Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no FX 8320 com AirCooler


Posts recomendados

@Leonado Lemes

18 horas atrás, Leonado Lemes disse:

E aí galera!
Estou querendo fazer um overclock no FX8320 para aliviar o gargalo na minha GTX 970. Queria saber até quantos GHZ eu consigo com o Cooler Master Hyper T4 em push n pull?

Fonte EVGA 600W 80Plus

placa-mãe Gigabyte GA-970A-DS3P

 

 

bom tudo e um teste, primeiro sera sua placa-mãe, por mais q ela seja um chipset 970 (boa pra os fx's) mas ela e uma placa de 4+1 fases, isso ira limitar um alto over neste seu fx8320 ate por q deve ser o modelo de 125w certo?? mas creio q ate uns 4,2-4,4 com boa temperatura nos mosfets você deve conseguir,tente o maximo manter as temperaturas dos mosfets baixa pois ajuda na estabilizaçao do over no cpu, pois o seu T4 segura esse FX ,outro fator sera seu proprio processador possa ser bom de over ou ruim de over , lembro q meu primeiro fx8320 eu fazia nele 4,6 tensão 1,40 com uma asus m5a990fx-pro, hoje uso um fx8300 com over de 4,55 a 1,42 numa gigabyte 990x g1 gaming -sli; olha a diferençao de um processador para o outro um era 125w e o outro de 95w.

 

outra coisa q deixo como dica fica de olho na variaçao de tensão, mesmo q você use o load calibration, algo q aconteceu com as placas da gigabyte desde as primeiras revisoes dela q foi uma febre no começo as 990UD3, q so falavam q era a melhor e tal e tal, bem pra se resumir com passar do tempo q pelo menos para as placas da AMD (intel nao sei), chipset 970 e 990, nao importa o modelo em si ,o chip q controla as fases sao analogicos e as fases sao controladores de duas vias ou seja por exemplo se mostra la q a placa e de 8+2 fases na verdade ela e 4+1 em duas vias , e por ai vai vi algum tempo isso em alguns sites gringos q criou muita repercuçao uns tempos atras so q acabou ficando no esquecimento e por incrivel q pareça a gigabyte ainda tem usados esses mesmo chips em placas da atualidade como por exemplo minha placa-mãe foi lançada em 2016 e usa este chip e este controlador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, danielxeon2017 disse:

@Leonado Lemes

 

 

bom tudo e um teste, primeiro sera sua placa-mãe, por mais q ela seja um chipset 970 (boa pra os fx's) mas ela e uma placa de 4+1 fases, isso ira limitar um alto over neste seu fx8320 ate por q deve ser o modelo de 125w certo?? mas creio q ate uns 4,2-4,4 com boa temperatura nos mosfets você deve conseguir,tente o maximo manter as temperaturas dos mosfets baixa pois ajuda na estabilizaçao do over no cpu, pois o seu T4 segura esse FX ,outro fator sera seu proprio processador possa ser bom de over ou ruim de over , lembro q meu primeiro fx8320 eu fazia nele 4,6 tensão 1,40 com uma asus m5a990fx-pro, hoje uso um fx8300 com over de 4,55 a 1,42 numa gigabyte 990x g1 gaming -sli; olha a diferençao de um processador para o outro um era 125w e o outro de 95w.

 

outra coisa q deixo como dica fica de olho na variaçao de tensão, mesmo q você use o load calibration, algo q aconteceu com as placas da gigabyte desde as primeiras revisoes dela q foi uma febre no começo as 990UD3, q so falavam q era a melhor e tal e tal, bem pra se resumir com passar do tempo q pelo menos para as placas da AMD (intel nao sei), chipset 970 e 990, nao importa o modelo em si ,o chip q controla as fases sao analogicos e as fases sao controladores de duas vias ou seja por exemplo se mostra la q a placa e de 8+2 fases na verdade ela e 4+1 em duas vias , e por ai vai vi algum tempo isso em alguns sites gringos q criou muita repercuçao uns tempos atras so q acabou ficando no esquecimento e por incrivel q pareça a gigabyte ainda tem usados esses mesmo chips em placas da atualidade como por exemplo minha placa-mãe foi lançada em 2016 e usa este chip e este controlador.

então você acha que a 4.4ghz eu coloco quanto de vcore? Sorry, não entendo muito de overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonado Lemes disse:

então você acha que a 4.4ghz eu coloco quanto de vcore? Sorry, não entendo muito de overclock

então primeiro passo q eu ficaria de olho nao nego e nas temperaturas do seu mosfets, seu t4 segura de boa ate um certo clock seu fx, tenta começar ele com 1,40v pra 4,4ghz, e testa pra ver usa um cinebach ou aida64 ou um 3dmark fire pra teste e ver se passa, use o hwinfo64 pra monitorar as variaçoes de vcore se ira acontecer, e se foi muito se você ver q alterou muito ativa o load calibration (nao sei como e o sistema da sua), mas lembra q te falei este load calibration da gigabyte pra esses chipsets nao e estão eficiente, se nao houver erro nesses testes fique com o pc por um tempo em idlle ,(pois por incrivel q pareça os fx's em over da mais erro com sistema ocioso do q em carga),se você tiver certeza q ele estabilizou com a primeira tensão e com o primeiro clock, ai vai la na bios novamente, e reduza mais um pouco o vcore, refaça todo procedimento , e faz isso ate você achar o erro tela azul ou travamento ou reeniciaçao de sistema, achou o erro volta para a ultima configuração valida q você tinha testado;

agora outra coisa se porventura você precisar botar mais q 1,42v pra 4,4ghz, então e melhor você diminuir o clock 4,3 - 4,2 , pois e melhor você ter esses clocks com essa, do q você estrangular o vcore, pois como falei nao so depende do vcore usado mas o prorio mosfets esquentam e ate mesmo a ponte norte tambem esquentam  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!