Ir ao conteúdo

Perda drástica de desempenho

Ir à solução Resolvido por MSLEXtreme,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um pc razoavelmente bom (I3 3.70GHz, 4GB de RAM e uma GTX 750ti), e estava me virando com ela tranquilamente, sentindo apenas falta de RAM e espaço em disco, pois estava apenas com dois HD's um de 148GB e outro de 80GB.
Recentemente adquiri um outro HD de 500GB e substituí o de 80GB por ele, e vinha utilizando normalmente o computador.
Após cerca de uma semana reparei uma perda de FPS constante em jogos, pois anteriormente rodava por exemplo CS:GO com uma média de 120fps e estava começando a variar de 70 a 80 (por vezes chegava a 50fps).

Mais uma semana se passou e ocorreu um acidente em minha rua onde fiquei sem luz por cerca de 6 horas (o computador estava ligado no momento da queda de energia), e aproveitei este tempo para limpar o PC
Apenas retirei o cooler do processador para retirar a poeira, e a placa de vídeo para limpar o cooler dela também. Logo após a limpeza a energia voltou e eu liguei o pc, achando que talvez a limpeza poderia ajudar no desempenho. Muito pelo contrário, meu pc estava travando mais do que nunca, joguei uma partida de LoL e mal chegava aos 16fps, minha voz travava no Discord e mal conseguia mexer no facebook

Pensei talvez que fosse algum software, formatei o pc (hd de 148GB) e continuou travando (mesmo antes de conectar o segundo hd, pois desconectei ele para ligar o driver de dvd)
Perguntei para alguns amigos e me disseram que talvez poderia ser algum problema envolvendo minha fonte, pois tenho apenas 250W para todo o setup (Que segundo vários sites não seria o suficiente para o setup), mas eu sempre rodei o setup com esta fonte e apenas mudei o hd, e mesmo sem o hd o pc continua travando

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a saber o que pode ser o problema
Adiantaria comprar uma outra fonte? Tem chance de ter danificado algo pela queda de energia ou pela falta de alimentação? Help plz

EDIT: Notei que ao instalar alguns drivers ou jogos, o uso do processador beirava o 100%, isso é normal? Nunca reparei nisso antes.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Baixe um programa de monitoramento de temperatura(HWinfo por exemplo) e poste aqui as temperaturas.

Detalhe: você disse que removeu o cooler mas não informou se aplicou pasta térmica, então se você esqueceu esse pode ser o problema!

As fontes com o passar do tempo acabam for deteriorar os capacitores e isso cara influenciando na estabilidade das tensões e até mesmo na potência que a fonte pode fornecer. Se a sua fonte já estava no limite para sua configuração,uma alteração relativamente pequena na potência que a fonte pode fornecer já poderia comprometer o desempenho dela. Teste sem a placa de video e veja se o computador fica "ultimável", nem teste em jogos pois na maioria das vezes o video onboard não da conta do recado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Br00talityBk     provavelmente não foi a queda e energia que causou problema, mas sim o fato de mexer nos componentes do pc, pois ao retirar os componentes isso causa mau contato e pode danificar esses e outros componentes, quando você pensa que fazer uma limpeza no pc vai melhorar o desempenho, geralmente acontece é o contrário e o pc fica mais lento, então para limpar o que se pode fazer é passar de leve um pincel macio na placa de vídeo e no cooler do processador sem desmonta-lo .   mas já que desmontou então veja o que o @MSLEXtreme  disse para ver se resolve,  senão o jeito é levar em um técnico  .

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...