Ir ao conteúdo

Tampe As Entradas De Ar: Funciona.

taucherjr

Posts recomendados

Postado

B) olá,

tenho um Pentium IV, 2,4Ghz, 533Mhz em um gabinete torre de 4 baias. Fiquei analisando as entradas de ar que existem nas laterais do gabinete e conclui que eram dispensáveis. Para fazer o teste fiz o seguinte procedimento: anotei a rotação das 3 ventoinhas que possuo antes e depois do teste.

1ª ventoinha - do processador

2ª ventoinha - do exaustor

3ª ventoinha - do insuflador

tenho uma 4ª ventoinha exaustora no topo do gabinete, mas como é ligada diretamente à fonte, não possui controle de temperatura.

Depois de anotadas as rotações, prendi com folhas de papel ofício os orifícios de entrada das laterais do gabinete. O efeito nas rotações é quase instantâneo!!

A 1ª ventoinha caiu cerca de 200 rpm, antes estava com 2700rpm.

A 2ª ventoinha permaneceu praticamente inalterada.

A 3ª ventoinha caiu cerca de 150 rpm, porém antes estava com 650 rpm. Logo houve uma redução de cerca de 23% na rotação.

Tentem fazer isso com seus micros e verão um resultado razoável. Para testar de forma rápida, prendam somente a parte de cima do papel ofício e cubram rapidamente as entradas de ar. Façam isso com o aplicativo que demonstra as rotações das ventoinhas. Se houver redução de rotação, é porque mesmo com uma corrente de ar menor, a troca térmica continua sendo eficiente e com isso ganharão folga para se trabalhar com temperaturas mais altas no interior do gabinete.

espero ter ajudado em alguma coisa.

Abraços, Taucher

ps. provavelmente as entradas de ar somente serão necessárias caso não exista ventoinhas auxiliares.

Postado

Cara achei interessante essa sua empreitada, mas queria q você me explicasse melhor o q é mesmo q você quer conseguir c isso, c quer diminuir a rotação das Fans p economizar energia?!?!

e você disse isso aqui oh:

"Se houver redução de rotação, é porque mesmo com uma corrente de ar menor, a troca térmica continua sendo eficiente e com isso ganharão folga para se trabalhar com temperaturas mais altas no interior do gabinete."

para q você quer trabalhar com temp mais altas no interior do gabinete?!?!

Se lig, não estou de nenhuma forma te criticando não beleza sow quero entender o porque de faze isso aí q você falou certo cara! :joia:

Aguardo Resposta!

Postado

as fans diminuiram a rotação.. e pelo que entendi ele supos que isso aconteceu porque as FANS dele tem controle de rotação por temperatura,.... então se tampado diminuiu a ratação ele achou que melhorou a temperatura(diminuiu)... na verdade tb sou a favor de tirar as entradas laterais, desde de que se tenha uma otima relação entrada e saida das fans FRONTRAIS e TRASEIRAS... acho que uma de 120mm na frente e duas de 80mm atras + a da fonte já deve dar

Postado

Ok Cara, entendi perfeitamente agora!

mas mesmo sendo lógico, o caso de a rotação ter diminuído estar relacionado c atemperatura tb ter diminuído! mas não é meio estranho fechar as entradas de ar q no caso ajudariam na circulação do meio esterno p o interno! sei q as Fans q ele colocou podem já estar faznedo esse papel pois sei q um bom sitema de Refrigeração/circulação vale muito num Case, pois acho q essa redução da rotação deve estar mais ligado q essa circulação do ar feita pelas Fans do q pelo simples fato de ele t tampado as entradas de ar!

O q você acha?! :joia:

Postado

galera,

a explicação é simples para as ventoinhas terem suas rotações reduzidas. Como a circulação de ar dentro do gabinete melhorou com o fechamento das entradas de ar laterais, as temperaturas que antes eram por exemplo X °C, passaram a ser X °C com uma rotação menor. Mas como o fechamento das entradas melhorou a circulação de ar dentro do gabinete?

Como tenho uma ventoinha exaustora no topo do gabinete, o ar que ela retira do gabinete deixou de ser sugado em parte pelas entradas laterais e passou a ser sugado unicamente pela parte de baixo do gabinete, e em sua passagem pelo do interior do gabinete, essa massa de ar ( que é maior ) realiza uma troca mais eficaz de calor com a cpu e seus componentes.

Do que adianta um exaustor no topo do gabinete retirar o ar que entra pelas entradas laterais, que estão em uma posição muito alta e longe das fontes de calor e mandar essa massa de ar para fora sem ter realizado troca de calor alguma???

exemplificando:

a - massa de ar que entra pela ventoinha sopradora frontal

b - massa de ar que entra pelos orifícios inferiores do gabinete

c - massa de ar que entra pelas entradas laterais

d - massa de ar que sai pelo exaustor

temos antes a situação,

a¹ + b¹ + c = d¹

e depois teremos,

a² + b² = d² ( o ² não é elevado ao quadrado! )

se d¹ tem que ser igual a d², já que a rotação da ventoinha é fixa, teremos que

a¹ + b² + c = a² + b².

por conseguinte, vemos que todo ar que sai do gabinete ( pelo topo ), vem de uma posição mais baixa ( a e b ) e com um valor de massa maior, e por isso forma uma circulação mais eficiente.

Tudo bem, a temperatura pode até permanecer a mesma, já que a ventoinha reduziu sua rotação, mas criou-se com isso uma folga maior para controlar a temperatura interna e reduzir o ruído dos fans. Se a ventoinha não tiver controle de rotação pela MB, a temperatura é que cairá, e não sua rotação.

espero ter conseguido explicar de forma mais engenharística.....rs

o teste é simples e aconselho a fazerem, se não der certo, é só me criticar que tentarei rever meus conceitos.

um grande abraço,

taucher

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!