava em média estavel no 60 até bem no final do jogo que diiminuia bastante, mas era realmente bem jogavel e nunca tive problemas com isso, logo no primeiro jogo nos primeiros minutos ja sentia a diferença, o fps dropando cosntante e em momentos tipo ????. Já o formatei, fiz limpeza, deixei o pc limpo  apenas com o lol e com os programas basicos e de comunicações e fui testar mesmo assim está com queda de fps igual, os drivers estão todos atualizados e a config está no minimo. alguem poderia me dizer o que pode ser ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Brenno Marques disse:

Eu em um dia estava jogando lol no meu notebook (cce ultra thin n325 apenas adicionei uma memoria ram de 4gb que que ja vinha com 2), joguei minha ultima partida de LOL não lembro se joguei algo no outro dia, se instalei algum programa ou se fiz algo que podesse comprometer as peças por dentro, apenas desliguei arrumei-o e fui dormir, no outro dia quando fui ligar ele também não lembor se fiz algo antes de jogar, se instalei ou danifiquei algo, apenas vi que quando fui jogar o meu fps que ficava em média estavel no 60 até bem no final do jogo que diiminuia bastante, mas era realmente bem jogavel e nunca tive problemas com isso, logo no primeiro jogo nos primeiros minutos ja sentia a diferença, o fps dropando cosntante e em momentos tipo ????. Já o formatei, fiz limpeza, deixei o pc limpo  apenas com o lol e com os programas basicos e de comunicações e fui testar mesmo assim está com queda de fps igual, os drivers estão todos atualizados e a config está no minimo. alguem poderia me dizer o que pode ser ?

 

Deixa o módulo de memória maior, sozinho, testa de novo e nos diz como ficou. Se der o mesmo problema, volta para o módulo de 2 GiB e vê se fica normal com a configuração de origem.

 

Importante observar que, quando tu adicionas um módulo de memória RAM, esta pode ter problemas de sincronização das latências com o outro módulo, pois são de modelos ou de tamanhos diferentes. Essa pode ser a origem dessas engasgadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Zeca Pagodinho disse:

 

Deixa o módulo de memória maior, sozinho, testa de novo e nos diz como ficou. Se der o mesmo problema, volta para o módulo de 2 GiB e vê se fica normal com a configuração de origem.

 

Importante observar que, quando tu adicionas um módulo de memória RAM, esta pode ter problemas de sincronização das latências com o outro módulo, pois são de modelos ou de tamanhos diferentes. Essa pode ser a origem dessas engasgadas.

Não é isso, eu usei durante 1 ano com as 2 memórias e funcionavam em perfeito estado nunca teve problema ou conflito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Brenno Marques disse:

Não é isso, eu usei durante 1 ano com as 2 memórias e funcionavam em perfeito estado nunca teve problema ou conflito..

 

 

Um módulo de memória com latências agressivas em relação ao que foi determinado pelo fabricante funciona como se estivesse em overclock: funciona bem, mas pode vir a apresentar problemas com o tempo. Então, mesmo que tu as tenha usado por mais de um ano, ainda assim podem te trazer problemas. As recomendações permanecem, eu faria isso.

 

Também monitora temperatura do processador e carga dos núcleos em repouso. Um ou mais processos rodando em segundo plano e consumindo recursos também podem causar perda de desempenho em outras aplicações, aumento da temperatura do processador além dos limites habituais e descarregamento da bateria mais rapidamente. Esses processos podem ser tanto vírus como também programas de terceiros instalados juntamente a outros aplicativos instalados recentemente. Infelizmente ainda temos muito disso: programas que se instalam automaticamente durante o setup de um outro que te interessava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Zeca Pagodinho disse:

 

 

Um módulo de memória com latências agressivas em relação ao que foi determinado pelo fabricante funciona como se estivesse em overclock: funciona bem, mas pode vir a apresentar problemas com o tempo. Então, mesmo que tu as tenha usado por mais de um ano, ainda assim podem te trazer problemas. As recomendações permanecem, eu faria isso.

 

Também monitora temperatura do processador e carga dos núcleos em repouso. Um ou mais processos rodando em segundo plano e consumindo recursos também podem causar perda de desempenho em outras aplicações, aumento da temperatura do processador além dos limites habituais e descarregamento da bateria mais rapidamente. Esses processos podem ser tanto vírus como também programas de terceiros instalados juntamente a outros aplicativos instalados recentemente. Infelizmente ainda temos muito disso: programas que se instalam automaticamente durante o setup de um outro que te interessava.

