Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera do CdH!! Este é meu primeiro post, não costume pedir ajuda, normalmente fico quebrando a cabeça sozinho, mas dessa vez realmente não consegui.

Tenho enfrentado um problema que não consegui identificar a origem, todos os jogos (Trine 3, HOB, NFS 2015, NIER) que reproduzo se mantem a 60fps (Vsync sempre ligado) na maior parte do tempo, mas tem quedas bruscas de taxa em momentos aleatórios, chegando algumas vezes a 30fps e sobe para o valor anterior em 2 ou 3 segundos.

Não consegui identificar a origem disso acontecer, o uso de GPU e CPU em nenhum momento chega a 50% em nenhum dos jogos (monitoro com MWmonitor e o Rivatunner), e as temperaturas chegam no máximo a 50ºC-GPU e 45ºC-CPU.

Estou pesquisando sobre isso a meses, procedimentos que já fiz:
- Atualizar driver e BIOS
- Testes para verificar a integridades dos componentes (HDs, Memorias, Fonte, CPU e GPU)
- Desativei serviços do windows que não utilizo (inicialização seletiva)
- Usei tanto configurações do painel da Nvidia como também dos próprios aplicativos 3D
- Entre outros

São jogos com engines bem diferentes para dar o mesmo problema, o uso de CPU e GPU nunca tem picos, sempre se mantes abaixo dos 50%

Vi diversos casos em que ou era a o GPU travando a CPU ou vice-versa, mas nunca os dois com uso baixo, no meu caso tem uma terceira coisa prejudicando os dois.

Fiz diversos testes , com OC nos dois, em cada um deles, sem OC nos dois, com turbocore desativado, entre outros, todos os resultados foram praticamente iguais, tirando quando desativei o turbocore que foi a unica situação que o uso do CPU chegou a 58%, mas o problema das quedas abruptas de fps continuaram como antes.
Tentei alterar as configurações gráficas dos games, entre Very low e ultra, e ainda assim os mesmos travamentos, acontecendo somente com um intervalo pouquíssimo menor.

Ainda não tentei outro sistema, a principio a intenção é tentar resolver o problema no windows 10, pois só tenho licença para o uso dele, e é meu computador de uso cotidiano.
Alterar o sistema ainda vai ficar como uma das ultimas alternativas.

Não faço ideia, alguém consegue me ajudar?? Seguem Specs:

Windows 10 Pro x64
Monitor LG LED 24 M2450D
FX-8150 Black Edition
WaterCooler Corsair H60
Nvidia MSI GTX 1060 6GB
8GB RAM Kingston 1333Mhz
SSD Kingston 128GB
HD 2TB Seagate
ASUS M5A88V - EVO
Fonte Zalman 750w Modular

Postado

Se os dois estão com uso baixo (o que é normal com o Vsync habilitado) está tudo dentro dos conformes... muitos jogos meus fica na faixa de uso inferior a 50% de CPU e GPU (inclusive Forza Motorsports 7, por exemplo).. Mesmo sua CPU sendo fraca, usando o Vsync não está causando gargalo.. Gargalo ocorre quando a CPU está em 100% impendido a GPU de obter uma performance melhor

O que pode estar acontecendo que você pode ter processos de mais na memoria e o windows está fazendo paginação.. e nessas horas causa uma a queda de frames... 

Postado

@bngomes, obrigado por responder!!

Sempre fiquei com duvidas sobre minha quantidade de memoria nessa situação.

Considerando que somente meu sistema já pede 2GB de RAM e os meus jogos pedem entre 4GB e 8GB, acredito que seja mesmo como disse, o windows fica muito dependente de arquivos de paginação pra tentar liberar RAM.

O que me sugere fazer?? Em um futuro não tão próximo trocarei placa-mãe, memorias e processador, mas a principio isso não é uma opção, tem algo que posso fazer além de adicionar mais memoria??

Postado

@bngomes Boa noite!!

O que você me falou de paginação fez sentido pra mim, então fui fazer um monitoramento com o RivaTunner de novo com isso em mente pra tentar identificar alguma coisa a mais.

