Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, estou montando uma maquina nova pra mim e surgiu uma recente duvida em relação a conexão entre as placas de vídeo e a motherboard.

A conexão entre as placas é padrão? ou conforme muda o GDDR muda a quantidade de pinos como na RAM?

Meu projeto é uma placa-mãe B150M-C/BR com i7 KL 7700 3,6Ghz e uma Galax Gtx oc 6gb GDDR5, 16gb RAM ddr4 2400mhz

Essa placa-mãe atende esse projeto? se não, alguma sugestão?

E sobre a RAM, é melhor utilizar uma unidade de 16gb ou duas de 8gb?

Postado

@Lucas R. Camara Respondendo sua dúvida, o GDDR é um chip de RAM que é anexado à placa de vídeo, podendo ser 1, 2, 3, 4 ou 5. A placa de vídeo faz interface com a placa-mãe por meio do slot PCI-e, podendo este ser do tipo 1.x, 2.x ou 3.x, sendo que fisicamente são todos iguais, mudando apenas a velocidade de acesso e tendo compatibilidade entre todos os tipos. Pode-se colocar uma VGA PCI-e 3.x numa placa-mãe que tenha slot 2.x e vice versa.

A RAM da placa-mãe pode ser, para citar apenas as em uso ultimamente, do tipo DDR3 e DDR4, sendo que estas não são compatíveis entre si, estando as placas mães DDR3 limitadas a este tipo e, consequentemente, as DDR4 também apenas ao seu próprio tipo. 

A RAM da VGA não tem qualquer ligação com a RAM da placa-mãe. Prova disto é que temos VGAs GDDR5 e não temos placa-mãe DDR5, no máximo DDR4. Se fosse o contrário, quem comprasse VGA GDDR5 teria que deixar ela guardada até o lançamento de placas mãe com DDR5. 

Com relação ao seu setup, eu aconselharia comprar um Ryzen, pois a 7ª geração já foi substituída e você não terá possibilidade de upgrades futuros, ficando limitado ao que tem hoje, e a Ryzen é um plataforma nova com potencial de crescimento, sem falar que você paga mais barato por praticamente o mesmo desempenho, e esquentando menos. 

Postado
12 minutos atrás, Kleber Peters disse:

"Com relação ao seu setup, eu aconselharia comprar um Ryzen, pois a 7ª geração já foi substituída e você não terá possibilidade de upgrades futuros, ficando limitado ao que tem hoje, e a Ryzen é um plataforma nova com potencial de crescimento, sem falar que você paga mais barato por praticamente o mesmo desempenho, e esquentando menos. "

@Kleber Peters Com relação a essa parte poderia me explicar melhor? 

Postado

Claro!

A Kaby Lake (7ª) está em processo de substituição pela Cofee Lake (8ª) que, apesar de usar o mesmo socket (1151), não tem compatibilidade entre as placas. E a substituta da Cofee Lake (9ª) vai usar outro socket, logo, também não terá compatibilidade. Então, você comprando 7ª geração da Intel ficará preso a 7ª geração, não tendo possibilidade de upgrade depois sem precisar trocar placa-mãe. Se comprar 8ª, que também é LGA 1151, ficará preso na 8ª, além de que as placas mãe estão muito caras, acabando como  custo benefício. E se comprar i7, é quase obrigatório um water cooler, pois esquenta muito.

Já a arquitetura Zen da AMD acabou de ser lançada, e a AMD já falou que o Ryzen II será compatível com as placas atuais, logo você poderá, da quatro ou cinco anos, colocar um processador melhor sem precisar trocar de placa-mãe, sem falar que o Ryzen esquenta menos, não sendo necessário nem usar um cooler melhor que o box. 

Sem falar no preço, com o Ryzen você tem desempenho de i5 por preço de i3 e desempenho de i7 por preço pouco acima do i5. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...