Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde;

Galera;

Tenho uma dúvida;

Minha placa de vídeo está superaquecendo somente quando jogo. A temperatura chega aos 80 graus e o computador reinicia, mas, consigo jogar alguns minutos. De vez em quando chega ao uns 65 graus e também reinicia. Temperatura geral idle, por volta de 45 graus todos os elementos.

Apesar do consumo de eletricidade estar em alta performance, de acordo com o AIDA 64, tensão do processador oscila muito, de vez em quando que eu ligo ele, o mesmo não reconhece o Cooler do processador, apitando e voltando para o inicio para que entre na Bios para reiniciar de lá.

Fonte completamente testada(todos os conectores), apresentando todas as voltagens de funcionamento Ok.

Outra variação notada através do AIDA 64, é que essas voltagens da fonte oscilam muito sempre para baixo.

Detalhe: 

Gabinete completamente limpo, pasta térmica de ambos os Coolers devidamente trocada, sendo que fora colocado da marca TP-30 da PC Yes.

Configuração:

Processador: FX 8350 Vishera;

Cooler Processador: Thermaltake NIC 5

Paca mãe: ASUS - M5 A97 R2.0 

Placa de Vídeo: R9 390X 512 bits GDDR 5 - G1 séries da Gigabyte;

Fonte: Corsair CX750

Memória Ram: 8GB DDR 3 Kingston

Postado

joga com o gabinete fechado? esta fazendo overclock em algum componente? ja tentou criar uma curva de fan personalizada no msi afterburner?

Postado
32 minutos atrás, Fabio Luiz Cordeiro da Silva disse:

Boa tarde;

Galera;

Tenho uma dúvida;

Minha placa de vídeo está superaquecendo somente quando jogo. A temperatura chega aos 80 graus e o computador reinicia, mas, consigo jogar alguns minutos. De vez em quando chega ao uns 65 graus e também reinicia. Temperatura geral idle, por volta de 45 graus todos os elementos.

Apesar do consumo de eletricidade estar em alta performance, de acordo com o AIDA 64, tensão do processador oscila muito, de vez em quando que eu ligo ele, o mesmo não reconhece o Cooler do processador, apitando e voltando para o inicio para que entre na Bios para reiniciar de lá.

Fonte completamente testada(todos os conectores), apresentando todas as voltagens de funcionamento Ok.

Outra variação notada através do AIDA 64, é que essas voltagens da fonte oscilam muito sempre para baixo.

Detalhe: 

Gabinete completamente limpo, pasta térmica de ambos os Coolers devidamente trocada, sendo que fora colocado da marca TP-30 da PC Yes.

Configuração:

Processador: FX 8350 Vishera;

Cooler Processador: Thermaltake NIC 5

Paca mãe: ASUS - M5 A97 R2.0 

Placa de Vídeo: R9 390X 512 bits GDDR 5 - G1 séries da Gigabyte;

Fonte: Corsair CX750

Memória Ram: 8GB DDR 3 Kingston

Cara, 65º não é temperatura para desligamento, 80º creio eu que também não, tenta deixar o cooler da placa no 100%, baixe o MSI Afterburner.

Em quanto fica o processador jogando?

Postado
6 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

joga com o gabinete fechado? esta fazendo overclock em algum componente? ja tentou criar uma curva de fan personalizada no msi afterburner?

Já, inclusive o afterburner está ligado e coloco para funcionar os coolers à 100% perto de 70 graus, mesmo assim, continua superaquecendo até reiniciar. detalhe, os coolers ficam funcionando em 3600 RPM.

O que me deixa meio preocupado com essa situação, foi que esse problema começou depois que coloquei o NIC 5.

até então, o superaquecimento era no processador. depois de instalado, eram raras as vezes que reiniciava, tornando essa prática mais constante, inclusive com o gabinete aberto e um ventilador de 8 pás funcionando no máximo.

Obs: sempre joguei com ele fechado, tanto é que estou nele e, está idle com 48 graus.

adicionado 2 minutos depois
9 minutos atrás, fabioboito disse:

Cara, 65º não é temperatura para desligamento, 80º creio eu que também não, tenta deixar o cooler da placa no 100%, baixe o MSI Afterburner.

Em quanto fica o processador jogando?

O processador chega ao máximo em 55 graus, mas, teve uma época que o superaquecimento era nele, quando eu tinha um water cooler. depois que passei pro NIC 5, o foco passou a ser a Placa de vídeo.

adicionado 7 minutos depois
17 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

Inclusive, não estou fazendo nenhum Overclock, pois, os jogos rodavam sem problemas. Jogando Battlefield One e equivalentes.

