Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Programa jogo de Damas com Matriz em C


Posts recomendados

Salve salve colegas programadores.

Estou montando um jogo de damas em C usando matrizes, o algoritmo está quase acabado (pelo menos a versão mais simples do jogo) mas estou tendo uma dificuldade muito chata. Está tudo funcionando ok, exceto por uma coisa: quando o jogador 1 come uma peça do jogador 2, o local na matriz onde estava a peça que foi comida do jogador 1 deve ter o valor 0 atribuído, porém isso não está acontecendo e eu não consigo encontrar o erro no código. O caso contrário funciona normalmente, quando o jogador 2 come uma peça do jogador 1, o local onde estava a peça comida do jogador 1 recebe o valor 0. Será que alguém bom de olho pode dar uma ajuda? Segue o código: 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#define MAX 8
void imprimir (int tabuleiro[MAX][MAX]);

int main (){
    int tabuleiro[MAX][MAX], retorno = 0, x, y, aux1, aux2, k, z;
    int i, j;
    //zerando tabuleiro
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=0; j<MAX; j++){
            tabuleiro[i][j] = 0;
        }
    }
    //adicionando peças às posições iniciais do jogo (peças brancas)
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=0; j<3; j++){
            if ((i % 2 == 0 && j % 2 == 0) || (i % 2 == 1 && j % 2 == 1)){
                tabuleiro[i][j] = 1;
            }
        }
    }
    //adicionando peças às posições iniciais do jogo (peças pretas)
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=5; j<MAX; j++){
            if ((i % 2 == 0 && j % 2 == 0) || (i % 2 == 1 && j % 2 == 1)){
                tabuleiro[i][j] = 2;
            }
        }
    }
    //iniciando o jogo
    printf ("Jogo iniciado! Jogador 1 com pecas 1, jogador 2 com pecas 2\n");
    imprimir(tabuleiro);
    //laço da continuidade no jogo até que alguém vença e retorno receba "1"
    while (retorno == 0){

        //laço garante que a peça a ser mexida seja válida
        aux1 = 0;
        while (aux1 == 0){
            printf ("Jogador 1, informe a posicao x e y da peca a ser mexida (peca[x][y])\n");
            scanf ("%d %d", &x, &y);
            x--;
            y--;
            //condição para mexer a peça
            if (tabuleiro[x+1][y+1] != 0 && tabuleiro[x+2][y+2] != 0 && tabuleiro[x-1][y+1] != 0 && tabuleiro[x-2][y+2] != 0) {
                printf ("Essa peca nao pode se mover!\n");
            }
            else if (tabuleiro[x][y] != 1){
                printf ("opcao invalida\n");
            }
            else {
                aux1 = 1;
            }
        }

        //laço garante que o destino da peça seja valido
        aux2 = 0;
        while (aux2 == 0){
            printf ("Jogador 1, informe a posicao x e y do destino da peca a ser movida\n");
            scanf ("%d %d", &k, &z);
            k--;
            z--;
            if ((tabuleiro [k][z] != tabuleiro[x+1][y+1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x-1][y+1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x+2][y+2]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x-2][y+2])){
                printf ("opcao invalida\n");
            }
            else if (z<y){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+1][y+1]) {
                if (tabuleiro [k][z] != 0){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    aux2 = 1;
                }
            }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-1][y+1]) {
                if (tabuleiro [k][z] != 0){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    aux2 = 1;
                }
            }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+2][y+2]){
                if (tabuleiro[x+1][y+1] != 2){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    tabuleiro[x+1][y+1] = 0;
                    aux2 = 1;
                }
            }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-2][y+2]){
                if (tabuleiro[x-1][y+1] != 2){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else{
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    tabuleiro[x-1][y+1] = 0;
                    aux2 = 1;
                }
            }
        }
        imprimir(tabuleiro);
        //verificando se o jogador 1 ganhou
        for (i=0; i<MAX; i++){
            if (tabuleiro[i][7] == 1){
                retorno = 1;
                printf ("Fim de jogo, jogador 1 venceu.\n");
            }
        }
        //garante que o jogo ainda nao acabou
        if (retorno == 0){
            //laço garante que a peça a ser mexida seja válida
            aux1 = 0;
            while (aux1 == 0){
                printf ("Jogador 2, informe a posicao x e y da peca a ser mexida (peca[x][y])\n");
                scanf ("%d %d", &x, &y);
                x--;
                y--;
                if (tabuleiro[x-1][y-1] != 0 && tabuleiro[x-2][y-2] != 0 && tabuleiro[x+1][y-1] != 0 && tabuleiro[x+2][y-2] != 0){
                    printf ("Essa peca nao pode se mover!\n");
                }
                else if (tabuleiro[x][y] != 2){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    aux1 = 1;
                }
            }

