Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera que entende de Overclock:

No momento eu tenho a seguinte configuração:

Processador: AMD Ryzen 7 1700

Placa de vídeo: GEFORCE GTX 1060 6GB

Placa-mãe: ASUS PRIME B350-PLUS

Memória: HyperX FURY 16GB 2x8GB 2133Mhz DDR4 CL14 Black

Fonte: Corsair CX500 80Plus

Se precisar de mais informações você pode ver em meu perfil

Estou usando meu Ryzen 1700 a 3.95 Ghz e o Overclock está super estável, porém eu tenho uma dúvida:

Pra eu conseguir os 3.95 Ghz preciso setar o Core Voltage em 1.431, até ai tudo bem (por mais que seja um valor alto, não sofro problemas com temperatura). Mas meu objetivo era atingir os 4Ghz porém eu não consigo de jeito nenhum, chego a setar meu core voltage nos incriveis 1.50 mas mesmo assim não adianta, ele simplesmente congela a tela do PC durante os testes do CineBench.O máximo que consegui foi 3.95 Ghz mesmo.

Isso seria algum problema da fonte que não está aguentando ou eu estou configurando errado meu Overclock? Segue imagem da configuração abaixo:

DSC_0021.thumb.JPG.c7b5b28b8ea2a3cd5ed2511876d5496f.JPG

Apenas modifiquei o Core Ratio, o Core Voltage e setei o Load Line Calibration para extreme

Postado

4Ghz com tensão  de 1,4v ou menos e realmente 100% estável é difícil até com o 1800X, que possui chance maior maior na "loteria". Em 3,9Ghz eu deixo em 1,3875 no Load Line no turbo, porém para 4Ghz eu tenho que colocar 1,4v+.

Você chegou no limite da arquitetura e do processo de fabricação atual da mesma.Para conseguir um overclock maior só com a próxima geração.O máximo que poderia fazer é testar estabilidade com uma tensão ligeiramente menor, pois quando passa de 3,95GHz a tensão necessária para estabilizar realmente sobe muito.

Postado
7 minutos atrás, SamucaFO disse:

4Ghz com tensão  de 1,4v ou menos e realmente 100% estável é difícil até com o 1800X, que possui chance maior maior na "loteria". Em 3,9Ghz eu deixo em 1,3875 no Load Line no turbo, porém para 4Ghz eu tenho que colocar 1,4v+.

Você chegou no limite da arquitetura e do processo de fabricação atual da mesma.Para conseguir um overclock maior só com a próxima geração.O máximo que poderia fazer é testar estabilidade com uma tensão ligeiramente menor, pois quando passa de 3,95GHz a tensão necessária para estabilizar realmente sobe muito.

1.431V: Essa foi a tensão mínima que eu consegui para rodar a 3.95Ghz estável. Será que eu me dei bem nessa "loteria"? ou essa tensão para rodar a 3.95Ghz ainda é muita alta?

Outra pergunta: Então realmente cheguei no limite do processador? Não consigo ir para 4Ghz? Pois eu tentei ir aumentando a tensão até chegar aos incríveis 1.50V, mas dai eu decidir parar por ai pois tinha medo de dar algo errado e levar meu dinheiro investido embora em questão de segundos hehheh.

• Membro VIP
Postado

Sim. Poucos conseguem 4GHz, e quando o fazem é a custa de muito vcore.

E com uma B350 com VRM de 4 fases eu não aconselho estressar mais a placa, vai degradar sua vida útil.

Postado
13 horas atrás, Phoenyx disse:

Sim. Poucos conseguem 4GHz, e quando o fazem é a custa de muito vcore.

E com uma B350 com VRM de 4 fases eu não aconselho estressar mais a placa, vai degradar sua vida útil.

Ok, obrigado pela resposta amigo. Estou seguro fazendo OC para 3.95Ghz a 1.431v? Ou estou estressando demais meu processador/placa-mãe?

• Membro VIP
Postado

Até 1.45v acho seguro, se tiver boa refrigeração tanto no CPU quanto no VRM. Qual a temperatura do seu VRM em jogos, aplicações?

Outra coisa, antes deste OC aí eu teria subido as memos pra pelo menos 2666MHz.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Phoenyx disse:

Até 1.45v acho seguro, se tiver boa refrigeração tanto no CPU quanto no VRM. Qual a temperatura do seu VRM em jogos, aplicações?

Cara a temperatura do VRM confesso que nunca chequei, somente a do processador que, em full load fica entre 70 e 74°C, e em jogos fica entre 50 e 60°C.

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

Outra coisa, antes deste OC aí eu teria subido as memos pra pelo menos 2666MHz.

Sobre as memórias, eu não entendo nada sobre overclock de memória por isso nunca tentei mexer. A unica vez que tentei mexer e subir pra 2666 MHz, meu PC nem deu mais video e tive que dar clear CMOS. Não achei nenhum video ou tutorial na internet sobre overclock de memórias nessa placa-mãe.

Outra dúvida, se minhas memórias são 2133 MHz, é possível aumentar para 2666MHz?

• Membro VIP
Postado

@Guilherme Engel Sim, é possível. Tem um monte de vídeos no YT ensinando como subir as memos no Ryzen, aliás ajudei em vários tópicos por aqui e postei tmb vários destes vídeos, se quiser dá uma fuçada no meu profile que você acha.

Meu VRM, sem overclock no CPU atualmente, fica na casa dos 60ºC em idle. Sobe para ~70º em load. Gabinete bem refrigerado.

O seu em 3.95GHz e esta tensão acredito que esteja batendo fácil os 100ºC, o que até aí não é alarmante, mas se passar disso continuamente terá degradação no circuito regulador de tensão. Geralmente o usuário nem se dá conta disso, apenas percebe que não consegue mais aquele overclock estável de antes, tendo que diminuir tensão e clocks gradativamente

• 5 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

@Essel Vai depender dos games, mas acho que 3.7GHz já segura de boa a sua VGA.

Seu processador chegou a bater 100% alguma vez?

Eu colocaria estas suas memórias pra trabalhar mais rápido isso sim.

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...