Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite amigos, estou precisando de ajuda. Quero criar um jogo MMOSG usando a linguagem de programação C++, mesmo que demore muito ou de trabalho não tenho pressa, e o jogo vai ser simples e 2D. Ouvi falar do Allegro mas ele serve?? Se não e possível fazer em C++ qual a linguagem de programação indicada?? Quais são as outras coisas que eu preciso aprender?? Obrigado.:thumbsup:

Postado

@JoseCicrano É possível fazer em C++ sim, mas para um projeto para MMOSG precisa de muito planejamento, uma pessoa só levaria anos e anos para terminar. A não ser que você tornasse público o projeto e outros programadores poderiam dar uma cooperada. Allegro é uma ótima escolha, mas antes de escolher, estude todos setores do jogo e veja se o Allegro irá suportar todos.

Segue um jogo 2d de 2005 inspirado em Ragnarok e Open Source:

https://github.com/themanaworld

Lembrando que no jogo é preciso criar a parte back-end do server assim como o front-end, o client.

Aconselho a usar SQL para Banco de Dados, muitos jogos já mudaram para o SQL e é mais seguro e amplo.

Ac...

Postado

@JoseCicrano Allegro é uma biblioteca gráfica não padrão, ela não está relacionada com banco de dados. Para usar banco de dados em C++, basta usar uma biblioteca externa(tem várias) para conectar/inserir/alterar/etc  no banco de dados.

Então, primeiro Allegro é a biblioteca que irá mostrar o gráfico do cliente, como mapas, a janela do cliente, personagem, etc...

Mas você pode escolher outras, como unity2d, SDL, SFML, etc...Prefiro SDL.

Postado

Como eu posso "criar a parte back-end do server assim como o front-end, o client". O que é  como aprendo a fazer isso?

O Allegro suporta C++ e imagens vetoriais? Obrigado novamente.

Postado

Eu usei os termos back-end e front-end, apenas como um trocadilho, para servidor e cliente. Quando digo cliente, é o jogo que o usuário baixa e executa.

Então você precisa trabalhar o servidor, para automatizar todos setores relacionados a conexão com o cliente, geralmente os servidores de jogos são resumidos em 3 executáveis:

= LoginServer =

Responsável pelo login e cadastro de logins.

Lida direto com bando de dados e está ligado ao Char Server, para autenticação de login.

<No socket usa packets apenas de logar,registrar e recuperar conta>

= CharServer =

Responsável pela criação de personagens. 

Envia autenticação ao MapServer.

<No socket usa packets apenas de criar,deletar char,desconectar>

= MapServer =

Responsável pelo controle de: mapas, npcs, personagens, e a lógica dos npcs.

É preciso tomar muito cuidado com esse já que pode ser muito vulnerável a duplicação de itens e packets. 

Por isso é preciso usar criptografia.

<No socket usa packets variados, para npcs, mapas, gms, adms, controle, etc>

Após trabalhar no server e saber como será feito toda comunicação com o cliente, comece a trabalhar no cliente, e toda sua formação. Desde o socket até a parte gráfica.

P.S: nesse momento, não vai pensando que você vai começar a criar items, mapas, npcs, etc., só no final do jogo ou quando tiver uma base para tal, você começara a criar os gráficos. Planejamento e foco é tudo.

Postado

@JoseCicrano Acho que você não está entendendo, você precisa PROGRAMAR toda estrutura do servidor, usando a linguagem C/C++ com socket, libcurl, ODBC, etc.

Mas no servidor você não precisa usar Allegro, pois o SERVIDOR só serve para mostrar o verbose no terminal, etc...

Segue um tutorial de programação de Socket em C++:

http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~jeansimao/Fundamentos2/APITCPIP/Tutorial - Programacao C++ TCP-IP - Marcelo Hiroshi Sugita.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!