Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Meu pai me pediu para verificar a possibilidade de upgrade em uma máquina que ele usa a bastante tempo (acho que é de 2008) um HP a6330br.

As configurações da placa-mãe são essas:

Foxconn 945GZ7MC - Lucknow-GL6; Micro-ATX: 24,4 cm (9,6 polegadas) x 22,4 cm (8,8 polegadas); Northbridge: Intel 945GZ; Southbridge: ICH7; Velocidade do barramento frontal 533 MHz, 800 MHz; Tipo de soquete: 775; Arquitetura de memória de canal duplo; dois soquetes DDR2 DIMM de 240 pinos; Aceita DIMMs DDR2 de 1 GB - O máximo de memória aprovado pela HP/Compaq é 2 GB; Vídeo integrado Intel GMA 950; Um PCI Express x1; Dois PCI; Portas de E/S.

E atualmente está montado assim (original): Core 2 Duo E4500; Memória RAM 2GB PC2-5300 MB/s (execução a 533 MHz); Intel GMA 950; HD 320GB 7200 RPM 8MB Cache SATA 3.0Gb/s 3.5" ou seja, já saiu da caixa sem muito jeito de dar uma melhorada nesse mequetrefe.

Veio com Windows Vista mas há alguns anos coloquei o Windows 8.1, que é, de verdade, o sistema preferido do velho e se fizer o upgrade vou usar a mesma licença para a máquina nova.

Meu pai quer alguma coisa que dure bastante tempo (esse durou uns dez anos e ainda está bem utilizável!), será usado somente para uso doméstico/escritório, navegar e o básico. Pouquíssimo uso diário. Ele queria gastar uns R$1500,00.

Talvez eu coloque um Watch Dogs, ou algum jogo mais antigo, para passar o tempo quando estiver por lá.

Pensei em aproveitar o gabinete, o HD, o leitor óptico e manter a fonte e as ventoinhas. Aí vem o pièce de résistance. Abri para ver e a bendita é uma Bestec ATX-300-12Z de 300W P/N da HP 5188-2625 (espero uns 230W dela).

Conexões: 1x 24 pin ATX; 1x ATX12V 4 pin; 2x SATA; 5x Peripheral (Molex); 1x Floppy.

Pensei nessa configuração (ele quer que tenha 16GB de RAM, então convenci a colocar 8GB agora e depois comprar outro pente igual para dual – assustei com o preço de memória):

·         placa-mãe Asus A320M-K M.2 PRIME AM4: R$318,90

·         1x Memória Crucial CT8G4DFS824A DDR4 2400mhz 8gb: R$399,40

·         Processador AMD A10 9700 3.0ghz 2MB/L2 Radeon R7 AM4 65w: R$409,98

·         SSD Now Kingston 120GB M.2 SATA 6gbps Sm2280s3/120gb: R$245,00

Total R$1.373,28

É possível fazer isso com essa fonte (conexões e potência) e gabinete ou estou viajando!?

Não acho que a potência ultrapassaria, não me preocupo tanto, principalmente pelo uso muito casual.

Tem configuração mais bacana pelo preço?

Qualquer sugestão é bem-vinda.

WP_20180125_19_37_13_Pro.jpg

WP_20180125_19_37_38_Pro.jpg

ML.png

Postado

para essa necessidade, tá um conjunto bom..

eu pegaria uma fonte mais nova e de procedencia, como uma vs400 da corsair.. se essa ai rodou esses 10 anos, é provavel q possa abrir o bico muito em breve.. reaproveitaria apenas o gabinete mesmo

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Lembrando que este AMD é um Bristol, portado do soquete FM2. Não é da família Ryzen. É um processador muuuito fraco, quiçá comparável computacionalmente ao C2D que você tem instalado aí.

Péssimo negócio.

Com 1500 eu compraria:

G4560

H110

8GB DDR4

Sobra uns 600~500 reais para SSD, fonte e talvez um gabinete.

Postado

2 horas atrás, Phoenyx disse:

Lembrando que este AMD é um Bristol, portado do soquete FM2. Não é da família Ryzen. É um processador muuuito fraco, quiçá comparável computacionalmente ao C2D que você tem instalado aí.

Péssimo negócio.

Com 1500 eu compraria:

G4560

H110

8GB DDR4

Sobra uns 600~500 reais para SSD, fonte e talvez um gabinete.

Entendi,

Assim ficaria mais interessante?

Processador Intel Pentium G4560 R$ 279,90

Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 uATX H110M-CS/BR R$ 349,90

Hd Ssd Sandisk Plus 120gb G26 R$227,49

Memória Crucial Ddr4 2400mhz 8gb Pc Desktop R$399,40

Total: R$ 1256,69

Alguma chance de esperar e o Ryzen 3 2200G caber nesse orçamento? Valeria mais a pena?

Valeu!

Postado

Muito obrigado pelas dicas, rodrigo.dcvieira e Phoenyx!

Vou aguardar alguns dias e ver se consigo montar a configuração com o Ryzen novo.

Apareceu uma oportunidade de trazer as peças da gringa, se rolar, a fonte velha vai pro espaço e dá pra até dar uma melhorada nas configs. Depois passo aqui para contar o desfecho.

Abraços! 

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Muito bem, contando o desfecho:

Como a viagem estava programada para o meio do ano combinei de comprar um SSD e instalar nesse HP para meu pai continuar usando enquanto esperava o CPU novo. Aí aproveitava esse SSD para a configuração nova.

Agora, mesmo o com SSD rodando em SATA II, meu pai falou que já está outro PC e que ele vai continuar usando assim por mais algum tempo até investir na troca!

Bom, agora minha dúvida é outra. Posso deixar o windows gerenciando a memória virtual nesse SSD ou comprometeria muito a vida útil dele? 

Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...