Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Preciso de um Código para Pascal


Posts recomendados

Eu sou novato na programação, e então decidi optar por uma linguagem de mais fácil compreensão para iniciantes.

Bem, eu estava tentando fazer um enigma no Pascal, e até aí tudo bem, mas, eu não sei o "código" (não sei se esse é o termo correto) para que se a pessoa acertar a palavra aparecer que ela acertou, e se ela errar aparecer que ela errou.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno_HelloWorld    sim esse é o termo certo mesmo, então você precisa verificar se acetou usando o comando if assim :

if dado_digitado = enigma then
begin
  writeln("voce acertou ! . . .");
end
else 
begin
  writeln("voce errou ! . . .");
end;

se você puder postar seu código e para isso use o botão   <>   que está lá na barra de ferramentas da janela de responder, para que possamos ver como está e em que podemos ajudar .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mau pela demora... Mas o meu código é praticamente todo (na verdade é todo) de texto.

O mais complexo que fiz sozinho foi uma calculadora e um programa que fala a sua idade. Sou muito muito iniciante mesmo quando se trata de programação.

Program Enigma ;
Begin
writeln('------------------Enigma--------------------------------------------------------');
writeln;
writeln;
writeln;
writeln ( '                    Pistas');
writeln;
writeln;
write ('               Nepal'       );
write ('     8.848 m');
End.

 

O programa que fala a sua idade:

Program Pzim ;

Var ano: integer ;
    anoatual: integer;
    soma: integer;
Begin
  writeln (     'O ano em que você nasceu   ');
  writeln;
  writeln;
  writeln;
  writeln ('Quantos anos você fez ou irá fazer no ano atual?');
  readln (ano);
  writeln ('Em que ano você está?');
  readln (anoatual);
  soma := anoatual - ano ;
  
  
  writeln('Você nasceu em ', soma );
  writeln;
  writeln;
  writeln;
  writeln  
End.

 

adicionado 1 minuto depois

Obs: No programa da idade está soma porque eu peguei de um outro projeto e esqueci de editar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

12 horas atrás, Breno_HelloWorld disse:

o meu código é praticamente todo (na verdade é todo) de texto.

O mais complexo que fiz sozinho foi uma calculadora e um programa que fala a sua idade. Sou muito muito iniciante mesmo quando se trata de programação.

 

Bacana. Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

 

 

Sobre as nomenclaturas das variáveis:

12 horas atrás, Breno_HelloWorld disse:

Obs: No programa da idade está soma porque eu peguei de um outro projeto e esqueci de editar.

Justamente, é recomendado que utilizem nomenclaturas de variáveis mais próximas às suas finalidades... por exemplo:

 

12 horas atrás, Breno_HelloWorld disse:

  writeln ('Quantos anos você fez ou irá fazer no ano atual?');
  readln (ano);

Então, se o que deseja é o "quantos anos a pessoa faz ou faria no ano", um bom exemplo de nomenclatura seria qtdAnos ou idade ou janeiros ou idadeNoAnoAtual etc. Entende? A ideia é deixar o mais próximo do contexto que elas representam.

 

Da mesma forma, como você mesmo sugere, soma não ficou muito adequado, já que é justamente o oposto... uma "subtração". Umas sugestões para nomenclatura seriam anoNascimento ou anoInicial  ou nascimento etc.

 

 

Em relação as dúvidas aqui no Fórum, a orientação é que tratem apenas um código para cada tópico, ou seja, nesse sentido, nesse tópico trataríamos apenas da primeira dúvida que é relacionado a «um enigma no Pascal».

 

Caso queira tratar de um novo tema, como «O programa que fala a sua idade:», aí abriria um novo tópico para tratar dele, ou seja, dessa forma, cada programa terá um tópico próprio... caso contrário, os temas ficaram misturado... por exemplo, começamos a falar do programa da "Ano de Nascimento", daí, de repente precisa voltar para o tema do "Enigma".. as postagem ficariam misturadas,  entende?.

 

Nesse tópico, vamos focar no Enigna, ok?

 

Como está o andamento do código? Tem alguma dúvida sobre alguma parte ou precisa de ajuda ou já terminou ele?

Caso tenha dúvidas sobre o código da idade ou outro código, por favor, abra um novo tópico.

 

 

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!