Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, 

estou desenvolvendo um jogo de Batalha Naval, quando executo o programa apenas uma vez o computador pede a linha e a coluna, em seguida fica mostrando várias mensagens de erro em seguida, alguém sabe no que deu errado? 

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
#include <locale.h>

struct almirante //Perfil e dados dos jogadores
{
    char nome[100];
    int placar;
};

void batalha_naval ()
{
    char campo[14][14];

    int cont, sub_cont, hidro_cont, porta_cont, des_cont;
    int l, c;
    int vida = 14;
    struct almirante jogador;

    char inimigo[14][14] =
    {
        {0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {4, 4, 4, 0, 0, 0, 2, 3, 2, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 4, 4, 4, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 2, 0},
        {0, 3, 3, 3, 3, 0, 2, 0, 2, 0, 0, 1, 0, 2}
    };

        for(l = 1; l < 14; l = l + 1)
        {
            for(c = 1; c < 14; c = c + 1)
            {
                campo[l][c] = '.';
                printf(" |%c|" , campo[l][c]);
            }
            printf("\n");
        }

        printf("Informe a linha: ");
        scanf("%i", &l);
        printf("Informe a coluna: ");
        scanf("%i", &c);
        printf("\n");

        while (vida != 0)
        {

           if(inimigo[l][c] == 0)
           {
               campo[l][c] == '*';
               puts("Errou");
           }

            if(inimigo[l][c] == 1)
            {
                campo[l][c] = 'S';
                puts("Submarino destruído");
                vida = vida - 1;
            }

            if(inimigo[l][c] == 2)
            {
                campo[l][c] = 'H';
                hidro_cont = hidro_cont + 1;
                if(hidro_cont == 3)
                {
                    puts("Hidro-Avião destruído");
                    hidro_cont = 0;
                    vida = vida - 1;
                }
            }

            if(inimigo[l][c] == 3)
            {
                campo[l][c] = 'P';
                porta_cont = porta_cont + 1;
                if(porta_cont == 4)
                {
                    puts("Porta-aviões destruído");
                    porta_cont = 0;
                    vida = vida - 1;
                }
            }

            if(inimigo[l][c] == 4)
            {
                campo[l][c] = 'D';
                des_cont = des_cont + 1;
                if(des_cont == 3)
                {
                    puts("Destroyers destruído");
                    des_cont = 0;
                    vida = vida - 1;
                }
            }
            jogador.placar = jogador.placar + 1;
            puts("Fim de jogo");
            printf("Placar: %i", jogador.placar);
        }



}

main ()
{
    setlocale(LC_ALL,"portuguese");

    batalha_naval ();
    getch();
    return 0;
}

 

  • Curtir 1
Postado

Bom dia, ele pede uma vez, pois a requisição não é feita dentro do while:

 

while (vida != 0) {
    printf("Informe a linha: ");
    scanf("%i", &l);
    printf("Informe a coluna: ");
    scanf("%i", &c);
    printf("\n");
    ...
}

 

Você trocou '=' por '==', aqui:

//errado
campo[l][c] == '*';
//certo
campo[l][c] = '*';

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Olá novamente, 

percebi um erro lógico no meu código, quando digito em uma mesma posição onde o setor está 

localizado, a vida é subtraída mesmo assim. Eu já tentei fazer isso. 

 

if(inimigo[l][c] == 1)
        {
            for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
            {
                for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                {
                    if(l == l1 && c == c1)
                    {
                        campo[l][c] = 'S';
                        vida = vida - 1;

                    }
					if(campo[l][c] == 'S')
					{
						vida = vida - 0;
					}
                    printf(" \t%c" , campo[l][c]);
                }
                printf("\n");
            }
            puts("Submarino destruído");
        }

E mesmo assim a vida é subtraída. Tentei colocar ela em diferentes posições e mesmo assim não funciona, o que estou fazendo de errado?  

