Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregar bateria de moto com fonte chaveada, posso ?


Luís Falchi

Posts recomendados

Olá galera, tudo bem ? Então, estou com uma dúvida, eu achei uma bateria aqui, da marca ERBS ( Modelo ETX 9BS ) De 9AH . Enfim, eu quero usa-la para manter o setup do meu radio automotivo e se precisa, ate tocar um pouco ele, porém, ela esta descarregada, e eu tenho aqui em casa uma fonte chaveada de 20A, posso controlar a tensão dela de 9V Até 15V. Então, estou dando uma carga na bateria a 14,3V, isso pode ? Eu não tenho muita noção de quantos volts precisaria para carrega-la e também quantas HORAS são necessarias para dar uma carga com uma fonte que oferece 20A a 14,4V ? Não sei se isso danifica ela, porém eu tenho uma outra fontezinha de FITA LED, que da 12V e 2A. Qual a mais recomendada, me deixem as especificações de como devo carregar, obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Nem uma coisa nem outra coisa.

 

Resumidamente, uma carga em bateria requer pelo menos  1.5V acima da tensão nominal ( no caso uma bateria de 12V tem sua carga plena com 12.5 então somando a isso o carregador tem que fornecer pelo menos 14V )   e no caso da corrente a taxa de absorção da bateria fica  em torno de 10%  da sua capacidade em 1h.

 

Se voce jogar 20 amperes  nessa bateria de 9Ah vai fritar ela rapidinho, inclusive com risco de explosão. Lembre que os 10%  dela ficam em torno de 900 mA  .

 

Claro que existem margens de tolerância então poderia até carregar com 2A  que a outra fonte diz fornecer, mas essa segunda opção provavelmente não consegue  uma tensão de 14V.

 

Creio que seria adequado comprar ( ou fazer ) um carregador nas especificações recomendadas pelo fabricante da bateria.

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na verdade não estou jogando 20 ampers nela, a fonte oferta os 20, pelo que dei uma pesquisada, a bateria vai puxar o tanto necessario da fonte, não é ? A tensão eu regulei em 13.8... E agora são 2 baterias ligadas em paralelo, uma de 9ah e outra de 8ah, dou uma carga lenta a 13.5v nas 2 por mais ou menos 1 a 2 horas devido que as baterias podem puxar bastante corrente, deve-se carregar rapidinho. 

 

Agora, me corrija se eu estiver errado neste quesito da corrente, pois dei uma olhadinha e a fonte não oferece os 20a continuos, apenas vai ofertando ate chegar no limite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Vamos fazer uma comparação simples, pra facilitar.

 

Se você ligar uma  lâmpada automotiva de 12V por 100 Watts ( aquelas de farol ) nessa fonte vai ocorrer o que voce falou, a lampada só vai 'puxar'    os 8 Amperes da fonte e não vai queimar.

 

Se voce ligar uma lampada automotiva tipo pingo, aquelas que iluminam o porta-luvas ou o teto do carro,  ela vai requerer os mesmos 12V e   cerca de 500 mA. A fonte vai acender a lampada e fornecer apenas a corrente  que a lâmpada precisar.

 

Se alguém  lhe disse que com as baterias ocorre a mesma coisa  esse sujeito pode ser um amigo da onça ou no melhor caso ele pode apenas estar desinformado.

 

Então, ilustrando de outra forma : Enxergue uma bateria como uma caixa dágua SEM TAMPA, voce pode encher ela ( dar carga )  usando copinhos de aperitivo ou pode encher usando baldes de 10 litros, ela é burrinha e não sabe controlar o fluxo de corrente .

 

Se voce tentar carregar com uma corrente muito baixa mesmo na tensão correta o processo não concretiza, já se usar uma corrente muito alta voce COM CERTEZA vai danificar a bateria.

 

voce disse que a sua fonte vai oferecendo corrente até chegar ao limite do dispositivo que esteja consumindo energia, isso é VERDADE.

Por isso  que as lampadas de 12V com diferentes consumos de corrente funcionam normalmente , mas como eu disse, a bateria não sabe se comunicar com o fornecedor de carga , eles precisa de um intérprete.

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts , obrigado então ! não sabia desse pequeno macetezinho para a bateria hahaha, tanto é que eu ouvi um borbulhamento em uma das baterias, isso deve ser algo muito, mas muito errado huahuahua, o jeito é eu comprar um carregadorzinho mesmo, o problema é que são bem caros e tem 2a... Enfim, deixa eu perguntar uma outra coisinha para você ??  Se eu botar uma bateria de carro, de 45ah, com aqueles indicadores de se a bateria esta carregada ou não, posso usar essas fontes automotivas chaveadas ? Posso confiar naquele leitor ótico das baterias ? E outra coisinha, as fontes usina, infinity som, que são extremamente caras, elas realmente interrompem a corrente ao carregar a bateria toda ? Pois li em algum lugar que ocorre uma interrupção , mesmo a fonte sendo 150a, ao chegar no limite da bateria, ela identifica e corta para 0.5a e etc...

 

Obrigado pelas respostas, esta me ajudando bastante viu !!

adicionado 4 minutos depois
19 horas atrás, Tito Fisher disse:

E outra coisinha, se eu deixar ela chegar com uma carga baixa, tipo 10v, 9,5v e por nessa minha fonte para carregar em 13.0V e deixar, vamos dizer , uma hora dando carga, posso danificar ? Mesmo sendo um periodo curto de tempo e etc ? Pois ontem vi um vídeo no youtube, que tipo, AH é ampér/hora, ou seja, se eu deixar por uma hora carregando, a fonte vai chegar aos 20A em 1 hora. E as 2 baterias somadas tem 17a, tem algo certo neste vídeo que ví ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!