Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maquina virtual com windows 10


SSPGSS

Posts recomendados

Galera, to querendo praticar e estudar algumas coisas e me parece que a criação de uma maquina virtual é uma excelente opção, porém é algo q pra mim é completamente novo, então tenho diversas duvidas.

1 -É possível acessar a internet na VM usando o mesmo ip da maquina real ?

2 - É possível criar uma rede de compartilhamento entre a VM e o host que só possa ser acessado por essas duas maquinas ? caso possa fazer isso, também funcionaria se o SO da VM fosse ubuntu ??
3 - Tem como acessar remotamente a VM pela maquina real ?

4 - Em relação a segurança, caso exista um vírus na maquina real, esse vírus também teria acesso a maquina virtual ? a maquina virtual seria uma boa opção pra realizar transações bancarias com mais segurança, ja que se trata de um SO completamente novo e iniciado do "zero" ?

5 - Existe alguma coisa q eu faça na VM q afete o Host ? exemplo besta : se eu excluir a pasta System32 da VM ela afetaria a real ?

6 - Qual melhor programa  gratuito pra criar a maquina virtual ?
7  - Tenho 4gb de ram e 1tb de hd, da pra rodar suave a VM ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - É possível acessar a internet na VM usando o mesmo ip da maquina real ?

 

 - Em resumo, funciona mais ou menos assim, a sua máquina recebe um IP do Roteador, geralmente é algo como 192.168.1.122, mas esse IP é um IP interno.

Quando você acessa a internet, o seu Roteador que recebe um IP Público, algo como 187.233.170.33, este é o seu IP que vale lá fora, na internet.

Quando você cria uma Maquina Virtual, geralmente ela vem com configuração de rede padrão NAT, isso faz com que seu computador funcione como se fosse um outro roteador, e sua máquina virtual receberá um IP que sua Maquina Física a deu, geralmente algo como 10.0.0.2

 

Então assim, para acessar a internet da Máquina Virtual, ela vai passar pelo seu computador, depois pelo roteador e receberá o mesmo IP público que receberia se tivesse acessando a internet à partir da Máquina Física. Isso significa que se você cometer algum crime cibernético, seja da Máquina Física seja da Maquina Virtual, o seu IP Público será o mesmo, que é o qual a Policia irá te rastrear... rsrs.

Sendo assim, independente de qual maquina física na rede ou virtual, ao acessar a internet, irá passar pelo seu roteador e usará o mesmo IP Público. Caso você não queira que isso aconteça, dê uma "googlada" sobre PROXYs e sobre como navegar anonimamente.

 

 

2.a -  É possível criar uma rede de compartilhamento entre a VM e o host que só possa ser acessado por essas duas maquinas ?

 

 - SIM, é só configurar a rede da Maquina Virtual para BRIDGE, as Opções são NAT, BRIDGE e  Rede Interna.

Uma vez que você coloca a rede como BRIDGE, sua maquina Física deixa de ser um "segundo roteador" e o IP da sua Máquina Virtual passa a ser algo do tipo, 192.168.1.123, que conversaria com sua máquina física que tem um IP 192.168.1.122 (um exemplo). Aí para ter acesso aos dados é só configurar a rede como se fosse qualquer outro na rede.

 

2.b -  caso possa fazer isso, também funcionaria se o SO da VM fosse ubuntu ?

 

 - Acho que Sim, não tenho muita experiência em Linux, mas creio que dê para acessar os dados através de um software que chama SAMBA.

 

 

3 - Tem como acessar remotamente a VM pela maquina real ?

 

 - SIM, mas ela precisa estar ligada e a rede configurada como modo BRIDGE.

 

 

4.a - Em relação a segurança, caso exista um vírus na maquina real, esse vírus também teria acesso a maquina virtual ? 

 

 - Depende, os três tipos de configuração de rede, como eu já disse antes são NAT, BRIDGE e Rede Interna. 

 

No modo BRIDGE, como a sua máquina virtual fica como se fosse qualquer outra da rede, é possível que um vírus seja transmitido tanto da maquina física para a máquina virtual quanto vice-versa, além do mais, se existir um vírus na máquina virtual, ele pode ser transmitido pela rede até mesmo para outras máquinas físicas que estejam na rede.