            //laço garante que o destino da peça seja valido
            aux2 = 0;
            while (aux2 == 0){
                printf ("Jogador 2, informe a posicao x e y do destino da peca a ser movida\n");
                scanf ("%d %d", &k, &z);
                k--;
                z--;

                if ((tabuleiro [k][z] != tabuleiro[x-1][y-1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x+1][y-1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x-2][y-2]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x+2][y-2])){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else if (z>y){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-1][y-1]) {
                    if (tabuleiro [k][z] != 0){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+1][y-1]) {
                    if (tabuleiro [k][z] != 0){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-2][y-2]){
                    if (tabuleiro[x-1][y-1] != 1){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        tabuleiro[x-1][y-1] = 0;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+2][y-2]){
                    if (tabuleiro[x+1][y-1] != 1){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else{
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        tabuleiro[x+1][y-1] = 0;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
            }
            imprimir(tabuleiro);
            //verificando se o jogador 2 venceu.
            for (i=0; i<MAX; i++){
                if (tabuleiro[i][0] == 2){
                    retorno = 1;
                    printf ("Fim de jogo, jogador 2 venceu.\n");
                }
            }
        }

    }


return 0;




}

void imprimir (int tabuleiro[MAX][MAX]){
    int i, j;
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=0; j<MAX; j++){
            printf (" %d ", tabuleiro[i][j]);
        }
        printf ("\n");
    }
}

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel De Marco Fucci     seu código funciona  e esse erro que você disse é porque precisa de mais algumas linhas para fazer essa função que remove a peça que foi comida , então seria essas linhas aqui :

if(k == x+2)
    tabuleiro[x+1][y+1]=0;
else
    if(k == x-2)
         tabuleiro[x-1][y+1]=0; 

colocadas no último else de cada if que compara a jogada do jogador 1, então seu código ficaria assim :

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <stdlib.h>
#define MAX 8
void imprimir (int tabuleiro[MAX][MAX]);

int main (){
    int tabuleiro[MAX][MAX], retorno = 0, x, y, aux1, aux2, k, z;
    int i, j;
    //zerando tabuleiro
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=0; j<MAX; j++){
            tabuleiro[i][j] = 0;
        }
    }
    //adicionando peças às posições iniciais do jogo (peças brancas)
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=0; j<3; j++){
            if ((i % 2 == 0 && j % 2 == 0) || (i % 2 == 1 && j % 2 == 1)){
                tabuleiro[i][j] = 1;
            }
        }
    }
    //adicionando peças às posições iniciais do jogo (peças pretas)
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=5; j<MAX; j++){
            if ((i % 2 == 0 && j % 2 == 0) || (i % 2 == 1 && j % 2 == 1)){
                tabuleiro[i][j] = 2;
            }
        }
    }
    //iniciando o jogo
    printf ("Jogo iniciado! Jogador 1 com pecas 1, jogador 2 com pecas 2\n");
    imprimir(tabuleiro);
    //laço da continuidade no jogo até que alguém vença e retorno receba "1"
    while (retorno == 0){

        //laço garante que a peça a ser mexida seja válida
        aux1 = 0;
        while (aux1 == 0){
            printf ("Jogador 1, informe a posicao x e y da peca a ser mexida (peca[x][y])\n");
            scanf ("%d %d", &x, &y);
            x--;
            y--;
            //condição para mexer a peça
            if (tabuleiro[x+1][y+1] != 0 && tabuleiro[x+2][y+2] != 0 && tabuleiro[x-1][y+1] != 0 && tabuleiro[x-2][y+2] != 0) {
                printf ("Essa peca nao pode se mover!\n");
            }
            else if (tabuleiro[x][y] != 1){
                printf ("opcao invalida\n");
            }
            else {
                aux1 = 1;
            }
        }

