Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal. Queimei a mobo do meu pc, e estou com um travelmate antigo... até que eu receba o RMA da placa que não me serviu.

Contudo, as hub que tenho não dão conta de muitos usb junto. Os dispositivos são detectados, mas ela desliga, daí liga de novo... e logo desliga novamente (intermitente). Enquanto eu não desligar, até ficar uns 3, fica nisso...

É possível por uma fonte de 5V para "dar uma força" à essa hub? sei que algumas hubs tem uma fonte externa. Pensei numa fonte de 9/2A, com um LM7805....

Postado

depende do ci que você está tentando modificar do USB HUB. O regulador dele seja de 5V e/ou 3,3V pode ter limite de corrente e mesmo que você meta uma fonte de maior corrente ele não vai subir a corrente junto...

Também pode ser tanto problema do teu HUB que não consegue mandar corrente suficiente ou teu pc que não consegue suprir a corrente suficiente... Ou seja, se você trocar o HUB pode ser que teu problema seja resolvido. E se você quiser mandar mais energia você tem que estudar muito bem o teu circuito pois só ligar a tensão de 5V pode ser que algo volte e você frite algum componente do teu pc e/ou dos periféricos que você está ligando (pode passar por alguma proteção já que está teoricamente "indo pelo lugar errado"- "“back-powering").

Ai para você fazer isso teria que primeiro saber a normas do USB* para essa parte, estudar e fazer engenharia reversa do teu circuito vendo onde está ocorrendo a queda e formar de contornar isso.

Se teu HUB não tem o "buraco" de energia não acredito ter maneira fácil de colocar um usando força bruta. Se você colocar o regulador que você quer tanto pode parar o fluxo de corrente como pode fazer corrente fluir para o lado do ci ... e corrente reversa destrói componentes... ai antes da ligação teria que ter algo proibindo esse retorno...

adicionado 0 minutos depois

Resumindo:

Essa foi minha resposta simples para dizer que não sei uhahuahuahua

adicionado 6 minutos depois

Lembrando que a corrente do USB* é tem seus limites dependendo do tipo.

Postado

Normalmente a saida USB é limitada em 500mA. Já tive acessórios que, para dobrar essa limitação, vinham com 2 cabos de entrada, um deles só para dobrar a corrente disponível.

9 horas atrás, Bommu Perneta disse:

E se você quiser mandar mais energia você tem que estudar muito bem o teu circuito pois só ligar a tensão de 5V pode ser que algo volte e você frite algum componente do teu pc e/ou dos periféricos que você está ligando (pode passar por alguma proteção já que está teoricamente "indo pelo lugar errado"- "“back-powering").

Nem todos os dispositivos USB são dependentes da energia fornecida pelo PC, muitos possuem fonte própria. Como exemplo, as impressoras. Para prevenir a possibilidade acima citada, interrompa o caminho dos 5V, deixe apenas o terra e os 2 fios de controle (centrais). Boa sorte, sua ideia tem tudo para dar certo.

Sem título.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu reparei que isso ocorre, muito, com uma das impressoras... mas claro, com o teclado também. Mas a impressora, mesmo desligada, dá o xabú.

Postado

Novamente, como eu falei pode ser o regulador de 3,3V dele

https://electronics.stackexchange.com/questions/190592/why-does-usb-have-vcc-5v-and-high-3-3v/190594

A capacidade dele depende do fabricante ... você vai distribuir o sinal entre vários equipamentos ou um que peça mais corrente e o negócio e a tensão pode ir lá para baixo. Mesmo que forneça mais tensão pelo 5V o regulador de 3,3V vai ficar na mesma e também tem que ver a capacidade do ci que vai ser o hub. 

Se fazer hub fosse tão fácil era só soldar alguns fios em paralelo que o usb funcionaria de boa igual uma fiação residencial.

Mas enfim... tem que estudar o circuito ou se der muito trabalho trocar...

Postado
47 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Se fazer hub fosse tão fácil era só soldar alguns fios em paralelo que o usb funcionaria de boa igual uma fiação residencial.

