Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, amigos!

Tenho um som multilaser (comprei faz dois anos) basicão, mas muito bom (atende as minhas necessidades).

Porém há 2 meses atrás percebi algo de estranho: com o carro desligado a um bom tempo e o som também (o sistema elétrico estava configurado para que o som pudesse funcionar mesmo com o carro desligado), fui tirar o pen-drive inserido e percebi que o mesmo estava "pelando" de quente. Achei estranho...

Aí carreguei o pen-drive com novas musicas e quando fui usar o aparelho de som, ele ligou (acendeu as luzes, mudou as funcoes no display e tal), porém saiu som de jeito nenhum. Achei que era mal contato. Fiz todos os testes para ver se algum fio estava mal encaixado ou mesmo rompido e tive certeza que não era este o problema. Achei que era aquecimento. Então desfiz a ligação que fazia com que ele pudesse ser usado mesmo com o carro desligado (para que ele esfriasse quando o carro estivesse desligado), e nada. Desmontei o aparelho troquei a pasta termica dos dois CI, e nada também. Aí, ontem, mexendo nele, percebi algo padrão: quando eu ligo o som sem os cabos dos falantes do carro e, depois de ligado, eu ligo os cabos dos falantes, ele pega normalmente.

Qual componente deverá estar com problema e deve ser trocado?

Se puderem me ajudar ficarei grato, pois atualmente não posso comprar um novo.

Segue anexo as fotos.

P_20180128_161046.jpg

P_20180128_161808.jpg

P_20180128_161902.jpg

P_20180130_145035.jpg

• Coordenador
Postado

è provável que seja o CI amplificador , mas faça testes de continuidade nos falantes, pode ter algum com baixa resistência e desarmando a saída de som....

Postado

Testei todos os falantes. Em continuidade, deu zero e apitou. Com o multímetro em 100 Ohms, a medição de cada falante deu 4,5 Ohms.

adicionado 3 minutos depois

Ontem, eu fui na loja de eletrônica comprei o TDA de 15 pernas aí do circuito e troquei ele, achando que ele era a peça que amplificava o som (a tal saída que geralmente o pessoal diz que queima) e que, substituindo o TDA, resolveria o problema. Removi o original, soldei o novo. O som ficou bem melhor, mas o problema de display aceso e som mudo permaneceu.

• Coordenador
Postado

Ok, com essa medida (4,5 Ohms) os falantes estão bons, o problema ai pode ser o CI mesmo. Teria que trocá-lo para testes!...

Postado

Qual transistor seria o CI amplificador?

O quadradinho ( que tem numeração 78M05) da direita da foto ou o que fica em frente ao TDA (cuja a numeração é 78L09)?

Ou será que é SMD?

Em 30/01/2018 às 22:37, Guga1981 disse:

P_20180128_161902.jpg

P_20180130_145035.jpg

Postado
Em 02/02/2018 às 00:00, Gustavo Monteiro Gonçalves disse:

Testei todos os falantes. Em continuidade, deu zero e apitou. Com o multímetro em 100 Ohms, a medição de cada falante deu 4,5 Ohms.

adicionado 3 minutos depois

Ontem, eu fui na loja de eletrônica comprei o TDA de 15 pernas aí do circuito e troquei ele, achando que ele era a peça que amplificava o som (a tal saída que geralmente o pessoal diz que queima) e que, substituindo o TDA, resolveria o problema. Removi o original, soldei o novo. O som ficou bem melhor, mas o problema de display aceso e som mudo permaneceu.

Esse que você indicou na foto é o TDA de 15 pernas que eu troquei. Como eu disse, o som ficou bem melhor, mas o problema de display aceso e som mudo permaneceu.

• Coordenador
Postado

Desculpe minha falta de atenção!

Se você tiver um multímetro, teste as tensões desses reguladores ai, o principal seria o da esquerda da foto (o maior), 78M05, ele é o que fornece alimentação para a porta USB e para o CI que faz a leitura, o outro regulador 78L09 deve ser responsável pelo rádio e painel, teria que seguir as trilhas!...

Teste as tensões do regulador 78M05, se ele estiver entregando uma tensão diferente de 4,95V a 5,1V ele estará com defeito ou o CI controlador de áudio queimou! Isso pode ser descartado se o som do rádio esta perfeito! Se não estiver perfeito, infelizmente não compensa o reparo! (Nem sei se existe esses CIs "Originais", à venda nas lojas de eletrônica!)...

• Coordenador
Postado
Em 04/02/2018 às 17:11, Gustavo Monteiro Gonçalves disse:

@Bcpetronzio Não tenho palavras para demonstrar minha gratidão pelo interesse e atenção em me ajudar a resolver este problema!

Vou testar as tensões dos reguladores e te dou um retorno!

Estamos aqui é para ajudar mesmo! É sempre um prazer!

1 hora atrás, Gustavo Monteiro Gonçalves disse:

Testei os dois reguladores de tensão:

O 78L09 está tendo 8,98 volts de saída e o 78M05 está tendo 5,01 volts de saída.

Pelo jeito o problema está justamente no CI controlador de áudio. Game over.... :(

Era o que eu não queria ler! Infelizmente o CI estará queimado!...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...