Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
WilliamNascimento

C++ Usando os indices vetor

Recommended Posts

Vi algumas aula sobre vetores e nao entendi muito bem os indices por exemplo .

 

 int vetor[10],i;

while ( vetor[i] =! 9) 

 

Acima foi so um exemplo,isso esta me complicando muito,nao sei se consegui explicar direito .

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

declarar um int vetor[3] por exemplo equivaleria a int vetor[0], vetor[1], vetor[2]; 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WilliamNascimento     um vetor é como se fosse muitas variáveis em uma só, e para acessar essa variável você só precisa informar qual o índice ou posição do vetor, e em cada posição você pode guardar um dado inteiro ou letra, então um vetor de inteiro com dez posições seria assim :

vetor_dez.thumb.jpg.8d6ab6d4e78cb41f13ebcf20438f254e.jpg

então para guardar um valor no vetor você coloca assim :

vetor[5] = 45;

e para imprimir o valor dessas dez posições , precisa apenas de duas linhas , assim :

for(i=0;i<10;i++)
    printf("%d\n",vetor[i]);

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso o indice seria um valor dentre todos ?

 

Tipo , se eu colocar valor e no eu tiver digitado 10 valores , i tera todos os valores que eu digitei ?

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WilliamNascimento   o índice é a posição no vetor, e se o vetor tem dez posições como esse aí de cima, então se você colocar dez números nele , um em cada posição, então ele terá os dez valores digitados armazenados nele .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola todos!

Eu penso que toda confusão para entender o que é vetor, vem da própria palavra quando conjugada a índice piora bastante mesmo. A explicação de @devair1010  é perfeita porque descreve com essência o que realmente existe na memória de um vetor. @WilliamNascimento uma coisa que você pode perceber é que dentro da declaração [ x ], o x pode assumir qualquer valor, incluído negativos, sim isso pois quando copilamos a declaração converte para uma / mais operações de aritmética algo que futuramente será explicado pelo professor, as benditas aritmética de ponteiros  que o numero 1 das coisas mais importantes no C ANSI.

 

Essa é uma das partes que mais gosto na linguagem, muito legal mesmo poder estudar ponteiros, poderia ficar horas falando sobre ponteiros...

/*  Programa: forum.c
    Escrito por: Mauro Britivaldo
    Data da Criação: 03/10/2018

    Propósito: CdHardware :: Ilustração #1
    */


#include<stdio.h>  // Incluir as rotinas que fazem Entra e Saída .
#include<stdlib.h> // Incluir as rotinas que fazem uso de memória / conversão de dados.


int main (void) {
   int i, vetor[10] = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}; // Inicializado vetor na DECLARAÇÃO

   i = 0; // Inicializar contador de células de memória a partir de ZERO
   while (10 > i) {printf ("%d ", vetor[i]); i = 1 + i;}
   return 0;
   }

Observe ou execute esse exemplo, verás que cada 1 dos 10 números nesta ordem serão exibidos.

Naturalmente, cada um deles ocupa um lugarzinho na memória que começa no local onde o numeral 1 foi gravado e termina no local onde o numeral 10 foi gravado. 

 

13 horas atrás, WilliamNascimento disse:

no caso o indice seria um valor dentre todos ?

Sim, poderíamos dizer desta forma e de outras também. Se o nosso vetor tem 10 células na memória e i = 0 i é a primeira célula de memória, portanto i = 9 é a última logo o índice é um valor dentre todos que aponta para aquela célula na memória. Atenção! Variável índice só deve assumir valores entre 0 e 10 - 1, se considerar 10 = tamanho_do_vetor, seu índice é = {0 ... tamanho - 1} para qualquer que seja tamanho maior que 0. Isso!!! O tamanho é sempre ser maior que 0.

 

Por que começar por 0 ?

Por conta da aritmética, pois todo nome de vetor a sua primeira célula na memória, em seguida a segunda célula é a primeira + 1, a terceira é a primeira + 2 ... Isso vai para frente até o limite que em vosso exemplo é a primeira + 9 igual a 10. Isso foi bem ilustrado aqui:

Em 10/03/2018 às 01:24, devair1010 disse:

índice ou posição do vetor, e em cada posição você pode guardar um dado inteiro ou letra, então um vetor de inteiro com dez posições seria assim :

vetor_dez.thumb.jpg.8d6ab6d4e78cb41f13ebcf20438f254e.jpg

 

As seguintes declarações ...

 while (10 > i) {printf ("%d ", vetor[i]); i = 1 + i;}
while (10 > i) {printf ("%d ", *(vetor + i)); i = 1 + i;}

são equivalentes. Na primeira a sintaxe mais comum de vetores, na segundo algo mais C da vida, os ponteiros. Penso que a sintaxe de ponteiros ilustrem melhor o comportamento na memória no caso dos vetores. 

Editado por Mauro Britivaldo
Exemplo de código fonte
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×