Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Povos,

Tenho um TP-Link WDR 4300 (com 3 antenas de 5 dBi originais) e uma Archer T6E 1300 (com as suas duas antenas de 2 dBi), só que apesar da curta distância entre os pontos, por questões de instalação, tomadas e disposição dos móveis da casa, as antenas da placa de rede ficam bloqueadas pelo computador e otras cositas más, fazendo com que o sinal chegue no computador a lindos 2% de intensidade, com sorte 6%.

Na rede 2.4 Ghz ainda consigo uns 60 a 70%, mas a velocidade fica perto de 100 Mbps.

Sim, eu já mudei a posição do roteador até onde foi possível, e do computador também, mas isso é o que temos pra hoje.

Poderia colocar um repetidor, eu sei, mas não tenho tomada pra isso no momento (menos ainda tomada em posição favorável)

Poderia avaliar a distribuição de sinal, mas meu telemóvel não é dual band. :(

Estou pensando em trocar as antenas de todos os envolvidos na rede, mas gostaria de saber até onde posso subir em potência de antena pra ter ganho, pois vejo antenas de 5, 6, 7, 8 e 9 dBi com preços próximos e não sei bem o que comprar.

A compra mais interessante do momento é um quinteto de antenas 7 dBi.

Então, isso ajudaria?

Troco só as antenas da placa?

Agradeço quaisquer opiniões.

• Membro VIP
Postado

@ciro-mota eu ia adquirir as 5 de uma vez, mas o tempo pra conseguir fechar o pedido era curto e posterguei a ideia até achar as antenas certas.

Achei umas Super Power Suply na Amazon mas os comentários são dúbios, e achei esquisito eles especificarem antena pra roteador X ou Y no pacote.

Tem diferença entre as marcas?

@edu.dnb obrigado, a altura ajuda, mas não resolve, pois o roteador já está no ponto mais alto que pode ficar. :(

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Evandro disse:

Achei umas Super Power Suply na Amazon mas os comentários são dúbios, e achei esquisito eles especificarem antena pra roteador X ou Y no pacote.

Tem diferença entre as marcas?

Nunca parei para avaliar isso, talvez tenha alguma diferença de construção sim, para confirmar só dando uma olhada no datasheet de cada uma.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, edu.dnb disse:

Placa de rede

Não entendi.
A placa de rede também não tem como alterar isso, não tem prateleira, e a geladeira continua no caminho. ;) 

2 horas atrás, ciro-mota disse:

Nunca parei para avaliar isso, talvez tenha alguma diferença de construção sim, para confirmar só dando uma olhada no datasheet de cada uma.

O que preciso ver pra saber da qualidade?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado
Citação

O que preciso ver pra saber da qualidade?

Como eu disse acima, nunca parei para olhar isso a fundo. Tenta comparar o datasheet de ambas e ver as diferenças. Qualquer coisa posta ai para a gente dar uma olhada.

• Curtir 1
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Retomando o assunto..

Algumas antenas que achei:

Antena de 5 dBi (para a placa)

Pacote com 3 SuperPowerSuply de 9 dBi

Outro modelo da SuperPowerSuply de 9 dBi

Outro kit com 3 de 9 dBi da SuperPowerSuply, mas outro modelo

Mesmo modelo da acima, mas duas, que seriam para a placa

Kit com 3 de 7 dBi da Mobile Computing Solutions

Kit com 3 de 9 dBi da LoveCam

Não fica muito longe das antenas que achei no ML:

Antena de 7 dBi alfa

Antena de 5 dBi curtinha (para a placa)

Só que, nessa brincadeira toda, o preço das antenas é quase o de um roteador novo ou de um repetidor (que é minha última opção, mas parece que vai ser a que funcionará).

OK, os roteadores que vi tem antenas de 5 dBi e a vantagem que ganho é ter banda ac e mais antenas (o que não resolve meu problema, certo?)

Não consegui ver nas informações disponíveis qual antena seria melhor, pelo que pesquisei, essas da SuperPowerSuply tem "dois circuitos diferentes" dentro dessa capinha plástica, num fio só, enquanto a original do roteador tem um desenho diferente.

Postado

@Evandro

13 horas atrás, Evandro disse:

Só que, nessa brincadeira toda, o preço das antenas é quase o de um roteador novo ou de um repetidor (que é minha última opção, mas parece que vai ser a que funcionará).

OK, os roteadores que vi tem antenas de 5 dBi e a vantagem que ganho é ter banda ac e mais antenas (o que não resolve meu problema, certo?)

Cara, da uma olhada no Archer C60. A partir da versão 2.0 ele tem a tecnologia Beamforming, acredito que seu T6E também tenha. E tem antenas externas.

Esse roteador não custa caro.

Eu fiz uns testes com o Archer C8 + T9E e mesmo com sinal fraco a largura de banda se manteve alta e em boa velocidade.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, edu.dnb disse:

@Evandro

Cara, da uma olhada no Archer C60. A partir da versão 2.0 ele tem a tecnologia Beamforming, acredito que seu T6E também tenha. E tem antenas externas.

Esse roteador não custa caro.

Eu fiz uns testes com o Archer C8 + T9E e mesmo com sinal fraco a largura de banda se manteve alta e em boa velocidade.

É desse roteador que estou falando, pena as antenas não serem destacáveis.

1 hora atrás, ciro-mota disse:

Espalhar Ubiquiti's Unifi pela casa, se tornaria muito caro para você? Acredito que elas atenderiam ao que precisa.

Mal tem tomada pro ventilador aqui. :D

Por isso o repetidor é último recurso, mas um UU desses é muito caro, dá pra comprar um roteador bem caprichado pelo preço dessas frigideiras.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Testei hoje o roteador onde poderia ficar o repetidor e.. a 5 GHz foi pra 12%, isso se eu não sentar no PC, senão cai pra 6. (eu fico no meio do caminho).

Na 2,4 o sinal piorou. :(

Esta tomada fica a uns 2,5 m do PC, só que tem parede em diagonal (outra vez..).

Vai ter que ser antena então, a dúvida é se só no roteador ou se na placa também, já que não sei se as atuais do roteador cairiam bem á plaquinha.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

OK, de volta ao jogo, já que mudar um pouco a posição do PC ajuda bastante, e a do roteador um pouco, e sigo com conexão ruim.

Enquanto isso, no telemóvel o sinal pega e pega forte na rede 5 GHz. :(

Estou pensando nesta antena para a placa:

SuperPowerSuply 8 dBi

(não pelo ganho, mas pelo preço)

E uma destas para o roteador:

SuperPowerSuply 9 dBi Modelo 1

SuperPowerSuply 9 dBi Modelo 2

(preferencialmente a primeira, mais bonitinha, aí minha senhora não reclama muito)

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Pessoas, finalmente as antenas chegaram.

As de 8 dBi, achatadinhas, são macho.. cego é f.. :D

Bem, antes de instalar eu testei o "calor" da rede com um aplicativo para o telemóvel e vi que o sinal nem é tão fraco assim ao redor do gabinete, o problema principal era mesmo na recepção com antenas muito pequenas.

Instalei as antenonas de 9 dBi no roteador, e usei as antenas dele na plaquinha, e o sinal saiu de 4% para 12-18% aqui no PC, usei bastante esses dias, baixando coisas, subindo bastante coisa, e nada de problema, travamento ou instabilidade na rede 5 GHz.

A 2.4 foi pra mais de 80%.

Obrigado pela ajuda!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!