Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan com conector de 3 pinos e placa-mãe conector de 4


Matheus2179
Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

  • Solução

@Matheus2179 Na página 30 do manual tem a figura abaixo. Realmente, os conectores são de 4 pinos, mas veja que ela tem ponto de ancoragem para direcionar conectores de 3 pinos, que deverão ser encaixados conforme a observação vermelha que fiz abaixo, deixando o pino PWM sem conectar.

asus b250 fan.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Na verdade, com um molex, você pode colocar mais de um fan na placa-mãe. Mas pode colocar na fonte também, sem problemas. A diferença que os ligados na fonte não tem controle. Vão rodar na velocidade máxima sempre. 

 

2 minutos atrás, Caio Bonetti disse:

A placa mini ATX tem algum problema em relação a uma atx??

O que você quer dizer com problema? Ela é menor e, por consequência, tem menos recursos que uma ATX, como por exemplo apenas dois conectores de fan ao invés de 4 ou 6, menos portas SATA, menos bancos de memória, etc... Mas de resto é totalmente funcional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Esse recurso que conecta vários fans na placa-mãe eu consigo controlar a velocidade dos fans, o que você recomendaria? E a mini ATX não tem problema de esquentar pelos os componentes estarem próximos ou não ter o desempenho máximo pras memórias tipo na placa ela diz 2666 ou 3000(oc) o quê seria esse OC?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Caio Bonetti disse:

Esse recurso que conecta vários fans na placa-mãe eu consigo controlar a velocidade dos fans, o que você recomendaria?

Se você quer controlar a velocidade dos fans, se importa com o computador fazendo o barulho de um avião na decolagem, ou quer ligar vários fans, recomendo o molex. Todos os fans rodarão na velocidade igual, de acordo com o controle. O preço não é caro, e o resultado é satisfatório. Eu uso. Caso contrário, pode ligar na fonte mesmo. 

Quanto à miniATX, não esquenta se não tiver uma boa refrigeração no gabinete. E OC é overclock. Se a placa diz que suporta, então suporta, independente do formato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Vou pesquisar a respeito do molex, se porventura meus fans forem de 3 furos ao invés de 4 ai terei de adaptar né. Sobre o OC da placa, minha memória é de 2666mhz , eu peguei algo com o objetivo de overclockar ela para 3000, eu consigo fazer isso mexendo na bios sem botar em risco minha placa-mãe? E ao fazer a montagem do pc (não a fiz ainda, se eu colocar os pentes de memória eles automaticamente vão para a velocidade de 2660mhz ou tenho de configurar algo?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Caio Bonetti disse:

Vou pesquisar a respeito do molex, se porventura meus fans forem de 3 furos ao invés de 4 ai terei de adaptar né

Não... os conectores de 3 furos funcionam na de 4. Porém, não funcionará o PWM, que justamente controla a velocidade dos fans. 

5 minutos atrás, Caio Bonetti disse:

Sobre o OC da placa, minha memória é de 2666mhz , eu peguei algo com o objetivo de overclockar ela para 3000, eu consigo fazer isso mexendo na bios sem botar em risco minha placa-mãe?

Sim, consegue. No máximo você terá instabilidades. Basta resetar a BIOS e voltar para configuração anterior. 

 

6 minutos atrás, Caio Bonetti disse:

E ao fazer a montagem do pc (não a fiz ainda, se eu colocar os pentes de memória eles automaticamente vão para a velocidade de 2660mhz ou tenho de configurar algo?)

Não conheço a BIOS deste modelo específico. Talvez seja necessário ativar o perfil XMP das memórias, caso já não esteja ativado. Assim, irá operar em 2666 automaticamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...