Ir ao conteúdo

cpu_fan e cha_fan falhando ?

Ir à solução Resolvido por adcarvalho,

Posts recomendados

Postado

Olá, bom estou com problemas no conector fan de 3 pinos(cha_fan) da placa-mãe(G31VS2-M). Acontece que quando eu conecto algum cooler ele não funciona, mas quando eu removo o cooler do processador(cpu_fan) ele funciona, isso conectado no de 3 pinos, mas os 2 ligados, só funciona o do processador. Alguma ideia do que pode ser ? No manual da placa-mãe eu não achei nenhuma configuração na bios ou jumper, será que é a placa morrendo ? Se ajuda os coolers são Cooler FAN Akasa 12cm AK-FN059 e Cooler FAN Akasa Azul Fosco 92mm - AK-FN052.

Postado

Vou ver se compro um multímetro pra tentar fazer essa medição, fui atrás e o cara cobrou R$ 35,00 por ele. Mas fora esse método, tem outra coisa que eu possa fazer ?

Postado

O cooler que eu uso é o hyper tx3 evo, desde que eu não estresse o processador da pra fazer muita coisa, eu sei porque eu fiquei um tempo sem fan pra esse cooler. Se fosse no cooler box sem fan ele desligava mesmo, mas o caso é que eu não uso ele assim, eu só liguei o fan no conector de 3 pinos como teste, SEM o do cpu ligado, e ele funciona, é estranho.

• Membro VIP
Postado

@Wryyy acho estranho não ter corrente no conector de 3 pinos com o do processador funcionando e ter

quando este não está ligado, se tem quando o do processador está desligado, deveria ter também com

ele ligado, se você tiver outro fan, sem ser o de 3 pinos que está usando, e tente liga-lo nesse conector

de 3 pinos para ver se funciona.

adcarvalho

Postado

Eu só tenho esses dois fans pra testar os dois são conectores de 4 pinos, eu tenho mais dois fans, mas eles são ligados direto no molex da fonte. Eu testei eles separadamente ligado no cpu_fan e dps no cha_fan e funcionam. Se eu não conseguir conseguir nada, vou ter que arrumar um adaptador e ter que ligar direto na fonte mesmo :(.

• 2 meses depois...
Postado

Acho que consegui resolver o problema parcialmente, eu consigo usar agora os 2 coolers cpu_fan e cha_fan ao mesmo tempo. Eu não posso conectar completamente nos pinos, tem que ficar pela metade, tipo mal encaixado, então eles funcionam perfeitamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...