Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem galera do Clube do Hardware? vocês são feras, só para deixar claro!

 

Tentarei ser o mais descritivo possível

 

A dois dias atrás, meu notebook Dell Inspiron 14z 5423 apresentou uma falha no touchpad! Tendo o funcionamento de modo intermitente, ou seja, hora funcionava e hora não. No entanto, nesse touchpad há um led que indica se está habilitado/desabilitado (apagado/ligado). Mesmo com o passar dos dedos na área, apertando os dois botões, ele não funcionava só voltava a funcionar após alguns minutos e depois deligava, ficando assim nesse ciclo, mas ao fazer o comando "FN + F3" (que desabilita/habilita o touchpad, liga/desliga o led) funcionava normalmente.

Fisicamente, há dois cabos flat: para o circuito do touchpad, outro para o led (sim, apenas para o led).

Fui pesquisar problemas relacionados, a maioria cita problemas de versões de drivers e atualizações driver/windows. Assim fiz um procedimento que piorou a situação: fui em Gerenciador de Dispositivos -> Mouse e outro dispositivos apontadores e abri as propriedades do driver referente ao touchpad (que se não me engano, o nome deve ser "Dell touchpad", "Synaptics SMBus Touchpad" ou "Touchpad PS/2", alguma coisa do tipo) e clickei em "Reveter Driver". Fiz o procedimento de reiniciar e quando retornou parou de funcionar de vez! Nem touchpad e nem led mais! Fui buscar os drivers, coisa que normalmente faço, site da dell e lá é fornecido um driver para Mouse, Teclado e dispositivos de entrada: Synaptics Touchpad Driver; Versão 17.0.8.0, A00; Data da versão 09 out 2013.

Já fiz formatação no meu note algumas vezes e sei que esse driver nunca funcionou, pois até quando entro em Painel de control -> Mouse para acessar as propriedades do mouse, surge uma janela de erro "não foi possível conectar o driver do synaptics dispositivo indicador". Então sempre utilizo aqueles programas gerenciadores de drivers: Driver BoosterDriver EasyDevice DoctorDriverPack e Driver Toolkit, por exemplo, para ir em busca de versões mais novas, sendo assim, possível acessar as propriedades normalmente e fazer as devidas configurações, como mostra nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6SSQTnjzi3A

 

Hoje, a versão que está instalada é a 19.2.17.52. Só que desta vez, o touchpad não voltou a funcionar! Fiz diversas desinstalação de drivers e instalei versões mais velhas/novas e nada. Sempre aparecendo a mesma mensagem "não foi possível conectar o driver do synaptics dispositivo indicador" onde pedi para desinstalar ou não. Mesmo colocando não, a janela que surge, não possui mais a aba "Dell touchpad", referente ao driver instalado para as configurações.

Lembro que em "Programas e recursos", onde se faz a desinstalação de software, havia um chamado de "dell touchpad" e o driver normal "Synaptics Pointing Device Driver", mas hoje há apenas o segundo.

E nessa de instalar diversas versões de drivers, vez ou outra o teclado acaba sofrendo também: funcionando nos primeiros instante que windows liga e depois para.

 

MINHAS DUVIDAS

O porque de todos os drivers que instalo, sempre aparecer a mensagem de erro e não ter serventia de nada? Tenho a impressão de que necessito desse outro software "dell touchpad" para operar também. Em configurações do computador -> computador e dispositivos -> mouse e touchpad -> só há configurações do mouse, nada do touchpad, coisa que deveria, como o habilitar/desabilitar, algumas configurações, por isso que suspeito que algum arquivo se corrempou, pois não há mais nada de configuração de touchpad disponível

 

CONSIDERAÇÕES

Note não é novo, tem uns 4~5 anos já, mas acredito que o problema não seja físico, pois estava operando, mesmo ruim, mas estava, o que fez para de vez foi depois de reverter o driver. O Windows fez uma atualização um dia antes de começar apresentar o problema, coisa que acredito não ter sido o problema, mas é possível pois há bastantes relatos de problemas após alguma atualização do windows seja aquelas comuns, como a transição do 8.1 para o 10. Meu note roda Windows 8.1 original, segundo a dell, o Windows 10 é incompatível com meu modelo, pois já apresentou problemas de incompatibilidade de drivers antes e de muitos outros que possuem mesmo note. Técnico da dell aconselhou formatar, caso não resolvesse, o problema seria físico.

Em gerenciadores de dispositivos, a unica coisa que aparece agora em Mouse e outro dispositivos apontadores é o mouse compatível dom HID (que é o mouse de USB). E em propriedades de mouse no painel de controle, aparece a mensagem de erro do driver Sinaptics, e as configurações comum do mouse e o a referente do mouse de USB.

 

Desculpa o texto enorme, mas quis descrever o tudo que fiz e as condições atual. Agradeço desde já a todos!!!

 

Postado

Ae encontrei a solução kkkkkk!! Deixar aqui que irá servir para muitos por ae!

 

Bom, notei que o cabo flat do touchpad estava bem maleável perto do conector (pois é para ser ligeiramente rígida), o que subtendi que as trilhas estivessem rompidas.

 

Com auxílio de um multímetro, fiz teste de continuidade para saber se o cabo estava realmente ligado, CUIDADO: fazer com notebook totalmente desligado! Multímetro para quem não sabe o que é, é um equipamento elétrico que serve para medir diversas grandezas elétricas, efetuar algumas leituras e testes também.

 

E notei que o cabo flat realmente estava rompido internamente, caso tenha suspeita, se ele estiver dobrando facilmente em um determinado ponto, ou machucado, provavelmente estará danificado, pois o restante de seu corpo estará mais rígido.

O cabo flat do meu touchpad é semelhante a este: http://notepart.vteximg.com.br/arquivos/ids/204943-1000-1000/cabo-flat-touchpad_fronte.jpg, com 6 regiões de contato.

 

O que fiz para solucionar: já que não tinha outro e na minha cidade isso é bem difícil, corte a parte danificada e raspei a isolação praticamente do mesmo tamanho que era antes, removi a etiqueta azul e colei com cola tekbond! Só ter cuidado para não raspar do lado errado, pois a cabos flats que são inversos, como nessa imagem que mostrei. Eu me enganei e raspei do lado errado, e não funcionou. Cortei novamente e refiz o mesmo procedimento e deu certo, ou seja, touchpad totalmente normal!

Removi o driver que estava instalado, instalei o que a Dell aconselha (Synaptics Touchpad Driver; Versão 17.0.8.0, A00; Data da versão 09 out 2013) e depois utilizei o software DriverPack para buscar uma versão mais recente. Hoje está na versão 19.2.17.52.

 

Só ultimas considerações: quando liguei o touchpad, no "gerenciador de arquivos" surgiu o dispositivo PS/2! E em "Programas e recursos", o driver instalado "Synaptics Pointing Device Driver" passou a ser "Dell Touchpad".

 

Espero que ajude a todos ae, solução provisória até corrigir de forma adequada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!