Postado

deixa o plano de energia em modo equilibrado e nas configurações da radeon deixa eficiência energética e chill ativados pra ver se minimiza o problema

aBfuhFN.png

Postado
14 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

deixa o plano de energia em modo equilibrado e nas configurações da radeon deixa eficiência energética e chill ativados pra ver se minimiza o problema

aBfuhFN.png

Fiz como você mencionou, o que aconteceu que me deixou pensativo foi que assim que liguei o Afterburn e o AIDA64, e comecei a fazer o teste de estabilidade do sistema, tudo ficou travando pra caramba. Inclusive tive que reiniciar o teste, pois os programas travaram.   

Postado

quais testes você esta fazendo no aida 64? alguns testes realmente travam o pc momentaneamente

Postado
2 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

quais testes você esta fazendo no aida 64? alguns testes realmente travam o pc momentaneamente

O teste de estabilidade, mas, nunca deu travamento...

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, Fabio Luiz Cordeiro da Silva disse:

O teste de estabilidade, mas, nunca deu travamento...

Se a placa-mãe estiver ruim, pode ocasionar todos esses problemas?

Postado

enfim minhas ultimas sugestões são verificar se sua bios e drivers estão atualizados, se possível definir manualmente a tensão do seu processador para 1.375, testar a temperatura com o core temp ou real temp, utilizar o prime 95 e selecionar o teste small FFT para estressar o processador e utilizar o msi kombustor pra estressar a placa de video

Postado
2 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

enfim minhas ultimas sugestões são verificar se sua bios e drivers estão atualizados, se possível definir manualmente a tensão do seu processador para 1.375, testar a temperatura com o core temp ou real temp, utilizar o prime 95 e selecionar o teste small FFT para estressar o processador e utilizar o msi kombustor pra estressar a placa de video

Sim, os drivers e Bios estão atualizados, O próprio teste do AIDA 64 tem o teste de estabilidade, na qual processador e placa de vídeo são testados no máximo. Quando deixo o afterburn ligado junto demora um pouco mais para subir a temperatura da VGA, mas, sobe devagar até chegar o ponto de reiniciar. Processador no 100% chega ao máximo em 64 graus, mas, como mencionado anteriormente, quando a refrigeração era por water cooler, o processador era quem esquentava e a VGA não...isso que está me deixando confuso.

Postado

realmente não faz sentido, ja verificou se não tem nenhum cabo impedindo os coolers de girar corretamente? tenta colocar a sua placa de video em outro slot e veja como se comporta e reseta a bios

Postado
3 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

realmente não faz sentido, ja verificou se não tem nenhum cabo impedindo os coolers de girar corretamente? tenta colocar a sua placa de video em outro slot e veja como se comporta e reseta a bios

Os Coolers estão girando bem, chegando à 3600 RPM, cada(placa de vídeo). Agora se passar para outro slot, no caso PCI-Ex 1x, não vai dar problema de perda de velocidade de processamento ou algo parecido?

Postado

de acordo com o site do fabricante sua placa-mãe tem outra porta Pci Ex (preta) porém não sei afirmar se ela trabalha em x16 ou x4 pois no site a informação a respeito disso esta confusa mas teste ai

geLZBhQ.png

Postado
39 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

de acordo com o site do fabricante sua placa-mãe tem outra porta Pci Ex (preta) porém não sei afirmar se ela trabalha em x16 ou x4 pois no site a informação a respeito disso esta confusa mas teste ai

geLZBhQ.png

Bro, coloquei no outro slot, o preto. aconteceu o seguinte: o superaquecimento no teste extremo chegou à 72 Graus travados caindo para 69, 70, ou seja, superaquecimento cessou. Agora quando coloco o jogo o pc reinicia...vou desinstalar o driver de vídeo e instalar novamente. acho que deve ser a MOBO que já era mesmo...

Postado

Boa noite.

O computador sempre teve esse comportamento? Ele reinicia somente sob estresse? Já fez testes separados?

Estresse primeiro o processador, depois somente a placa de video. A R9 390X possui três sensores de temperatura. Por desencargo, execute o GPU-Z na aba Sensors enquanto estressa a placa de video e informe o valor máximo das seguintes temperaturas:

"VRM Temperature 1", "VRM Temperature 2"

Sei que já informou que a temperatura da GPU atinge 80ºC, mas seria bom informar novamente essa temperatura durante o estresse para uma melhor análise.

Instale a placa no primeiro slot novamente, pois esse slot preto trabalha a 4X, o que a limita um pouco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...