Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,quero comprar uma fonte com pfc ativo e selo 80 plus.Estou quase decidido pela corsair 650w cx,porém uma duvida me assombra,Pesquisando eu vejo essa fonte com embalagens diferentes no mercado,segui imagens abaixo...

fonte-de-alimentacao-corsair-cx-series-600w-80-plus-cp-9020048-ww-imagem-03.jpg

images.jpg

• Coordenador
Postado

@Kashd A linha com rótulo cinza tem projeto muito mais moderno, é a produzida atualmente. As fontes com rótulo verde já saíram de linha.

E você muito provavelmente não precisa de 600W. Qual é a configuração da máquina?

Postado
1 minuto atrás, Foxwalt disse:

E você muito provavelmente não precisa de 600W. Qual é a configuração da máquina?

Realmente minha configuração atual,não demanda uma fonte de 650w.Atualmente tenho um processador G2030,placa-mãe Gigabyte Gigabyte GA-H61M-S1 ,HD de 80G e memoria de 4g,sem placa de vídeo,porém pretendo fazer umas melhorias.Junto com a fonte pretendo comprar um HD de 1t da WD,e na sequencia uma Gigabyte GeForce GTX 1050 Ti D5 4G Placa gráfica,e depois trocar o kit...

• Coordenador
Postado

@Kashd Para a GTX 1050Ti o ideal é uma fonte perto de 400W. Comprar uma de 650W é algo completamente sem utilidade, além de encaixar de forma bem pior na curva de eficiência.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Foxwalt disse:

além de encaixar de forma bem pior na curva de eficiência.

Não entnedi..

• Coordenador
Postado

@Kashd Eficiência é a quantidade de energia fornecida comparada com a quantidade de energia demandada. Quanto mais eficiente é uma fonte, menos energia é desperdiçada na forma de calor. Isso significa que você paga menos na conta de luz e a fonte esquenta menos.

Exemplo: se uma fonte de 600W estiver fornecendo toda a potência que consegue (600W) com eficiência de 80%, ela estará puxando da tomada 600/0,8 = 750W. Se essa eficiência fosse 90% a 600W, ela estaria puxando 600/0,90 = 667W.

Contudo, a eficiência não é uma constante. É uma variável que depende da porcentagem de carga da fonte de alimentação. A eficiência fica pior quando a fonte é pouco demandada ou muito demandada, e apresenta um pico máximo perto dos 50% de uso da potência total. Veja um exemplo:

750W-efficiency.jpg

Figura 1: Curva de eficiência típica em fontes de alimentação.

Observe que a eficiência é máxima perto de 50%.

E como você dimensiona uma fonte corretamente, para que a economia de energia seja máxima e o calor gerado em relação à entrega de energia seja menor? Simples: você estima o consumo típico de seu computador (o típico, mais comum, e não o máximo, que é o que as pessoas geralmente pegam e fazem errado) e procura uma fonte com o dobro de potência desse consumo típico.

Ou seja, se você coloca uma fonte de potência muito exagerada em um computador que não chega nem perto dos 50% de carga em consumo típico, vai estar:

1) Pagando a mais em uma fonte mais cara por potência que nunca será usada. Ou seja, jogar dinheiro fora;

2) Colocando a operação da fonte em um ponto menos eficiente da curva, que significa maior consumo de energia elétrica e mais calor liberado em relação ao consumo. Ou seja, jogar dinheiro fora de novo.

Para depender de uma fonte de 650W e ela encaixar direito na curva de eficiência, você precisaria de uma configuração beeeeeeem brutal.

• Curtir 3
Postado

Entendi...então você me garante que uma 400w, segura uma GeForce GTX 1050 Ti,lembrando que também pretendo troca processador e memoria, por um i5 e 8g ou mias de memoria.

Postado
1 hora atrás, Kashd disse:

Entendi...então você me garante que uma 400w, segura uma GeForce GTX 1050 Ti,lembrando que também pretendo troca processador e memoria, por um i5 e 8g ou mias de memoria.

sim, eu pegaria a cx430/cx450, é mais do que suficiente

Postado
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, eu pegaria a cx430/cx450, é mais do que suficiente

Pois é to caçando aqui no mercado livre,porém nunca comprai antes pela internet...

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, Kashd disse:

Uma CX 450 suporta duas dessa máquina.

adicionado 0 minutos depois

E ainda sobra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!