Ir ao conteúdo

Msi Fx5900xt Vtd128 Vs. Ati Radeon 9800pro

Eduardo Nogueira

Posts recomendados

Postado

Cara, as duas são placas excelentes.

A 9800 Pro (as mais novas) podem ser transformadas facilmente em 9800 XT, ou seja, uma das placas topo de linha hoje no mercado. Em Benchmarks as 9800 Pro e XT são extremamente rápidas.

As 5900XT podem, em alguns casos, terem o clock elevado das memórias até 1ghz, e a GPU em 450mhz, ficando mais rápidas do que as 5950 Ultra. Toda a série Nvidia 5900 perde em Benchmarks para as Raden 9800, mas em jogos (ou seja, usadas na prática) elas são bem mais velozes do que a sério 9800 pro e 9800xt.

As 5900xt também estão levemente mais baratas com relação às radeon 9800 pro, e existe essa 5900xt da Prolink (eu tenho essa, excelente) que tem um visor de cristal líquido, com luzinha e bla bla bla.

Se você usar também bastante ambiente de trabalho, e programas pesados como Photoshop, etc, as Radeons se dão um pouco melhor do que as nvidia, e em alguns casos têm até o dobro do desempenho das nvidia. Claro que isso não se atribui a todos os casos.

Enfim, se você levar sorte e comprar uma 5900xt com grande poder de over, e o fizer, vai ter uma placa mais rápida do que as 9800xt até em benchmarks, e não só em jogos, e pagará mais barato, agora, se você gosta de benchmarks, e certeza de um bom over, além de trabalhar com ambientes profissionais, leve a 9800.

As 5900 esquentam menos que as 9800. São placas competitivas, e que têm um desempenho de MÉDIA GERAL, igual.

Valeu

abraço

Vinícius

Vinícius

Postado

O motivo pelo qual quero comprar uma dessas duas placas é o de jogar! Gosto de jogos pesados (Far Cry, Doom e etc...). Pelo que percebo, para jogos, essa MSI FX5900XT VTD128 é uma melhor opção...certo?

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@03 set 2004, 11:37

O motivo pelo qual quero comprar uma dessas duas placas é o de jogar! Gosto de jogos pesados (Far Cry, Doom e etc...). Pelo que percebo, para jogos, essa MSI FX5900XT VTD128 é uma melhor opção...certo?

É isso aí, ainda mais se tu fizer um overzinho, vai bater todas as placas do mercado, só não as séries das Radeon x800 e Nvidia 6800. Jogos é com as nvidia.

valeu

abraço

vinícius

Postado

Beleza Vinícius. Qual programa você utiliza para overclocar a sua placa de video? quais você recomenda? e onde eu poderia encontra-los? Outras pessoas que souberem, também podem postar aí, por gentileza.

Grato mais uma vez...valeu!

Postado

se você quer uma placa excelente para games, sem duvida é a MSI radeon 9800pro . Tem um otimo poder de over , e mesmo em stock bate muita FX da vida ai...

Seu preco é mais baixo do q a FX concorrente . Vale lembrar tambem q o suporte as instrucoes do directX9 é melhor nas radeon do nas Fx , principalmente em pixel shader 2.0

Postado
Postado Originalmente por andredasilva@05 set 2004, 21:38

Comparando essas duas placas, a Radeon 9800 Pro leva vantagem na utilização de filtros

Errado, ao ligar os filtros as nvidia batem as ati.

:)

Postado
Postado Originalmente por Pedro Gattas@05 set 2004, 19:03

se você quer uma placa excelente para games, sem duvida é a MSI radeon 9800pro . Tem um otimo poder de over , e mesmo em stock bate muita FX da vida ai...

Seu preco é mais baixo do q a FX concorrente . Vale lembrar tambem q o suporte as instrucoes do directX9 é melhor nas radeon do nas Fx , principalmente em pixel shader 2.0

errado de novo.

ao ligar filtros e etc, e na prática, em games mesmo, as nvidia batem as ati.

