Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sou novato na programação, e então decidi optar por uma linguagem de mais fácil compreensão para iniciantes.

Bem, eu estava tentando fazer um enigma no Pascal, e até aí tudo bem, mas, eu não sei o "código" (não sei se esse é o termo correto) para que se a pessoa acertar a palavra aparecer que ela acertou, e se ela errar aparecer que ela errou.

• Curtir 2
Postado

@Breno_HelloWorld    sim esse é o termo certo mesmo, então você precisa verificar se acetou usando o comando if assim :

if dado_digitado = enigma then
begin
  writeln("voce acertou ! . . .");
end
else 
begin
  writeln("voce errou ! . . .");
end;

se você puder postar seu código e para isso use o botão   <>   que está lá na barra de ferramentas da janela de responder, para que possamos ver como está e em que podemos ajudar .

• Curtir 2
Postado

Foi mau pela demora... Mas o meu código é praticamente todo (na verdade é todo) de texto.

O mais complexo que fiz sozinho foi uma calculadora e um programa que fala a sua idade. Sou muito muito iniciante mesmo quando se trata de programação.

Program Enigma ;
Begin
writeln('------------------Enigma--------------------------------------------------------');
writeln;
writeln;
writeln;
writeln ( '                    Pistas');
writeln;
writeln;
write ('               Nepal'       );
write ('     8.848 m');
End.

O programa que fala a sua idade:

Program Pzim ;

Var ano: integer ;
    anoatual: integer;
    soma: integer;
Begin
  writeln (     'O ano em que você nasceu   ');
  writeln;
  writeln;
  writeln;
  writeln ('Quantos anos você fez ou irá fazer no ano atual?');
  readln (ano);
  writeln ('Em que ano você está?');
  readln (anoatual);
  soma := anoatual - ano ;

writeln('Você nasceu em ', soma );
  writeln;
  writeln;
  writeln;
  writeln  
End.

adicionado 1 minuto depois

Obs: No programa da idade está soma porque eu peguei de um outro projeto e esqueci de editar.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Olá.

12 horas atrás, Breno_HelloWorld disse:

o meu código é praticamente todo (na verdade é todo) de texto.

O mais complexo que fiz sozinho foi uma calculadora e um programa que fala a sua idade. Sou muito muito iniciante mesmo quando se trata de programação.

Bacana. Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Sobre as nomenclaturas das variáveis:

Obs: No programa da idade está soma porque eu peguei de um outro projeto e esqueci de editar.

Justamente, é recomendado que utilizem nomenclaturas de variáveis mais próximas às suas finalidades... por exemplo:

writeln ('Quantos anos você fez ou irá fazer no ano atual?');
  readln (ano);

Então, se o que deseja é o "quantos anos a pessoa faz ou faria no ano", um bom exemplo de nomenclatura seria qtdAnos ou idade ou janeiros ou idadeNoAnoAtual etc. Entende? A ideia é deixar o mais próximo do contexto que elas representam.

Da mesma forma, como você mesmo sugere, soma não ficou muito adequado, já que é justamente o oposto... uma "subtração". Umas sugestões para nomenclatura seriam anoNascimento ou anoInicial  ou nascimento etc.

Em relação as dúvidas aqui no Fórum, a orientação é que tratem apenas um código para cada tópico, ou seja, nesse sentido, nesse tópico trataríamos apenas da primeira dúvida que é relacionado a «um enigma no Pascal».

Caso queira tratar de um novo tema, como «O programa que fala a sua idade:», aí abriria um novo tópico para tratar dele, ou seja, dessa forma, cada programa terá um tópico próprio... caso contrário, os temas ficaram misturado... por exemplo, começamos a falar do programa da "Ano de Nascimento", daí, de repente precisa voltar para o tema do "Enigma".. as postagem ficariam misturadas,  entende?.

Nesse tópico, vamos focar no Enigna, ok?

Como está o andamento do código? Tem alguma dúvida sobre alguma parte ou precisa de ajuda ou já terminou ele?

Caso tenha dúvidas sobre o código da idade ou outro código, por favor, abra um novo tópico.

No aguardo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!