Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Planilha controle comissionamento e fluxo de caixa


Posts recomendados

Boa tarde,

Primeira questão referente ao Excel no fórum, li alguns post com algo parecido com o que preciso, porém, não fechou exatamente e fiquei um pouco perdido.

 

Sou intermediario no excel, fiz poucas planilhas mas sempre pesquiso e resolvo através da internet.

 

O que preciso:

Tenho que gerenciar um fluxo de caixa e um comissionamento.

vou postar links seguros do LIGHTSHOT com os prints da planilha que tenho para que possa explicar melhor.

 

Na sequencia:

Aba Nominada CAIXA TESTE => http://prntscr.com/hwkq9h

Nesta aba vai ser lançado o pagamento e dados conforme solicitado na planilha ficando AUTOMATICO o VALOR DEBITO para o cálculo de quanto o paciente ainda deve a cada lançamento, marcado em verde segue o nome do dentista que criei na aba BD para colocar a "validação de dados". Seria a chave de abertura e envio para a devida planilha.

 

Aba Nominada DR TESTE (posteriormente cada dentista com sua aba) => http://prntscr.com/hwkn3u
receberia os dados CIRCULADOS EM VERMELHO da planilha CAIXA TESTE, na coluna VALOR DÉBITO seria o calculo que o paciente ainda está devendo.

 

Aba Nominada BD => http://prntscr.com/hwks9k

Seria apenas os dados para a validação.

 

gostaria de uma ajudinha nessa situação. Encontrei algumas semelhantes mas não consegui reaproveitar os dados.

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, CasaDoHardware disse:

E importante que a planilha tenha dados de como deve ser o resultado esperado com dados de mais de um cliente.

 

 

 

Para totalizar os dados de cada cliente você pode usar soma se ou uma tabela dinamica.

 

 

para melhor explicar só mostrando,

 

 

Segue complemento da parte dos lançamentos que não mostrei no video:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, CasaDoHardware disse:

Faltou informações da comissão de cada profissional/procedimento.

 

Como eu disse seria melhor preencher a planilha com dados mostrando os resultados.

Na verdade não tá definido os valores de comissão ainda isso eu posso ajustar depois de ter certeza que vai dar certo a parte de automatizar o caixa para cada planilha, sobre os procedimentos são 150 procedimentos, ou seja, tenho que cadastrar um a um, os valores que coloquei no lado não servem para nada, é só para consulta minha mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi basicamente voce tem a aba "CAIXA TESTE" que centraliza todos os lancamentos. 

E o que precisa é que cada lançamento seja 'enviado' a respectiva aba do profissional que atendeu o paciente.

 

Veja a minha sugestão:

Eu criei uma coluna chamada "código", para que cada lançamento seja unico e facilita o a rotina a identificar se o lançamento já foi enviado:

image.png.c35c661bbf84e60f6c6807d4d8b1efd3.png

 

E tambem uma coluna "Atalho" para armazenar o hyperlink para facilitar a navegação direta a respct. aba do profissional: 

image.png.2ea71b71800979afe5fcc339e5c0de25.png

 

E caso a aba não exista, ele cria automaticamente. (*s/ a formatação)

Veja no anexo, se é isso que deseja:

 

Testes-Controle-Comissionamento.zip

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na proxima vez nao faça um video escreva diretamente no post isso facilita as duvidas

 

Vamos partir do incio:

 

Planilha Contas a Receber apenas cadastra todos os procedimentos dos pacientes a coluna em E é uma formula que atualiza automaticamente, nao mexa nela.

A coluna Tabela você informa qual tabela esta usando e a coluna disponivel ainda nao tem nada porque você nao informou as comissões.

 

Planilha Resumo Totais quando você cadastrar um novo paciente na planilha contas a receber você precisa cadastrar o nome dele na planilha resumos totais para saber o total dos serviços daquele cliente.

 

Planilha contas recebidas você cadastra o que cada paciente paga e qual o dentista efetuou o procedimento.

A coluna Pago ao dentista você sempre vai cadastrar NAO. (EXISTE UMA VALIDAÇÃO MAS É SEMPRE NAO).

 

Ali você tera todas as contas recebidas pela empresa ( é opcional classificar os dados)

 

quando você for fechar a folha para pagamento do dentista na celula C3 você escolhe o nome do dentista e clica no botao Gerar Folha.

Vai gerar a folha do dentista para os procedimentos NAO PAGOS, por isso sempre que preencher sera nao 

 

Ai você vai na planilha FOLHA DE PAGAMENTO que vai estar preencida com todos os procedimento realizados pelo dentista que você selecionou e tem a opção de imprimir.

Não inseri calcululos porque você nao informou as comissões.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CasaDoHardware Tive uma luz com sua planilha, como segue ver na planilha do @Basole  está quase parecida com o que preciso. só  a parte do debito nao esta fechando ainda.

