Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria não está sendo reconhecida BIOS/WINDOWS


NisaO

Posts recomendados

Bom dia, estou com um problema bem estranho, na verdade, começou depois que troquei o AIR cooler do processador por um WATER COOLER h50 da corsair...

 

tenho 2 modulos de memoria 2x4gb = 8gb da G.SKILL RIPJAWS-X 1600mhz, sempre a usei nunca tive problema quanto à isso...

depois que fiz a troca do cooler eu percebi que na minha placa-mãe, ASUS - M5A99X EVO R.2, no NORTH BRIDGE ele aparece toda a memoria instalada, inclusive no windows, aparece a quantidade instalada e a quantidade usada e sempre pela metade...não mexi em nenhuma configuração, simplesmente troquei o cooler do PROC e este erro começou a aparecer, ja testei todos os slots, tanto com a memoria antiga e com a nova e com outras memorias mais simples que achei em casa, todos os slots funcionam normalmente, mas quando eu tento por ou dual channel ou 2 em slots de cores diferentes, a bios reconhece que está instalada 2x4 mas na tela inicial só me aparece 4gb, no windows aparece 8gb instalado e 4gb utilizável...

meu processador é fx 8350

alguem poderia dar uma ajuda?

 

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Van Jacques disse:

qual versao do windows instalado ? 

Windows 10, antes usava aquele LTSB XBOX, mas antes de formatar e após trocar o cooler, ja estava aparecendo 4gb disponivel e 8gb instalado, formatei e coloquei um mais recente de fevereiro. 

até pensei em colocar win7 para ver se não resolvia, mas o complicado é que na própria BIOS ele está com a memoria menor que a instalada...

será erro daa placa-mãe? será que foi pro pau? :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Van Jacques disse:

em algum momento dos testes de quantidade e posicao nos slots, single ou dual chanel, houve o reconhecimento pleno de memoria ?

as memorias foram limpas(com borracha), antes de conecta-las a placa-mãe ?

na NORTH BRIDGE ou até no AIDA ou CPU-Z reconhece o total da memória, porém, na tela inicial a BIOS, só reconhece a metade das memorias instaladas...

Sim foi feito a limpeza com borracha, inclusive limpei os slots com aquele " secadores " achei que poderia ter alguma coisa no SLOT que estava dando errado..

 

Ex. os 2 modulos 8gb x 2 na bios, no inicio reconhece somente 8gb mas no NORTH BRIDGE aparece as 2 memorias instaladas, quando coloquei outro modulo de 4gb, ele reconheceu no north bridge mas na tela inicial da bios, gerou 10gb, o que seria a metade dos 20gb = 2x8gb e 1x 4gb

 

está bem estranho na verdade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todos os modulos de memoria tem a mesma frequencia e sao da mesma marca ? 

se sim, em tese nao haveria conflito de qualquer tipo. experimente ligar somente um modulo por vez, comecando pelo modulo de  4gb, e depois com um modulo de 8gb sozinho e depois junto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não são da mesma frequência, mas eu irei vender os modulos antigos de 4gb e ficarei só com os de 8gb mas por questão de teste, eu informei que usei todos para ver o que era.

são todos da mesma marca, mas frequências diferentes, porque está acontecendo que nem as antigas estão fazendo o dual-channel e reconhecendo o valor total...

 

ja fiz esse teste, um de cada vez, em cada modulo diferente e reconheceu normalmente, as 2 memorias de 4gb, depois coloquei o outro modulo em dual e em single e do mesmo jeito só reconhece 4gb na BIOS, no north bridge reconhece as 2 instaladas e no windows reconhece 8gb instalado e 3.97 usado

 

mas irei fazer novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um modulo sozinho, vai funcionar numa boa.

dois modulos de mesma frequencia deveria funcionar numa boa (mesmo que com tamanhos diferentes)

dois modulos com frequencias diferentes, nao irao funcionar. impossivel para a placa-mãe (configurado pela bios) trabalhar com duas frequencias diferentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Van Jacques disse:

um modulo sozinho, vai funcionar numa boa.

dois modulos de mesma frequencia deveria funcionar numa boa (mesmo que com tamanhos diferentes)

dois modulos com frequencias diferentes, nao irao funcionar. impossivel para a placa-mãe (configurado pela bios) trabalhar com duas frequencias diferentes

Sim, eu sei, mas isso que está estranho, porque deixando as 2 memórias que são iguais, eles deveriam reconhecer, são da mesma marca, mesma frequência, são exatamente iguais, mas está reconhecendo só a metade...

 

tô ficando triste ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se reconhece apenas a metade, significa que esta reconhecendo apenas um modulo de memoria. a pergunta que falta ser respondia: qual dos modulos eh reconhecido ? por conta da integridade do modulo, ou pelo slot utilizado da placa-mãe ?

eh preciso isolar o erro.

o modulo que eh reconhecido, em tese, eh o modulo que funciona e o slot tambem.

fazer a troca de modulo no mesmo slot e demais combinacoes, para verificar qual modulo de memoria e slot estão 100% funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...