Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí galera!
Estou querendo fazer um overclock no FX8320 para aliviar o gargalo na minha GTX 970. Queria saber até quantos GHZ eu consigo com o Cooler Master Hyper T4 em push n pull?

Fonte EVGA 600W 80Plus

placa-mãe Gigabyte GA-970A-DS3P

Postado

@Leonado Lemes

18 horas atrás, Leonado Lemes disse:

E aí galera!
Estou querendo fazer um overclock no FX8320 para aliviar o gargalo na minha GTX 970. Queria saber até quantos GHZ eu consigo com o Cooler Master Hyper T4 em push n pull?

Fonte EVGA 600W 80Plus

placa-mãe Gigabyte GA-970A-DS3P

bom tudo e um teste, primeiro sera sua placa-mãe, por mais q ela seja um chipset 970 (boa pra os fx's) mas ela e uma placa de 4+1 fases, isso ira limitar um alto over neste seu fx8320 ate por q deve ser o modelo de 125w certo?? mas creio q ate uns 4,2-4,4 com boa temperatura nos mosfets você deve conseguir,tente o maximo manter as temperaturas dos mosfets baixa pois ajuda na estabilizaçao do over no cpu, pois o seu T4 segura esse FX ,outro fator sera seu proprio processador possa ser bom de over ou ruim de over , lembro q meu primeiro fx8320 eu fazia nele 4,6 tensão 1,40 com uma asus m5a990fx-pro, hoje uso um fx8300 com over de 4,55 a 1,42 numa gigabyte 990x g1 gaming -sli; olha a diferençao de um processador para o outro um era 125w e o outro de 95w.

outra coisa q deixo como dica fica de olho na variaçao de tensão, mesmo q você use o load calibration, algo q aconteceu com as placas da gigabyte desde as primeiras revisoes dela q foi uma febre no começo as 990UD3, q so falavam q era a melhor e tal e tal, bem pra se resumir com passar do tempo q pelo menos para as placas da AMD (intel nao sei), chipset 970 e 990, nao importa o modelo em si ,o chip q controla as fases sao analogicos e as fases sao controladores de duas vias ou seja por exemplo se mostra la q a placa e de 8+2 fases na verdade ela e 4+1 em duas vias , e por ai vai vi algum tempo isso em alguns sites gringos q criou muita repercuçao uns tempos atras so q acabou ficando no esquecimento e por incrivel q pareça a gigabyte ainda tem usados esses mesmo chips em placas da atualidade como por exemplo minha placa-mãe foi lançada em 2016 e usa este chip e este controlador.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, danielxeon2017 disse:

@Leonado Lemes

bom tudo e um teste, primeiro sera sua placa-mãe, por mais q ela seja um chipset 970 (boa pra os fx's) mas ela e uma placa de 4+1 fases, isso ira limitar um alto over neste seu fx8320 ate por q deve ser o modelo de 125w certo?? mas creio q ate uns 4,2-4,4 com boa temperatura nos mosfets você deve conseguir,tente o maximo manter as temperaturas dos mosfets baixa pois ajuda na estabilizaçao do over no cpu, pois o seu T4 segura esse FX ,outro fator sera seu proprio processador possa ser bom de over ou ruim de over , lembro q meu primeiro fx8320 eu fazia nele 4,6 tensão 1,40 com uma asus m5a990fx-pro, hoje uso um fx8300 com over de 4,55 a 1,42 numa gigabyte 990x g1 gaming -sli; olha a diferençao de um processador para o outro um era 125w e o outro de 95w.

outra coisa q deixo como dica fica de olho na variaçao de tensão, mesmo q você use o load calibration, algo q aconteceu com as placas da gigabyte desde as primeiras revisoes dela q foi uma febre no começo as 990UD3, q so falavam q era a melhor e tal e tal, bem pra se resumir com passar do tempo q pelo menos para as placas da AMD (intel nao sei), chipset 970 e 990, nao importa o modelo em si ,o chip q controla as fases sao analogicos e as fases sao controladores de duas vias ou seja por exemplo se mostra la q a placa e de 8+2 fases na verdade ela e 4+1 em duas vias , e por ai vai vi algum tempo isso em alguns sites gringos q criou muita repercuçao uns tempos atras so q acabou ficando no esquecimento e por incrivel q pareça a gigabyte ainda tem usados esses mesmo chips em placas da atualidade como por exemplo minha placa-mãe foi lançada em 2016 e usa este chip e este controlador.

então você acha que a 4.4ghz eu coloco quanto de vcore? Sorry, não entendo muito de overclock

Postado
1 minuto atrás, Leonado Lemes disse:

então você acha que a 4.4ghz eu coloco quanto de vcore? Sorry, não entendo muito de overclock

então primeiro passo q eu ficaria de olho nao nego e nas temperaturas do seu mosfets, seu t4 segura de boa ate um certo clock seu fx, tenta começar ele com 1,40v pra 4,4ghz, e testa pra ver usa um cinebach ou aida64 ou um 3dmark fire pra teste e ver se passa, use o hwinfo64 pra monitorar as variaçoes de vcore se ira acontecer, e se foi muito se você ver q alterou muito ativa o load calibration (nao sei como e o sistema da sua), mas lembra q te falei este load calibration da gigabyte pra esses chipsets nao e estão eficiente, se nao houver erro nesses testes fique com o pc por um tempo em idlle ,(pois por incrivel q pareça os fx's em over da mais erro com sistema ocioso do q em carga),se você tiver certeza q ele estabilizou com a primeira tensão e com o primeiro clock, ai vai la na bios novamente, e reduza mais um pouco o vcore, refaça todo procedimento , e faz isso ate você achar o erro tela azul ou travamento ou reeniciaçao de sistema, achou o erro volta para a ultima configuração valida q você tinha testado;

agora outra coisa se porventura você precisar botar mais q 1,42v pra 4,4ghz, então e melhor você diminuir o clock 4,3 - 4,2 , pois e melhor você ter esses clocks com essa, do q você estrangular o vcore, pois como falei nao so depende do vcore usado mas o prorio mosfets esquentam e ate mesmo a ponte norte tambem esquentam  

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!