Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite a todos!
Já faz muito tempo que tenho este HD (na verdade, desde que comprei o computador a uns 3 anos ou mais), Ele é de 1 TB e até a alguns meses não tinha problema nenhum com ele, mesmo assim resolvi comprar um outro HD de 1TB para colocar meus arquivos e deixar o meu antigo com o sistema e programas.

Até aí, tudo bem, acontece que o meu sistema começou a travar bastante, programas travando, navegador, etc.. eles congelam por alguns segundos e depois volta!

Pensei que era meu processador i7, limpei, troquei a pasta térmica e o problema continua!

Tive a suspeita do HD e fui dá uma varredura com o software "HD Tune Pro" (como consta nas imagens) e deu esses problemas, me ajudem aí e digam se realmente estou certo que o motivo dos travamentos é o HD, e se for, tem jeito de arrumar ou tenho que jogar esse HD no lixo?

03-dezembro-2017_05-05.png

03-dezembro-2017_12-27.png

Postado

@Thiago Zillinger

Esse teu HD está dentro do normal em relação aos parâmetros do fabricante ( Thresold ou limite ).

Se quiser tentar acabar com esses travamentos use o HDD Regenerator que vem no Hiren's Boot CD na opção 1 escaneando 1/3 dele que já é o suficiente.

Esse programa irá tentar recuperar esses quadradinhos em vermelho e, se não conseguir, tentará remapear eles ( se mesmo assim não for possível, só com um zero fill mas neste caso irá apagar os dados ).

• Curtir 1
Postado

@rodrigo.dcvieira Hum, a alguns anos atrás conheci um técnico que havia me dito algo parecido mesmo.

" - Quando aparece vermelho é porque o HD praticamente morreu".

Você me aconselha comprar um SSD para colocar o sistema/programas e usar o meu outro HD de 1TB para os arquivos?

adicionado 5 minutos depois

@Henrique - RJ Conheço o HDD Regenerator e já usei em um HD de um notebook meu que deu pau, não lembro se funcionou ou não.

Mas antes de tentar recupera-lo, você acha melhor eu fazer o backup dele e tentar o procedimento de recuperação sem nada nele? 

Porque estou já pensando em comprar um SSD para o sistema/programas e o meu outro HD de 1tb para os arquivos, caso a recuperação funcionasse, iria ficar com 2TB para arquivos. O que acha?

Postado
2 horas atrás, Thiago Zillinger disse:

Você me aconselha comprar um SSD para colocar o sistema/programas e usar o meu outro HD de 1TB para os arquivos?

sim, pra esse fim é a configuração mais utilizada inclusive por muitos.. ssd para windows e programas mais acessados, hd só pra arquivos mesmo.. é como eu faco aqui no meu.. 

adicionado 8 minutos depois
2 horas atrás, Thiago Zillinger disse:

e o meu outro HD de 1tb para os arquivos, caso a recuperação funcionasse, iria ficar com 2TB para arquivos. O que acha?

cara, por experiencia propria de anos e anos usando hd e já tendo alguns perdidos inclusive, esses programas que prometem resolver os problemas na verdade apenas os mascaram ou dão uma sobrevida que sinceramente é um tipo de roleta russa.. pode resolver e passar mais 10 anos sem dar um problema q seja e ai você diz q o programa funcionou que foi uma maravilha, ou parar de funcionar no dia seguinte..

EU, PARTICULARMENTE, sou muito chato com hd's e esses parametros.. pra mim, apareceu qualquer desses com aviso, principalmente os ditos essenciais, eu já me preparo para a troca de imediato.. nunca vou arriscar a integridade dos meus dados com receitas que ao meu ver, nao resolvem ou so empurram a bronca que você terá pra debaixo do tapete..

até porque quando surgem problemas de ordem mecanica ou fisica no hd, nao é por meio de software q eles serão resolvidos.. veja o que significa esse parametro em vermelho pelo site da wikipedia a respeito do S.M.A.R.T.

Screenshot_1.thumb.png.40703e3439407330e1c61af73c605997.png

TRADUZINDO BY GOOGLE: (Valor bruto específico do fornecedor.) Armazena dados relacionados à taxa de erros de leitura de hardware que ocorreram ao ler dados de uma superfície de disco. O valor bruto possui uma estrutura diferente para fornecedores diferentes e muitas vezes não é significativo como um número decimal. 

A setinha verde indica q esse numero deve ser o menor possivel (LOW) sempre para indicar um estado de saude pleno do hd.. se o numero é alto, vem crescendo sempre de maneira continua ou ja apresenta um status de falha, é risco iminente.

erros de leitura, podem ser problema de ordem mecanica, fisica ou já danos permanentes na superficie do disco magnetico interno..

se quiser saber mais a respeito de outros parametros: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.

• Amei 1
Postado

Galera, muito obrigado mesmo!

Tomei como decisão comprar um SSD para sistema/programas e descartar este HD, até semana que vem irei fazer isto!

Agradeço muito a ajuda de todos!

Mas uma ultima pergunta para finalizar, os travamentos e bugs do sistema podem está acontecendo devido a este erro no HD ou pode ser uma outra coisa também ?@rodrigo.dcvieira

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...