  • Curtir 1
Postado

Usei mais por formalidade mesmo, o que não entendo é porque a condição não está funcionando. Isso que, quando uso uma mesma coordenada que já foi descoberta, a vida ainda é subtraída. Pensei que usando essa condição resolveria o problema, mas não adiantou.  

Postado

Oh,  perdão!

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
#include <locale.h>

struct almirante //Perfil e dados dos jogadores
{
    char nome[100];
    int placar;
};

void batalha_naval () //Jogo
{

    char campo[14][14]; //Campo
    int hidro_cont, porta_cont, des_cont;
    int l, c;
    int c1 = 0, l1 = 0;
    int vida = 36;
    struct almirante jogador;

    jogador.placar = 0; //Placar
    hidro_cont = 0;
    porta_cont = 0;
    des_cont = 0;

    char inimigo[14][14] =
    {
        //Arena do jogo
        {0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {4, 4, 4, 0, 0, 0, 2, 3, 2, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 3, 0, 0, 4, 4, 4, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 2, 0},
        {0, 3, 3, 3, 3, 3, 2, 0, 2, 0, 0, 1, 0, 2}
    };

    //Desenha a arena
    for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
    {
        for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
        {
            campo[l][c] = '~';
            printf(" \t%c" , campo[l][c]);
        }
        printf("\n");
    }

    //Condição para continuar jogando
    while (vida != 0)
    {
        printf("Vida: %i\n", vida);
        printf("Informe a linha: ");
        scanf("%i", &l);
        printf("Informe a coluna: ");
        scanf("%i", &c);
        printf("\n");
        c1 = c;
        l1 = l;

        if(inimigo[l][c] == 0)
        {

            for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
            {
                for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                {
                    if(l == l1 && c == c1)
                    {
                        campo[l][c] = '*';
                    }
                    printf(" \t%c" , campo[l][c]);
                }
                printf("\n");
            }
            puts("Errou");
        }

        if(inimigo[l][c] == 1)
        {
            for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
            {
                for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                {
                    if(l == l1 && c == c1)
                    {
                        campo[l][c] = 'S';
                        vida = vida - 1;
                    }
                    printf(" \t%c" , campo[l][c]);
                    
                    if(campo[l][c] == 'S')
                    {
                    	vida = vida - 0;
					}
                }
                printf("\n");
            }
            puts("Submarino destruído");
        }

        if(inimigo[l][c] == 2)
        {
            for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
            {
                for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                {
                    if(l == l1 && c == c1)
                    {
                        campo[l][c] = 'H';
                        vida = vida - 1;
                        hidro_cont = hidro_cont + 1;
                        if(hidro_cont == 3)
                        {
                            hidro_cont = 0;

                        }
                    }
                    printf(" \t%c", campo[l][c]);
                }
                printf("\n");
            }
            puts("Hidro-Avião destruído");

        }

        if(inimigo[l][c] == 3)
        {
            for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
            {
                for (c = 0; c < 14; c = c + 1)
                {
                    if(l == l1 && c == c1)
                    {
                        campo[l][c] = 'P';
                        vida = vida - 1;
                        porta_cont = porta_cont + 1;
                        if(porta_cont == 4)
                        {

                            porta_cont = 0;
                        }

                    }

                    printf(" \t%c", campo[l][c]);
                }
                printf("\n");
            }
            puts("Porta-aviões destruído");

        }


        if(inimigo[l][c] == 4)
        {
            for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
            {
                for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                {
                    if(l == l1 && c == c1)
                    {
                        campo[l][c] = 'D';

                        vida = vida - 1;
                        if(l == c)
                        {
                            des_cont = des_cont + 1;
                            if(des_cont == 3)
                            {

                            }
                        }

                    }
                    printf(" \t%c", campo[l][c]);
                }
                printf("\n");
            }
            puts("Destroyer destruído");

        }
        if(vida == 0)
        {
            system("cls");
            puts("FIM DO JOGO");
            jogador.placar = jogador.placar + 1;
            printf("Placar: %i", jogador.placar);
        }

    }
}

main ()
{
    setlocale(LC_ALL,"portuguese");

    batalha_naval ();
    getch();
    return 0;
}

Eu só coloquei a condição quando um submarino é atingido, para testar se funcionasse. Todas os números "1" na matriz representam um submarino. Quando eu digito 0 e 1 (coordenadas) para atingir um submarino e digito novamente, a vida é extraída do mesmo jeito. 