        //laço garante que o destino da peça seja valido
        aux2 = 0;
        while (aux2 == 0){
            printf ("Jogador 1, informe a posicao x e y do destino da peca a ser movida\n");
            scanf ("%d %d", &k, &z);
            k--;
            z--;
            if ((tabuleiro [k][z] != tabuleiro[x+1][y+1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x-1][y+1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x+2][y+2]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x-2][y+2])){
                printf ("opcao invalida\n");
            }
            else if (z<y){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+1][y+1]) {
                if (tabuleiro [k][z] != 0){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    aux2 = 1;

                    if(k == x+2)
                        tabuleiro[x+1][y+1]=0;/*aqui coloquei essa linha*/
                    else
                        if(k == x-2)
                            tabuleiro[x-1][y+1]=0; /* aqui coloquei essa linha*/
                }
            }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-1][y+1]) {
                if (tabuleiro [k][z] != 0){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    aux2 = 1;

                    if(k == x+2)
                        tabuleiro[x+1][y+1]=0;/*aqui coloquei essa linha*/
                    else
                        if(k == x-2)
                            tabuleiro[x-1][y+1]=0; /* aqui coloquei essa linha*/
                }
            }
            else
                if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+2][y+2]){
                    if (tabuleiro[x+1][y+1] != 2){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 1;
                        tabuleiro[x+1][y+1] = 0;
                        aux2 = 1;

                        if(k == x+2)
                            tabuleiro[x+1][y+1]=0;/*aqui coloquei essa linha*/
                        else
                            if(k == x-2)
                                tabuleiro[x-1][y+1]=0; /* aqui coloquei essa linha*/
                    }
            }
            else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-2][y+2]){
                if (tabuleiro[x-1][y+1] != 2){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else{
                    tabuleiro[x][y] = 0;
                    tabuleiro[k][z] = 1;
                    tabuleiro[x-1][y+1] = 0;
                    aux2 = 1;

                    if(k == x+2)
                        tabuleiro[x+1][y+1]=0;/*aqui coloquei essa linha*/
                    else
                        if(k == x-2)
                            tabuleiro[x-1][y+1]=0; /* aqui coloquei essa linha*/
                }
            }
        }
        imprimir(tabuleiro);
        //verificando se o jogador 1 ganhou
        for (i=0; i<MAX; i++){
            if (tabuleiro[i][7] == 1){
                retorno = 1;
                printf ("Fim de jogo, jogador 1 venceu.\n");
            }
        }
        //garante que o jogo ainda nao acabou
        if (retorno == 0){
            //laço garante que a peça a ser mexida seja válida
            aux1 = 0;
            while (aux1 == 0){
                printf ("Jogador 2, informe a posicao x e y da peca a ser mexida (peca[x][y])\n");
                scanf ("%d %d", &x, &y);
                x--;
                y--;
                if (tabuleiro[x-1][y-1] != 0 && tabuleiro[x-2][y-2] != 0 && tabuleiro[x+1][y-1] != 0 && tabuleiro[x+2][y-2] != 0){
                    printf ("Essa peca nao pode se mover!\n");
                }
                else if (tabuleiro[x][y] != 2){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else {
                    aux1 = 1;
                }
            }

            //laço garante que o destino da peça seja valido
            aux2 = 0;
            while (aux2 == 0){
                printf ("Jogador 2, informe a posicao x e y do destino da peca a ser movida\n");
                scanf ("%d %d", &k, &z);
                k--;
                z--;

                if ((tabuleiro [k][z] != tabuleiro[x-1][y-1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x+1][y-1]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x-2][y-2]) && (tabuleiro[k][z] != tabuleiro[x+2][y-2])){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else if (z>y){
                    printf ("opcao invalida\n");
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-1][y-1]) {
                    if (tabuleiro [k][z] != 0){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+1][y-1]) {
                    if (tabuleiro [k][z] != 0){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x-2][y-2]){
                    if (tabuleiro[x-1][y-1] != 1){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else {
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        tabuleiro[x-1][y-1] = 0;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
                else if (tabuleiro[k][z] == tabuleiro[x+2][y-2]){
                    if (tabuleiro[x+1][y-1] != 1){
                        printf ("opcao invalida\n");
                    }
                    else{
                        tabuleiro[x][y] = 0;
                        tabuleiro[k][z] = 2;
                        tabuleiro[x+1][y-1] = 0;
                        aux2 = 1;
                    }
                }
            }
            imprimir(tabuleiro);
            //verificando se o jogador 2 venceu.
            for (i=0; i<MAX; i++){
                if (tabuleiro[i][0] == 2){
                    retorno = 1;
                    printf ("Fim de jogo, jogador 2 venceu.\n");
                }
            }
        }

    }


return 0;




}

void imprimir (int tabuleiro[MAX][MAX]){
    int i, j;
    for (i=0; i<MAX; i++){
        for (j=0; j<MAX; j++){
            printf (" %d ", tabuleiro[i][j]);
        }
        printf ("\n");
    }
}

mas ainda apresenta erros pois ele não verifica se a posição de destino, pois ele permite colocar a peça na mesma linha e na coluna seguinte ,  então precisa de mais alguns ajustes .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...