 

No Modo NAT, você criará uma rede "isolada" para todas as estações criadas dentro do programa de virtualização, ou seja, as estações da sua rede local não conseguiram acessar as estações que estão no programa de virtualização. Sendo assim, se uma maquina virtual estiver infectada com vírus, ela poderá infectar outras máquinas virtuais que estejam na mesma rede, mas muito provavelmente não irá infectar seu computador físico ou outros computadores físicos da rede, pois ficarão em redes distinas...

Já se o vírus estiver em sua máquina física, pode acontecer de infectar a máquina virtual por um simples motivo, todos os arquivos de sua máquina virtual estão colocados em alguma parte de seu HD da máquina física, por mais que exista meios de criptografar o HD Virtual que é criado, eu prefiro não arriscar.

 

No modo Rede Interna, todas as máquinas virtuais conseguem comunicação entre si, porém esse tipo de rede não tem qualquer tipo de ligação com a rede da máquina física, sendo assim, também é impossível acessar a internet.

Esse é o melhor modo caso queira trabalhar com criação de vírus, pois assim, caso algo saia do controle, você deleta a máquina virtual e cria outra, mas com toda certeza não ira infectar sua máquina física. No caso da Maquina Física ser a infectada, por mais que não haja ligação através da rede, temos o mesmo problema da questão anterior, todos os arquivos de sua máquina virtual estão colocados em alguma parte de seu HD da máquina física, o que a torna passível de infecção também.

 

4.b - a maquina virtual seria uma boa opção pra realizar transações bancarias com mais segurança, ja que se trata de um SO completamente novo e iniciado do "zero" ?

 

Sabe, creio que não faça muita diferença, talvez pode ser que aumente minimamente a segurança, mas não estou certo disso, além do mais, não sei se seria prático, toda vez que você for acessar dados bancários teria todo o processo de abrir a maquina virtual, que obrigatoriamente já é mais lenta porque você vai definir uma quantidade de núcleos de processador e GB de memória menor do que o da sua máquina física, tudo isso somado à lerdeza dos sistemas bancários online, que por fazerem as requisições de segurança ficam muito lentos,  enfim, eu não usaria a máquina virtual para esse propósito.

 

5 - Existe alguma coisa q eu faça na VM q afete o Host ? exemplo besta : se eu excluir a pasta System32 da VM ela afetaria a real?

 

 - Não, rsrs, a não ser que você infecte com vírus e ela tenha acesso na rede com a máquina física, e o vírus passe da virtual para a física, como foi dito no 4.b. Mas se você apagar, alterar, estragar, enfim, qualquer coisa na máquina virtual, nada disso afeta sua máquina física.

 

6 - Qual melhor programa  gratuito pra criar a maquina virtual ?

 

 - Na minha opinião, prefiro o Oracle VirtualBox

     https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads  <- Link para Download

 

7  - Tenho 4gb de ram e 1tb de hd, da pra rodar suave a VM ?

 

 - Não sei qual o seu processador, mas com 4Gb de RAM provavelmente dá pra rodar sim, se for usar só uma máquina virtual por vez, defina 2Gb para a maquina virtual, caso queira rodar duas ao mesmo tempo, defina 1Gb para cada. Mas dá para fazer muita coisa com máquina virtual, experimente sem medo de ser feliz... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde @Lucas Rodolfo

Aproveitando o tópico do nosso amigo

 

No item 7 teoricamente eu conseguiria rodar a VM tranquilamente, eu tenho a seguinte config

Win 10 64bit

I3 - 8100t 3.10 ghz

4gb de ram

 

e distribuindo 2 gb ram para a VM meu pc fica extremamente lento, será o processador?

1 gb de ram para VM com win 10 seria o suficiente?

 

gostaria de instalar mysql para estudos na VM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 25/09/2019 às 11:48, vitorlenin disse:

Boa tarde @Lucas Rodolfo

Aproveitando o tópico do nosso amigo

 

No item 7 teoricamente eu conseguiria rodar a VM tranquilamente, eu tenho a seguinte config

Win 10 64bit

I3 - 8100t 3.10 ghz

4gb de ram

 

e distribuindo 2 gb ram para a VM meu pc fica extremamente lento, será o processador?

1 gb de ram para VM com win 10 seria o suficiente?

 

gostaria de instalar mysql para estudos na VM

 

Recomendo adicionar mais memória ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!