Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como transferir arquivos de um HD para outro?


Posts recomendados

Eu tenho um HD que começou a travar, dar tela azul com ':(', então vou ter que comprar um de 1tb, mas como posso enviar os arquivos de um HD para outro? Se eu ligar os dois HDs, aí quando ligar o Windows, se eu mover os arquivos para o outro HD, quando eu for instalar o windows 10, ele instala normal? Por que eu sei que quando tem um windows instalado, ele move tudo para a pasta windows.ini, mas quando não tem sistema operacional, instala o windows e os arquivos ficam lá, ou tenho que fazer outro procedimento pra conseguir transferir os arquivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não tem problema ligar o PC com dois sistemas? porque aí vai ter um sistema em cada HD, como o PC iniciar o windows?

adicionado 0 minutos depois

@E. Soares Mas não tem problema ligar o PC com dois sistemas? porque aí vai ter um sistema em cada HD, como o PC iniciar o windows? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HebertCleiton não brother, o único problema é você subir o hd errado, mas você pode selecionar na BIOS qual hd deve subir como prioridade.

Pra te ajudar, coloca o hd novo na porta sata-0 da sua MOBO, o antigo coloca em outra porta tipo sata-2 ... quase sempre as bios respeitam essa prioridade automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...

Essa semana precisei transferir meu HD para outro. 

 

No caso comprei um Seagate Barracuda de 2Tb para migrar meu velho Western Digital de 1Tb. 

 

 

No meu caso, eu não posso nem sequer pensar em reinstalar todos programas que tenho aqui. 

 

Primeiro pelo imenso trabalho que seria, tenho muita coisa instalada.

E para alguns programas o fornecedor não faz mais a validação da licença pois são versões até antigas, porém que para mim funcionam sem problema e não quero comprar atualizações de algo sem ter necessidade. 

Isso inclui Photoshop, CorelDraw, o próprio Windows, etc. 

 

A sugestão mais observei é o Easus que tem uma função clone. Acontece que essa opção não existe mais na versão Free do programa. 

 

O antigo HDClone supostamente faria o mesmo, mas ele não instala se você não aceitar outros programas que vem com ele, e nesse caso vira Adware coisa sempre necessária de se evitar. 

 

Mas até por falha minha, eu simplesmente não pensei que a própria Seagate tenha um programa para isso e nem aparece sem pesquisar muito no Google. 

 

Santa falta de astúcia Batman! Verifique o fornecedor do seu HD pois provavelmente eles terão o mesmo programa na sua área de suporte e downloads!

 

No caso é o DiscWizard, disponível gratuitamente na área de suporte da Seagate. Este programa tem várias outras funções muito úteis.

 

Este programa é na verdade da empresa  https://www.acronis.com e tem umas coisas esquisitas ao instalar, mas com um pouco de paciência se resolve. 

 

Basicamente esse programa da Acronis, é feito para muitos outros fabricantes de HDs. 

 

Só que tem uns bugs de instalação. Primeiro porque é um download de cerca de 500Mb. Chamou a atenção pelo tamanho mas Ok. 

Depois de uma longa e demorada instalação parou, porém o Windows mostrava ao apertar Alt-Tab que havia uma janela aberta esperando resposta, porém não aparecia de jeito nenhum. Precisei cancelar, carregar o instalador de novo e aí usar a opção Reparar

 

Só então aparece uma tela pedindo login na Acronis. Ok, fiz cadastro, nada de especial e o programa foi liberado. 

 

A partir daqui sugiro enfaticamente que vocês abram o Monitor de Recursos do Windows para observar os acessos aos discos, a coisa fica interessante agora. 

 

O programa tem uma opção de clonar o HD para outro, selecionando quais partições clonar e também redimensionando as partições, seria o ideal no meu caso. Por algum motivo isso simplesmente não funciona. Cliquei e não fez nada e também nada registrado no monitor de recursos. 

 

Decidi pela clonagem direta então e depois eu vou redimensionar as partições a mão. 

 

Agora a parte interessante e muito demorada. 

 

O assistente do programa a cada etapa pergunta o que se quer fazer e é só observar o Monitor de Recursos para ver que ele lê todo HD de novo a cada vez que se clica uma opção. 

 

Isso por si só vai demorar muito dependendo do quanto de dados seu HD tenha. 

 

E é por isso que sugeri ter o Monitor de Recursos aberto senão a pessoa vai achar que o programa travou, mas não, apenas não é muito inteligente. 

 

Obviamente você deve fechar quaisquer outros programas abertos antes de fazer isso. 

 

Finalmente, depois de sei lá quanto tempo, demorou muito mesmo, cheguei na tela de "Executar" e só então ele apresentou uma mensagem de que estava bloqueando o disco C para fazer a clonagem. 

No meu caso, clonar um HD de 1TB com cerca de 70% ocupado para o novo de de 2TB demorou cerca de 3 horas. 

 

Após isso, é necessário desligar a máquina, desconectar o antigo HD, fazer o boot e verificar a sequencia de setup Bios para ter certeza de que assumiu o novo HD. 

 

Algo básico mas percebi que a minha Bios continuava buscando o antigo mesmo que eu mudasse a sequencia de inicialização. 

 

Então desconecte o velho HD, faça um boot limpo, o Windows vai primeiro entrar em modo de Segurança pois a clonagem foi feita com o sistema ativo, então é o mesmo que ter uma queda de luz. Faça seu Chkdsk por precaução. 

 

 

Se o seu caso for o mesmo que o meu, de manter também o velho HD para backup, você precisa entrar no Painel de Controle, Ferramentas do Sistema, Gerenciamento do Computador, Discos e ativar o HD antigo novamente, que receberá novas letras de unidade. 

 

Nota importante: Algumas licenças de software como a do Ms-Office também são associadas ao HD, e terão que ser reativadas. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...