Em certos circuitos alimentação e sinal se confundem. Telefonia é um bom exemplo. No caso em questão, pela linha de 5V  do padrão USB só passa alimentação, os descritivos dos 4 pinos são bem claros a respeito. Realizar o circuito acima desenhado já dará a funcionalidade e segurança necessária. Coloque a alimentação do circuito do HUB na fonte auxiliar e deixe os 5V que vem do PC sem uso.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Em certos circuitos alimentação e sinal se confundem.

Não adianta eu sou inseguro e quero olhar o circuito ^^

Postado

@Sérgio Lembo

Mas não exatamente disso que estou falando... o 5V vai passar tranquilo, to falando da conversão do 5V em 3,3V para comunicação entre D+ e D-... Ai como eu já vi circuito com reguladores que tem suas limitações teoricamente mesmo que eu coloque a usina de Itaipu fornecendo uma corrente infinita dentro de uma certa tensão vamos dizer de 3,3V a corrente não vai subir, ela vai ficar a mesma devido a limitações desse conversor de tensão e sua corrente máxima que pode passar por ele. Fora dos padrões o sistema desliga como o caso falado aqui.

Tipo algo assim

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tusb2036.pdf

Pagina 17. Tem um regulador lá de 3,3V...

Isso que não está saindo da minha cabeça... E dito aqui o 5V da impressora sendo independente do USB o único motivo pelo qual vejo que pode ter alguma queda é o 3,3V (regulado do D- e D+) estar com problema, mesmo este sendo nutrido pelo 5V seja lá de onde for ele apresenta limitações nessa conversão.

Postado

Vamos por partes:

- A conexão USB não prevê linha de 3,3V, apenas de 5V.

- As tensões e correntes que circulam em D- e D+ são geradas a partir dos 5V.

- No caso do hub, não há conexão direta nas linhas D- e D+ entre o PC e os dispositivos clientes, eles são intermediados pelo roteador interno do HUB.

- A linha dos 5V, além de suprir corrente para as comunicações também suprem a demanda dos dispositivos pendurados no HUB. Creio eu ser essa demanda adicional a causa da queda dos 5V x 500mA fornecidos pelo PC. Comunicação consome pouco.

Postado
18 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

- A conexão USB não prevê linha de 3,3V, apenas de 5V.

porém a comunicação com D+ e D- é feita com que tensão então? Tem algum material para eu ver?

19 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

- No caso do hub, não há conexão direta nas linhas D- e D+ entre o PC e os dispositivos clientes, eles são intermediados pelo roteador interno do HUB

Sim, eles são "orientadas" por um ci também e deve ter menor tensão de alimentação de 5V... se o sei é de menos de 5V só se ele chavear de alguma forma o sina D- e D+ de 5V.

Se me mostrar um bom material para eu estudar sobre nível alto e baixo da comunicação entre o D+ e D- eu fico contente em rever meus pensamentos aqui ^^

adicionado 8 minutos depois

http://www.beyondlogic.org/usbnutshell/usb2.shtml

porque nos sites cringos que falam de D+ e D- eles colocam 3,3V

fspullup.gif

Citação

A USB device must indicate its speed by pulling either the D+ or D- line high to 3.3 volts. A full speed device, pictured below will use a pull up resistor attached to D+ to specify itself as a full speed device. These pull up resistors at the device end will also be used by the host or hub to detect the presence of a device connected to its port. Without a pull up resistor, USB assumes there is nothing connected to the bus. Some devices have this resistor built into its silicon, which can be turned on and off under firmware control, others require an external resistor.

Então está surgindo uma tensão estranha no caminho de 3,3V ou menor... me parece ser a tensão de comunicação... ou sei lá o que... mas se for só de sinal e o resto trabalha com 5V... ai queria ler onde fala sobre isso T_T

adicionado 23 minutos depois

Agora me deu vontade de pegar um osciloscópio e ver isso T_T

Pena que não tenho ao meu dispor :(

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!