Outra coisa, paguei 210 dólares na minha 5900xt, enquanto a 9800pro tá 230 dólares.

benchmarks = Radeon 9800 pro / xt

jogos = FX5900 XT / Ultra

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@03 set 2004, 11:55

Beleza Vinícius. Qual programa você utiliza para overclocar a sua placa de video? quais você recomenda? e onde eu poderia encontra-los? Outras pessoas que souberem, também podem postar aí, por gentileza.

Grato mais uma vez...valeu!

aí cara, tipo, tem muitos programas bons. O Riva Tuner, Power Strip, entre outros.

A minha placa da ProLink veio com um programa para fazer overclock junto, o Patrolman, muito bom, mas não sei se funciona para outras placas.

Valeu aí

abraço

Vinícius

Postado

em suporte a directX9 as ATI levam vantagem , voce lembra quando foi lancada a FX 5800U q em varios games foram notados erros de shaders e baixo desempenho com o mesmo , mesmo com o lancamento da FX5900 e aprimoramento de drivers , varios problemas de shader ainda ocorrem. Observe testes com half life 2 , é um game q abusa do pixel shader 2.0 , da para notar q o desempenho das 9800 é bem superior ao das FXs concorrentes .

Veja o teste do Farcry , ocorreu mais um erro de imagem da Fx

http://graphics.tomshardware.com/graphic/2.../farcry-04.html

Postado
Postado Originalmente por Pedro Gattas@05 set 2004, 22:19

em suporte a directX9 as ATI levam vantagem , voce lembra quando foi lancada a FX 5800U q em varios games foram notados erros de shaders e baixo desempenho com o mesmo , mesmo com o lancamento da FX5900 e aprimoramento de drivers , varios problemas de shader ainda ocorrem. Observe testes com half life 2 , é um game q abusa do pixel shader 2.0 , da para notar q o desempenho das 9800 é bem superior ao das FXs concorrentes .

Veja o teste do Farcry , ocorreu mais um erro de imagem da Fx

http://graphics.tomshardware.com/graphic/2.../farcry-04.html

O que houve com a FX 5800/ 5800 Ultra?Parece que a nVidia abandonou essa placa.O mesmo não ocorreu com a FX 5700 ou a FX 5900.E olha que a FX 5800 é uma ótima placa.Ela parece ser rara aqui no Brasil. :(

Postado

O que houve com a FX 5800/ 5800 Ultra?Parece que a nVidia abandonou essa placa.O mesmo não ocorreu com a FX 5700 ou a FX 5900.E olha que a FX 5800 é uma ótima placa.Ela parece ser rara aqui no Brasil. 

Essa placa parou de fabricar a algum tempo dando lugar a 5900 . A principal causa foi a sua refrigeracao .

Postado

Eduardo Nogueira Postado em 05 set 2004, 22:50

Uau, o desempenho da 9800Pro é excelente!!! Poderiam me dizer qual o melhor fabricante de placas de vídeo com esta GPU??? Qual sua faixa de preço???

Valeu!!! 

Melhor fabricante na minha opiniao é a MSI , pois é muito bem refrigerada e permite overclocks . Seu preco esta na faixa de r$ 800,00

Postado

Ok pessoal, procurei reunir mais informações sobre estas placas. Agora estou a procura dos referidos modelos abaixo, ambos fabricados pela MSI:

1) FX5900XT VTD128 (http://www.msi.com.tw/program/products/vga/vga/pro_vga_detail.php?UID=534)

2) RX9800PRO TD128 (http://www.msi.com.tw/program/products/vga/vga/pro_vga_detail.php?UID=576)

Encontrei um site mostrando em tabelas várias características de placas ATI, NVIDIA e outras. Neste site obtive as seguintes informações sobre ambas:

1) MSI FX5900XT VTD128 (http://rosted.sites.uol.com.br/vga_images/02vga_nvidia.html)

* Clock GPU: 390Mhz

* Clock Memórias: 700Mhz

* Barramento Memórias: 256Bits DDR

* Pipes/Texturas: 4 x 2

* Taxa Transferência: 22,4 Gb/s

2) RX9800PRO TD128 (http://rosted.sites.uol.com.br/vga_images/03vga_ati.html)