Postado

O problema é que você não está verificando se o local não foi usando, você apenas verifica se existe o submarino e depois diminui a vida. Antes de mudar o campo, verifique se ele já não foi mudado com if, fiz uma versão com switch para simplificar esses for:

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

struct almirante //Perfil e dados dos jogadores
{
    char nome[100];
    int placar;
};

void batalha_naval () //Jogo
{

    char campo[14][14]; //Campo
    int hidro_cont, porta_cont, des_cont;
    int l, c;
    int c1 = 0, l1 = 0;
    int vida = 36;
    struct almirante jogador;

    jogador.placar = 0; //Placar
    hidro_cont = 0;
    porta_cont = 0;
    des_cont = 0;

    char inimigo[14][14] =
    {
        //Arena do jogo
        {0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {4, 4, 4, 0, 0, 0, 2, 3, 2, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 3, 0, 0, 4, 4, 4, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 2, 0},
        {0, 3, 3, 3, 3, 3, 2, 0, 2, 0, 0, 1, 0, 2}
    };

    //Desenha a arena
    for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
    {
        for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
        {
            campo[l][c] = '~';
            printf(" \t%c" , campo[l][c]);
        }
        printf("\n");
    }

    //Condição para continuar jogando
    while (vida != 0)
    {

	//Tentativa
    printf("Vida: %i\n", vida);
    printf("Informe a linha: ");
    scanf("%i", &l);
    printf("Informe a coluna: ");
    scanf("%i", &c);
    printf("\n");

 	if(l < 14 && l >=0 &&
	   c < 14 && c >=0 && campo[l][c] == '~'){
		switch(inimigo[l][c]){
			case 0: campo[l][c] = '*'; 
				  printf("Vazio :S\n");
				  break;

			case 1: campo[l][c] = 'S'; 
				  vida--; 
			  	  printf("Submarino destruido!\n");
				  break;

			case 2: campo[l][c] = 'H'; 
				  vida--; 
				  hidro_cont = (hidro_cont == 3 ? 0 : hidro_cont+1); 
				  printf("Hidro-Aviao destruido!\n");
				  break;

			case 3: campo[l][c] = 'P';
				    vida--;
				    porta_cont = (porta_cont == 4 ? 0 : porta_cont+1);
				    printf("Porta-avioes destruido!\n");
				    break;

			case 4: campo[l][c] = 'D';
                    vida--;
                    des_cont = (des_cont == 3 ? 0 : des_cont+1);
                    printf("Destroyer destruido!\n");
                    break;

			default:
			printf("ErrROU!\n");
		}
	}
    //desenha
    for(l = 0; l < 14; l = l + 1) {
       	for (c = 0; c < 14; c = c + 1){
        	printf(" \t%c", campo[l][c]);
        }
        printf("\n");
    }
        
   	if(vida == 0){
    	system("cls");
        puts("FIM DO JOGO");
        jogador.placar = jogador.placar + 1;
        printf("Placar: %i", jogador.placar);
    }
	}
}

int main ()
{
    setlocale(LC_ALL,"portuguese");

    batalha_naval ();
    system("pause");
    return 0;
}

 

  • Obrigado 1
Postado

De nada, qualquer coisa pode perguntar, esse ? é meio que um if, serve para verificar determinadas condições, e com sua validação podemos obter um valor, quando verdadeiro ou falso, assim:

 

variavel = condicao ? verdadeido : falso;

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!