Tentaria usar uma unica memória ram, não há como ser virus, eu farmatei e tenho antivirus pago original e meu hd é limpo não tem arquivo nenhum fora os programas normais e o lol .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brenno Marques disse:

Tentaria usar uma unica memória ram, não há como ser virus, eu farmatei e tenho antivirus pago original e meu hd é limpo não tem arquivo nenhum fora os programas normais e o lol .


Ok, testa e vê se melhora. Quando abrir para fazer as trocas dos módulos aproveita e limpa o pó que tenha se acumulado desde a última manutenção. Mesmo que não seja o principal problema, pode ajudar, pois elimina possibilidades da lista de itens a checar até isolar o real motivo.

 

E quanto a ter vírus ou não, tomei o cuidado de escrever que podem ser uma ou outra ou as duas possibilidades: vírus e outros aplicativos que rodam em segundo plano e que muitas vezes acompanham programas que a gente escolheu instalar. Esses aplicativos não são vírus, mas podem degradar o desempenho do sistema até mais do que os vírus. E tem outra, se o software é mal feito ele fica em looping eterno, ocupando pelo menos um núcleo indefinidamente. Se ele é iniciado com o micro, então é um thread a menos até que esse programa seja eliminado. Se o teu processador tem 2 threads, isso significa 50% do desempenho comprometido. Se tem 4, é 25%. De qualquer forma, deixar esses "fantasmas" assombrando a máquina é um problema que deve ser analisado e resolvido, quando detectado. Partir do pressuposto que não tem porque tu tomas cuidado é um erro conceitual. Respeito o teu ponto de vista, mas eliminar de cara uma possibilidade por preconceito pode te custar bastante tempo.

 

É fácil ver isso, basta iniciar o Windows, entrar na sessão de usuário e aguardar mais uns 5 minutos até que todos os processos sejam inicializados pelo sistema. Se o teu notebook tem LED de atividade de disco, observe-o até que pare de piscar frequentemente. Isso significa que o Windows parou de carregar programas. Eu deixaria os 5 minutos, enquanto isso preparo um café e volto para seguir o trabalho.

 

Se o LED de atividade de disco não para nunca então temos algumas possibilidades:

1) há algum processo que lê e grava dados incessantemente no disco;

2) há falta de memória RAM, então o Windows lança mão da memória virtual, que é um arquivo dentro do disco rígido para onde são endereçados dados que não cabem na memória RAM. Isso degrada acentuadamente o desempenho do micro.

 

Se o caso for 1, então podemos localizar este processo acessando o Gerenciador de Tarefas do Windows (Ctrl + Shift + ESC). Na lista de processos encontrarás um deles com uso alto do processador. Se o teu micro tem 4 threads aparecerá um valor de até 25% para esse processo, se tem 2, 50%. Sem muito medo de errar, podemos pará-lo e observar se a escrita em disco e o uso de memória RAM diminuem. Se sim, então deverás obter mais informações sobre esse processo, como o programa que o gerou (o processo-pai) e qual é a sua função. Por incrível que possa parecer, às vezes esses processos pertencem ao próprio Windows e foram introduzidos na tua máquina por uma atualização qualquer. Às vezes é o antivírus cumprindo o seu papel, fazendo varreduras no disco em busca de vírus. Se for isso é só esperar, mas é importante observar quantas vezes por dia ele está configurado para refazer essa rotina. Enfim, essa é a fase de obtenção de dados.

 

Na parte com gráficos de uso da memória RAM, do processador e de memória virtual você monitora os resultados da tua intervenção. Matando um processo zumbi imediatamente o uso do processador cai, a memória RAM comprometida diminui e, se esta é pouca, também se reduz o uso da memória virtual.

 

Puxa, visualizei o Gerenciador de Tarefas e todos os processos estão parados, sem uso de processador e a memória RAM tem folga para carregar meus programas. Já troquei os módulos, testei com um e depois com o outro, o resultado é sempre o mesmo. O que fazer? Eu verificaria a temperatura do processador. Como tu usas a GPU integrada para jogar, se o processador estiver aquecendo muito vai cair drasticamente o desempenho em jogos. Quando abrires o notebook para mexer nos módulos de memória já inspeciona se o cooler para o processador está funcionando direito. Durante uma inicialização do Windows um malrefrigeração do processador pode até não ser notado, mas durante um jogo, em que os núcleos, que é uma parte do chip, e a iGPU, que é a outra parte do chip, estão funcionando, a dissipação de calor é muito maior.

 

Espero ter ajudado, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...