Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ronald.paul

Sistema com Leitura de Código de Barras

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

 

Sou novato aqui. Não conheço a linguagem e queria saber se podem me ajudar. Não sei se fica mais fácil fazer em VB com banco de dados junto ou em C# mesmo. Enfim me ajudem por favor!

 

Precisava de uma orientação para desenvolver um programa usando banco de dados de forma simples. Haverá um terminal que pode ser deixado com teclado e mouse e também um leitor de código de barras. Entretanto, a ideia é fazer o usuário operacionalizar de forma rápida e prática. Então pensei em ser algo tudo por código de barras.

 

O objetivo do programa é registrar quem pegou quais produtos e depois criar um relatório disso para saber o consumo de cada pessoa dentro de cada setor.

Pensei num programa da seguinte forma:

 

1) O Login do usuário (cliente interno) será feito com um código de barras.

2) A tela seguinte ele vai escolher se ele quer retirar alguns produtos ou para ele (cliente interno) ou (cliente externo). Será criado também um código de barras para o cliente externo, entretanto, só o cliente interno é que vai operar no sistema.

OBS: A ideia seria imprimir etiquetas disponibilizadas em uma bancada em que somente o funcionário teria acesso. Essas etiquetas teriam códigos de barra de três categorias. Aonde o funcionário iria utilizar essas etiquetas para operacionalizar no sistema.

a. 1 cod. barra funcionário

b. 1 cod. barra cliente

c. 1 cod. barra para cada tipo de produto. EX: água, café, barra de cereal, fruta.

3) Selecionando a opção ele escolhe alguns produtos. Aqui teria que ter também a possibilidade de cancelar algum pedido, caso o cliente externo ou mesmo o próprio funcionário desista de pegar o produto para consumo.

4) Para finalizar o pedido, o funcionário faz a leitura do código de barras dele e a tela retornaria para a tela de identificação.

 

A ideia é ter essa estrutura de dados:

 

TablePessoas

ID

CODBARRASPESSOA

NOME

DEPARTAMENTO

obs: para cliente pensei em utilizar essa mesma tabela, só que o departamento ao invés de ser Vendas, Administração, Financeiro, ser simplesmente Cliente, pois na verdade só vai existir um único. Não haverá necessidade de separar e identificar para qual cliente foi destinado o produto. Somente saber qual funcionário pegou e se foi pra ele ou para o cliente que ele está atendendo.

 

TableProdutos

ID

CODBARRASPRODUTO

NOME

QUANTIDADE

 

TablePedidos

ID

IDPEDIDOITEM

QUANTIDADE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você ja faz e onde está sua dificuldade?.

 

Antes de tentar um programa com essa complexidade, você precisa aprender o básico da linguagem.. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Sr. @ronald.paul! Como o Sr. @bngomes mencionou, você quer fazer um programa bem complexo... Coisa do tipo: difícil e demorado para fazer sozinho, mas vamos tentar ajudar...

  1. Como você vai trabalhar com tabelas, você precisa de um banco de dados. Você pode escolher o access, o mysql, se quiser ser um "blaster f**ker", utilize o DB2 que também é free (ou era... não sei como está hoje...).
  2. Deve-se definir as tabelas, suas estruturas e suas relações.
  3. Defina como será a interface com o operador. Para isso você pode montar a interface em VB, HTML, ou o que souber programar...
  4. Fazer essa interface se comunicar com o banco de dados e alterar as tabelas, conforme o desejado... Acho que para isso será mais fácil ou talvez obrigatório que você utilize um IDE, como o Netbeans.

Acredito que a parte de identificação por códigos de barras, como anunciado no título do tópico, seja a parte mais simples!

Desejo sucesso em seu objetivo! Abraço!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×