* Clock GPU: 380Mhz

* Clock Memórias: 680Mhz

* Barramento Memórias: 256Bits DDR

* Pipes/Texturas: 8 x 1

* Taxa Transferência: 21,7 Gb/s

Olhando assim, parece que a Geforce ganha né, são tantos os testes comparando ambas...continuem mandando suas opiniões. Deve ter muita gente querendo saber qual é a melhor mesmo, especialmente para os jogos atuais (Doom3, Far Cry e etc)...Vamos postar aí pessoal!! :D

Postado

realmente , as FX sao placas mais "brutas" , porém menos eficientes do q a radeon devido a sua arquitetura. Olhe o link dos testes de desempenho q eu postei acima , você vera q na maioria dos games e benchmarcks a radeon leva vantagem , e com filtro ligado então , nem se fala...

Postado

errado de novo.

Se você acha q isso ocorre , olhe os teste do tomshardware q eu postei aqui , prova q tanto em benchmarcks como em games as radeon sao muito melhores do q as FX . Inclusive tem um teste do nascar 2004 com filtros ligados q a radeon 9500pro ta dando mais desempenho do q uma FX5900xt

A grande diferenca entra as fx5900 e radeon 9800eh a arquitetura , na radeon mesmo com clock inferior , bate essas FX , pois a arquitetura é melhor e da prioridade a directX9 ao invés de priorizar OpenGL , q é o caso das Fx

Postado
Postado Originalmente por Pedro Gattas@06 set 2004, 11:09

errado de novo.

Se você acha q isso ocorre , olhe os teste do tomshardware q eu postei aqui , prova q tanto em benchmarcks como em games as radeon sao muito melhores do q as FX . Inclusive tem um teste do nascar 2004 com filtros ligados q a radeon 9500pro ta dando mais desempenho do q uma FX5900xt

A grande diferenca entra as fx5900 e radeon 9800eh a arquitetura , na radeon mesmo com clock inferior , bate essas FX , pois a arquitetura é melhor e da prioridade a directX9 ao invés de priorizar OpenGL , q é o caso das Fx

pois é, mas olha doom 3, quem roda melhor? Fx5900xt. Quake 3, quem roda melhor? Fx5900xt. Collin McRae, fx5900 de novo.

O negócio é que são placas extremamente competitivas e é muito difícil dizer quem é melhor.

Realmente, Tom's Hardware é um site muito bom, com ótimos testes, mas os últimos drivers da nvidia, como o 61.77 já otimizaram bastante a qualidade das fx com relação ao directx9.

E realmente, Opengl nas 5900 é consideravelmente melhor.

É difícil dizer se uma é melhor que a outra, aí vem aquele negócio de preferência de marca e do tipo dos jogos.

Se o cara vai jogar doom 3, com certeza pega uma série fx5900, a não ser que a ati melhore consideravelmente um driver para as radeon 9800.

Vem de cada um. eu particularmente prefiro as 5900, mas não me arrependeria NEM UM POUCO de comprar uma 9800 pro e transformar em 9800xt.

valeu

abraço

vinícius

Postado

veja o teste do doom 3

http://graphics.tomshardware.com/graphic/2...9/doom3-02.html

Note q mesmo o jogo sendo OpenGL as ATI 9800 estão pau a pau com as FXs.

E a respeito de ser OpenGl ou Direct3d , vale lembrar q a maioria dos games sao Direct3d , e mesmo os q sao OpenGl as 9800 se saem otimas , quase empatando com o desempenho das Fx , e muitos games com OpenGl a radeon9800pro bate a FX quando ativa os filtros.

Postado

É Pedro Gattas, o teste feito no link que você mostrou, mostra ótimos resultados com a ATI. Infelizmente não compara a 9800Pro, só as 9800XT para cima. A 9800XT, sem dúvida é melhor q a 5900XT, pois esta ATI concorria com a 5900 Ultra, que infelizmente sumiu do mercado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...