Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para Deep Learning e computação cientifica


Posts recomendados

Bom dia,

 

Estou a configurar um PC para deep learning e computação numérica intensa (muito GPU!).

Gostaria que me ajudassem com a configuração de forma a garantir a compatibilidade dos componentes, e sugestões para o próprio hardware em causa.

Sugestões são muito bem vindas.

 

Aqui está a minha configuração actual:

- Motherboard: MSI X299 XPOWER GAMING AC Motherboard - Intel X299 Express - Intel LGA2066 socket - DDR4 RAM - Extended ATX

- CPU: Intel Core i9-7900X Skylake-X CPU - 3.3GHz - Intel LGA2066 - 10 kernels - Intel Boxed

- RAM: 2x Kingston HyperX Fury DDR4-2666 QC - 64GB

- GPUs: 4x ASUS GeForce GTX 1080 Ti Strix OC - 11GB (29.8 x 13.4 x5.25 Centimeter)

- SSD: Intel 600p SSD M.2 NVMe - 512GB

- POWER: EVGA SuperNOVA 1600 G2 Power Supply - 1600 Watt - 140 mm - 80 Plus Gold certified

- CASE: Corsair Obsidian 750D Airflow - Cabinet - Fulltower - Black

- HDDs: 3x Seagate BarraCuda 3.5 "ST2000DM006 Hard Drive - 2TB - 3.5" - 7200rpm - SATA-600 - 64MB Cache (RAID 5)

- WC: Corsair Hydro H100i V2 High Performance CPU Cooler - Water Cooling - Max 37 dBA

 

Tenho dúvidas por exemplo se a motherboard é a melhor escolha...

Devo dizer que o preço não pode ir muito além do actual :-(

 

Desde já obrigado,

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulotus acredito que seria melhor você trabalhar com os Threadripper, uma capacidade maior de núcleos e threads e com um preço menor, como o 1950x, o ssd acredito que um samsung evo 960 se sairia melhor por sua alta taxa de escrita e leitura (com o dinheiro que você economizaria no procs e placa-mãe daria pra pegar ele). A vga veja se tem como você ver uma amd vega(mais barata que as da nvidia para esses tipos de trabalho) e como foram feitas para esse tipo de trabalho, tem um desempenho e drivers específicos para isso, apresentando assim um desempenho melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern Muito obrigado pelas dicas!

O SSD vou certamente trocar (a diferença no preço é bastante aceitável e a diferença de performance parece compensar).

O Threadripper não tenho a certeza, pois apesar de ter mais cores, tem menos clock speed. E muitas das vezes o código é single-threaded...

Quanto às GPUs, tem que ser mesmo NVIDIA para usar CUDA no Tensorflow (Deep Learning stuff).

 

E quanto à motherboard? Será uma boa opção? 

E já agora RAM? Vale a pena pagar mais para ter CL15 em vez de CL16? A diferença de preço já não é assim tão pouca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulotus em relação a vga é vdd, me esqueci desse detalhe do programa, e como as vgas da nvidia para esse segmento são muito caras, o ideal seria essa 1080ti. Já que as tarefas vão ser em single core então fique com este da intel. Sobre a ram se a diferença n for assim tão grande pegue então, pois como a latência dela vai ser menor vai "responder" mais rápido aos comandos, agr tente pegar com altas frequências.

A placa-mãe o ideal seria você pegar uma com um bom suporte para OC assim você teria um desempenho maior e conseguiria executar as tarefas num menor tempo. Entretanto está n é minha área =/.

@Evandro teria como você dar uma ajuda pra ele ae ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nossa, que violência! :D

 

Eu concordo com a indicação do Threadripper, mas, se a aplicação é frequentemente single core, pra que colocar um canhão multiprocessado desses?

 

Ainda sobre as VGAs, partir pra Tesla ou Quadro seria interessante se você for usar precisão dupla, caso contrário, pode ficar com as GeForce mesmo, e já que a grana está bem sobrando, pode partir pra Titan.

 

Mas.. com a grana que vai custar uma máquina dessas e com a desvalorização violenta que ela sofre, você já pensou em alugar um servidor em algum lugar? (mesmo você estando nesse lugar lindo onde está :santo:)

 

Uma máquina dessas aí ainda vai demandar uma instalação elétrica adequada. (que provavelmente vocês já tem)

E a fonte eu procuraria uma mais potente, se existir, na casa dos 2 KW.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern @Evandro Muito obrigado a ambos! :)

 

Em primeiro lugar tenho que clarificar que este PC não é para uso pessoal, mas sim para o meu grupo de investigação. Dai o budget mais alargado :D Se fosse para uso pessoal, concordo que provavelmente seria melhor alugar um servidor.

 

Quanto a precisão dupla, não é necessária. E pelo que tenho lido pela internet, as Titan não valem a grana extra. As Geforce 1080 TI parecem ter o melhor custo beneficio. 

 

Quanto ao Threadripper 1950X, estou muito tentado a alinhar nessa :D A razão são as 32 threads e acima de tudo as 64 PCIe lanes, que permitem ter as 4 GPUs com PCIe x16 (bom, pelo menos 3 delas e uma a x8), correcto?

Mas como é o suporte linux (Ubuntu, por exemplo) para AMD CPUs? Tudo tranquilo? Confesso que será o meu primeiro CPU AMD...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulotus ela lança drivers tranquilamente para linux, assim com a nvidia e intel. Nunca ouvir falar de problemas em relação a isso. Se você quer tirar uma duvida maior poderia olhar as ultimas notas de atualização ou procurar(pode ser ate que mesmo, lá na parte da discussão em linux) pra ver a galera que usa esse sistemas como é o suporte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...