Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Programação em PIC Linguagem em Assembly


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

meu professor passou a seguinte atividade, e estou com dúvida em iniciar: 

Elabore um programa a ser executado em um PIC16F628A, considerando que: • No PORTB do microcontrolador estão ligados dois Decodificadores BCD para 7 segmentos. De forma que os pinos RB3 até RB0 controlam um Display que exibe um dígito menos significativo, enquanto os pinos RB7 a RB4 controlam o Display que exibe o dígito mais significativo; • No PORTA do microcontrolador estão ligadas duas chaves nos pinos RA0 e RA2. A chave do pino RA0 é do tipo “contato momentâneo” e controla a função de RESET. A chave conectada ao pino RA2 é do tipo “duas posições” e controla a função START/STOP do sistema; O Sistema deve implementar um contador hexadecimal (00 a FFh) com os requisitos: • Tal contador conta de forma crescente e contínua; • A chave START/STOP comanda a parada e início de contagem; • A chave RESET zera o valor de contagem e o mantem zerado enquanto pressionada; • A chave RESET tem prioridade sobre a START/STOP;

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2017 às 01:33, gslaraujo disse:

Olá pessoal,

 

meu professor passou a seguinte atividade, e estou com dúvida em iniciar: 

Elabore um programa a ser executado em um PIC16F628A, considerando que: • No PORTB do microcontrolador estão ligados dois Decodificadores BCD para 7 segmentos. De forma que os pinos RB3 até RB0 controlam um Display que exibe um dígito menos significativo, enquanto os pinos RB7 a RB4 controlam o Display que exibe o dígito mais significativo; • No PORTA do microcontrolador estão ligadas duas chaves nos pinos RA0 e RA2. A chave do pino RA0 é do tipo “contato momentâneo” e controla a função de RESET. A chave conectada ao pino RA2 é do tipo “duas posições” e controla a função START/STOP do sistema; O Sistema deve implementar um contador hexadecimal (00 a FFh) com os requisitos: • Tal contador conta de forma crescente e contínua; • A chave START/STOP comanda a parada e início de contagem; • A chave RESET zera o valor de contagem e o mantem zerado enquanto pressionada; • A chave RESET tem prioridade sobre a START/STOP;

 

 

Começa pelo inicio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu professor te deu o mais simples dos desafios mesmo que em asm. Dê uma olhadela no set de intruções dele (clique)  que já é reduzido. Vais usar 2 ou 3 instruções sendo que a principal é 'incf portb,1' dependente do estado dos pinos do porta algo como btfsc porta,2 e....  agora sua vez..

 

E aí...? se... 'tocou´ ?:P

adicionado 7 minutos depois

ah.. agora que me lembrei. Se teu objetivo não é apenas ficar livre do professor e matéria, cogite ler isso...

É antigo, não cheguei  ver mas penso ter sido uma boa contruição do 'finado' amigo ...

 

Agora sim... se tocou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...