 

8 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Ai você vai na planilha FOLHA DE PAGAMENTO que vai estar preencida com todos os procedimento realizados pelo dentista que você selecionou e tem a opção de imprimir.

Na hora de imprimir não saiu o A Receber, a % vai ter que ser lançada manual pois varia de procedimento a procedimento, calculando aproximadamente 30% 35% 40% 45% 50% 55% e 60%

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esta fechando porque quando eu perguntei você nao informou as comissões e dsse que isso nao estava definido.

Logo não implementei.

A comissão é por procedimento? Qto?

Cada dentista tem um valor diferente? Qto?

As duas coisas juntos? Quem? Qual? Qto?

Isso tudo precisa ser informado para que seja implementado.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, CasaDoHardware disse:

A comissão é por procedimento? Qto?

O Dentista faz o procedimento e dependendo o grau de dificuldade varia a comissão de 30% a 60% de 5 em 5

8 minutos atrás, Tiago Dalbosco Da Silva disse:

calculando aproximadamente 30% 35% 40% 45% 50% 55% e 60%

 

2 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Cada dentista tem um valor diferente? Qto?

A princiío é este padrão variavel de %

3 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

As duas coisas juntos? Quem? Qual? Qto?

Seria mais ou menos como ja havia citado

DR TESTE faz um procedimento simples e pode receber de 30% a 60%

 

infelizmente essa % é na hora do procedimento para eles avaliarem

adicionado 5 minutos depois

@Basole debito fica do total,

 

Dia 01/05/17 TIAGO DALBOSCO fez um procedimento no valor de 1000.00 e deu o valor de 100,00  ficando um ´DEBITO' de 900,00.

 

no dia 04/06/17 TIAGO DALBOSCO pagou mais 100,00 baixando o débito no valor de 800,00

 

no dia 05/07/17 TIAGO DALBOSCO fez um procedimento novo no valor de 200,00 tinha um DÉBITO  de 800,00 e não pagou nada do novo, volta o débito para 1.000,00

 

no dia 05/08/17 TIAGO DALBOSCO fez um PAGAMENTO no valor de 1.200,00 ficou com CRÉDITO de 200,00 (abatendo o valor de 1.000,00 de débito e sobrando 200,00 de crédito

 

porém, preciso que atualize a cada lançamento do paciente no caixa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Adaptei a planilha do @Basole segue em anexo a mesma a senha caso peça é 2018cn

 

Segue comentado na planilha mais um detalhe que vou precisar acrescentar, seria uma coluna que mostrasse o valor de CRÉDITO que o paciente já deixou pago e ainda não fez o procedimento, precisaria adaptar essa coluna.

 

Outra questão que apareceu é a seguinte,

 

Existem procedimentos que é necessário até 2 Dentistas para executar (cirurgia por exemplo) e ambos são comissionados nestes procedimentos, como eu poderia lançar comissao para os dois? Acrescentaria uma nova aba como DENTISTA 2 ??

 

Ai  teria que elaborar um comando para que "SE=Dentista2=" ";" "; lançar para sua devida planilha com os dados?

 

Obrigado ao @CasaDoHardware  pela força também, estou acrescentando ponto aos dois que estão me ajudando nessa questão.

Livro Caixa 2018-T.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Segue comentado na planilha mais um detalhe que vou precisar acrescentar, seria uma coluna que mostrasse o valor de CRÉDITO que o paciente já deixou pago e ainda não fez o procedimento, precisaria adaptar essa coluna.

image.png.ea7c0e50417963d9a20171e407580650.png

 

Deixa eu dar um pitaco, já que não estou envolvido no seu trabalho, mas me parece que esses lançamentos serve também como histórico, ou seja vai registar os 'passos' do pacientes durante período de tratamento.

Então digamos que amanhã ou depois de algum tempo, determinado paciente questione os valores cobrados e pagos, e da forma que esta lançando na coluna [E - valor total], pra mim fica meio confuso de entender, sem informar o valor do procedimento em determinada data . Talvez seria melhor lançar os valore reais, do procedimento e quando for um pagamento, lançar duas vezes nas coluna E e F,  e deixar que o Excel e o vba faça os cálculos entre as duas colunas [E e F] automaticamente, inserindo créditos ou débitos.  

 

Citação

Outra questão que apareceu é a seguinte,

Existem procedimentos que é necessário até 2 Dentistas para executar (cirurgia por exemplo) e ambos são comissionados nestes procedimentos, como eu poderia lançar comissao para os dois? Acrescentaria uma nova aba como DENTISTA 2 ??

Ai  teria que elaborar um comando para que "SE=Dentista2=" ";" "; lançar para sua devida planilha com os dados?