Estou anexando aqui o print do monitoramento. Marquei um pontilhado em cima de uma das quedas de quadro pra seguir as oscilações.

Ai vi que a queda de desempenho da GPU afeta o Framebuffer e consequentemente causa a queda de quadros, mas reparando no arquivo de paginação, eu vi que ele sequer oscilou. Então voltei a ficar confuso.

Entendo que o Vsync force o processamento pra um limite bem mais baixo, mas o Vsync faz com que a placa de video processe a imagem na mesma frequencia de atualização do monitor, mas ele é 60hz, não faz sentido pra mim ent ficar caindo.

O monitor é 60hz

RAM estavel

Paginação estavel

Queda subita de uso da GPU

Queda de quadros

Aumento do uso da CPU, mas se mantendo a maior parte do tempo abaixo de 40%

Temperatura ok

Pelos prints, o que acha??

1.jpg

2.jpg

Postado

Os prints não mostram o uso da HD nos momentos das quedas... a paginação pode ser uma das causas, mas qualquer uso acima do normal da HD também pode causar isso (Antivirus, programas de Banco e etc)...

Postado

Pessoal podem ir me chamando a atenção se eu passar informações inuteis, vocês sem duvida conhecem mais do que eu, então só dizer o que precisam

@bngomes Fiz um monitoramento do SSD enquanto jogava e as quedas aconteciam, além de ter feito outros testes por fora para verificar a saúde do HD.

@RS FariaTirei também um print da tela de monitoramento do CPU no AOD enquanto jogava e as quedas aconteciam.

Esses prints já ajudam??

4.jpg

5.jpg

2.jpg

1.jpg

3.jpg

Postado

@TheCortines Que coincidência infeliz rsrs, esse problema me tira a paz. Não tentei, só tenho esse SSD, outro que eu tenho é um HD que ja esta apresentando alguns problemas, então o resultado seria pior.

Estou perdido sobre onde procurar agora, não sei como identificar se o HD é o causador, o uso dele me parece normal.

Postado
8 horas atrás, Fewryus disse:

@TheCortines Que coincidência infeliz rsrs, esse problema me tira a paz. Não tentei, só tenho esse SSD, outro que eu tenho é um HD que ja esta apresentando alguns problemas, então o resultado seria pior.

Estou perdido sobre onde procurar agora, não sei como identificar se o HD é o causador, o uso dele me parece normal.

Você tem outro processador fx para testar? Pode ser o mesmo modelo ou não kkkk, porque aqui no meu caso td está indicando que é o processador, pois sem OC fica tento as travadas direito, ai coloquei o OC ai amenizou (as travadas são menos intensas) mas n parou.

Postado

Eu estava dando uma olhada em outro post, e o cara tinha uma 1060 3GB, e o mesmo AMD. O problema era o AMD, pelo que andei vendo o processador não segura essa placa, posso estar errado com certeza, mas seria um bom teste: Outra placa-mãe e outro processador, ou só outro processador, não sei.

Postado
7 horas atrás, AlexandreKG disse:

Eu estava dando uma olhada em outro post, e o cara tinha uma 1060 3GB, e o mesmo AMD. O problema era o AMD, pelo que andei vendo o processador não segura essa placa, posso estar errado com certeza, mas seria um bom teste: Outra placa-mãe e outro processador, ou só outro processador, não sei.

Também estou reparando em varios posts com esse tipo de problemas mais com os FXs. Tenho varios colegas e amigos e todos me dizem para mudar para Intel mesmo que para 4ª geração kkkkkkk quem sabe né? Eu n to podendo gastar mt no momento acredito que seria uma boa, @Fewryus tenta pegar com alguem algum intel que seja equivalente ao seu processador ou perto dele.

Postado

Em dezembro, eu irei adquirir meu kit novo, vai ser um r5 1600 com uma 1060 3gb, aí se não conseguirem alguma solução, eu volto aqui, e posto o que achei do desempenho da minha config. 

Postado

Cara eu to testando o 6300 da minha namorada no meu PC e ta dando o mesmo problema, ela ta usando o meu 8320E e falou para mim que está tudo normal, to sem ideia do que pode ser, to achando que é o SSD, pois não tem mais nada para ser.

• 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!