Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite,

1.thumb.png.723fbb7289f8dbfb180f4972ac1fe8bd.png Após eu jogar ou deixar minimizado as temperaturas ficam altas, dentro do jogo esta em 1080p, ULTRA, na área de trabalho esta em 4K, uso o Cooler Box (Por enquanto), Segue em anexo as fotos.

2.png

Postado

@lucaslabam está um pouco alto, talvez por causa do verão. A GTX 1060 parece que começa a fazer o throttling acima de 83ºC, então você pode perder desempenho em games se a placa passar disso. Dependendo da placa, você pode ajustar a curva dos fans (ou fan) para refrigerar mais.

Qual é o seu gabinete? Tem algum fan instalado?

• Obrigado 1
Postado

@lucaslabam o ideal seria colocar duas ventoinhas no teto e uma atrás. Se estiver sem grana, seria bom pegar duas ventoinhas da frente (uma eu acho pouco) e colocar atrás e em cima (soprando para fora). Ou duas em cima.

O ar quente da placa de vídeo não deve estar subindo com vazão suficiente. Por ser ar quente, ele vai sair naturalmente por cima, mas pode estar acumulando.

Eu pessoalmente colocaria duas ventoinhas de 140mm em cima e uma de 120 atrás. As de cima pode ser ventoinha de 1200rpm. Atrás eu colocaria um Akasa Piranha (ou qualquer outra ventoinha de 4 pinos e 1800-2000rpm) porque ele vai tirar o ar que sobe da placa de vídeo.

O cooler box você pode trocar depois, já que com as ventoinhas a CPU deve ficar mais fria, e 70ºC não é muito ruim no verão. O principal é a placa de vídeo agora, pois ela está batendo no limite do throttling e você pode perder fps com isso.

adicionado 5 minutos depois

@lucaslabam Edit: mas pode ser a placa de vídeo, porque as três ventoinhas da frente vão fazer um fluxo de qualquer forma, pois o ar que entra vai ser forçado a sair por cima. A curva dos fans da placa de vídeo pode estar baixa. Qual é o modelo de placa de vídeo?

• Obrigado 1
Postado

Pois é minha sugestão foi de tirar um dos 3 FAN frontais(exatamente o mais superior porque naquela posição ele é quase neutro.

Transfira ele para a traseira tirando ar, só aí vai melhorar o fluxo de ar.

Agora se puder colocar mais uma no topo, tirando ar melhora mais ainda.

Agora, tome cuidado com o cooler de CPU: se for air cooler verifique antes se a torre do radiador vai caber porque a maioria tem 155mm e não vai caber em seu gabinete.

• Obrigado 1
Postado

@lucaslabam MSI é uma boa marca, mas essas placas mini geralmente sacrificam no VRM e refrigeração (o fan parece bem pequeno).

Faz um teste, abre a tampa lateral do gabinete e deite o gabinete na horizontal (com a parte aberta para cima, claro) e veja se a temperatura da placa de vídeo vai cair bastante com você jogando. Se cair muito, tipo 10ºC ou mais, é porque o gabinete está mal refrigerado e precisa de fans (ventoinhas) em cima e atrás. Se cair pouco, tipo 3/4ºC, é porque o problema maior está na placa de vídeo em si. Nesse caso você pode ajustar a curva do fan, porque eu acho que a MSI tem esses aplicativos de gerenciamento dos fans.

Se o problema for a placa, os fans não são tão necessários, apesar de ajudar. Veja também como fica a temperatura da CPU com o gabinete aberto.

• Obrigado 1
Postado

@lucaslabam não sei porque eu nunca usei esses aplicativos. A curva do seu fan não deve estar indo até a rotação máxima. Você teria que ajustar de uma rotação baixa até 100%, então ele provavelmente vai refrigerar mais. Mas só vendo mesmo. Vá na página da sua placa de vídeo na MSI e veja se tem o aplicativo para baixar.

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, RobertoGB disse:

Como eu disse antes, as temperaturas estão dentro do esperado jogando. Experimente fazer undervolt no CPU/GPU se as temperaturas te incomodam.

Não estão, não. A placa de vídeo está a 82ºC no print e o throttling das GTX 1060 começa a 83ºC. Se bobear ele já deve estar tendo queda de fps sem saber.

É preciso pesquisar essas coisas. Também me surpreendeu quando eu soube que a GTX 1060 faz o throttling assim tão baixo (eu tenho uma). Não é como antes que as placas passavam de 90ºC. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Contiusa Se o throttling da 1060 começa em 83ºC, então sim, é um problema, eu pensei que começasse na casa dos 90ºC como a GTX 1080. Ele consegue reduzir consideravelmente a temperatura com undervolt no afterburner. Eu já tive uma Fermi (GTX 460) e sei bem como é ter que fazer undervolt pra jogar no verão.

• Obrigado 1
Postado

@RobertoGB a GTX 1080 também faz o throttling a 83ºC. Acho que isso é uma característica das Pascal. Eu lembro que as GTX 970 podiam passar de 90ºC tranquilo (modelos da Asus chegavam perto dos 100ºC).

Talvez algum modelo específico tenha o firmware modificado para uma temperatura maior, mas a temperatura de throttling é para proteger o chip, não o VRM e afins, então eu acho que será igual para todas.

• Obrigado 1
Postado

@Contiusa Tem razão.

"Throttling starts pretty early, but the big hammer comes at 83°C or the temperature traget you set in MSI Afterburner or EVGA PrecisionX."
Sabe se seria viável / seguro ele aumentar o target no afterburner?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@RobertoGB não acho seguro porque o throttling é para proteger o chip. Se a Nvidia setou a 83ºC é porque acima disso ela não se responsabiliza. Não teria sentido eles fazerem isso aleatoreamente, até porque as GTX 9XX passavam fácil dos 90ºC. Se pudesse subir sem problerma eles teriam deixado mais alto. 

Outra questão é que as GTX 1XXX são muito eficientes, então se está passando de 80ºC é porque alguma coisa está errada. Essas placas mini também não ajudam.

• Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@lucaslabam Para alterar a velocidade da ventoinha de acordo com a temperatura da GPU, você pode usar o Asus Tweek II. Eu uso ele e é muito bom! Provavelmente a MSI deve ter algo relacionado também, o MSI AfterBurner é um.

A minha temperatura da GPU chega em torno de 73 graus... Eu ainda acho muito queria dar uma melhorada, mas o pessoal diz que é normal essa temperatura, então deixo assim!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!