 

Minha sugestão, é criar + uma opção na lista de validação da coluna [procedimento] e acrescentar "cirurgia" ai com esta condiçao selecionada, o vba, abre uma janela (já que não existe uma coluna especifica), para você informar o nome do 2º Dentista e em seguida, cria a nova aba, caso não exista e insere o lançamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Basole disse:

Então digamos que amanhã ou depois de algum tempo, determinado paciente questione os valores cobrados e pagos, e da forma que esta lançando na coluna [E - valor total], pra mim fica meio confuso de entender, sem informar o valor do procedimento em determinada data . Talvez seria melhor lançar os valore reais, do procedimento e quando for um pagamento, lançar duas vezes nas coluna E e F,  e deixar que o Excel e o vba faça os cálculos entre as duas colunas [E e F] automaticamente, inserindo créditos ou débitos

Na verdade estaria mantendo como é feito a 4 anos com a clinica aberta, só que ao inv´s de papel e caneta pelo excel...
Este livro é o livro caixa, como é feito até ontem:

 

image.png.ad88a5b5d7961fe4d41ee1b1ca06c459.png

 

image.png.f70c61f416c9e22d23c9b462b6f440d6.png

 

Onde é lançada a DATA NOME VALOR (ESPAÇO PARA CONFERIR O CAIXA E ASSINAR) FORMA DE PAGAMENTO

 

No fim do dia o financeiro confere e assina no campo entre o valor e forma de pagamento.

 

Depois é passado essa ficha para o financeiro calcular o pagamento do dentista:

image.png.31508b67dff347ff6ed387b2206a20d8.png

 

Onde Temos NOME DATA VALOR TOTAL, abaixo VALOR QUE O PACIENTE PAGOU ASSINATURA QUE FOI CONFERIDO NO LIVRO CAIXA (o que perde muito tempo executando) NOME DO DENTISTA PORCENTAGEM SOBRE ESSE PROCEDIMENTO, DATA QUE ESTÁ SENDO PAGO AO DENTISTA O VALOR E ASSINATURA QUE RECEBEU.

 

 

Ou seja, planilha para controle INTERNO, o que o paciente pode querer saber é sobre os valores que ele pagou, isso é e será preenchido e assinado junto com o paciente conforme essa foto:

image.png.bd735a9c2935662c76342cbff91ac1ae.png

 

No prontuario do paciente onde os dentistas preenchem e lançam os valores dos procedimentos, o paciente assina ao lado e coloca a data.

 

Isso resolve e será mantido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qto a procedimentos que sao feitos por dois profissionais, minha sugestão é que você lance o pagamento em separado para cada um.


Exemplo um pagamento de 1000,00 você faz dois lançamentos de 500,00 para cada um dos profissionais.
 

Qto a procedimentos pagos em adiantado você pode lançar e deixar o campo dentista em branco, quando for feito você simplesmente coloca o nome do profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.21b7f3a41ae35aac14ae2d6b71330749.png

 

@Tiago Dalbosco Da Silva

Isso é tipo a cadernetinha de fiado que meu avo tinha na mercearia dele no anos 70, mas isso funciona bem não tem perigo de perder dados e nem precisa de fazer backups. Mas para efeito de consultas e pesquisas rápidas, não se compara com algo eletrônico.

 

Bom vamos por partes, até o momento, fiz um exemplo que verifica e calcula os débitos e créditos, a macro varre todas as linhas de lançamentos do paciente e calcula os valores, veja maiores detalhes no arquivo.

* (Importante que o grafia como o nome do paciente, seja a mesma, para que todas as linhas sejam encontradas)

 

Sua outra questão eu vejo mais tarde.   

 

Livro Caixa 2018-T_1.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 às 17:12, Basole disse:

Bom vamos por partes, até o momento, fiz um exemplo que verifica e calcula os débitos e créditos, a macro varre todas as linhas de lançamentos do paciente e calcula os valores, veja maiores detalhes no arquivo.

* (Importante que o grafia como o nome do paciente, seja a mesma, para que todas as linhas sejam encontradas)

 

@Tiago Dalbosco Da Silva Como eu disse no meu ultimo post, só fiz a parte de cálculos. Nesta parte que lança nas abas dos Dentistas, eu ainda vou mexer.

 Só queria saber se esta de acordo c/ esta forma que fiz até o momento, ai eu prossigo com o restante.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Basole disse:

 

@Tiago Dalbosco Da Silva Como eu disse no meu ultimo post, só fiz a parte de cálculos. Nesta parte que lança nas abas dos Dentistas, eu ainda vou mexer.

 Só queria saber se esta de acordo c/ esta forma que fiz até o momento, ai eu prossigo com o restante.

 

Está correto!!! Até então!!!

Segue em anexo só os procedimentos completos,

Uma alteração que poderiamos fazer é... invés de Pagamento AVULSO, Inclusão de CRÉDITO.

E nas formas de Pagamento inclusao de mais duas formas.

 

Aguardo Atualização, obrigado @Basole

Pasta1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!