Ir ao conteúdo

C Algoritmo para loja em C

Ir à solução Resolvido por marcos da silva ser,

Posts recomendados

Postado

Estou desenvolvendo um código em C para uma loja que necessita de um programa que facilite o cálculo de venda de seus produtos. As
áreas dos produtos são definidas como:
1) Informática
2) Jogos
3) Eletrônicos
Os produtos de Informática têm 5% de desconto na compra, os jogos têm 8% e os produtos
eletrônicos, 10%.
O Programa terá que receber via teclado o nome do produto, a área do produto (1, 2 ou
3), a quantidade comprada e o valor unitário. Deverá ser calculado o valor base (quantidade *
unitário), o valor do desconto de acordo com o percentual de cada área e o valor total com o
desconto.

Se alguém poder me ajudar fico grato!

Postado

Boa tarde, Marcos

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum, espero que você possa aprender muito por aqui!

Segundo, no que exatamente você está  com dificuldade? O que você já conseguiu desenvolver? Posta o código para darmos uma olhada e podermos te dar uma direcionada melhor.

Acredito que uma forma de desenvolver esse tipo de algoritmo, seria criar um array com os produtos, contendo suas respectivas informações (código do produto, descrição do produto, preço unitário, tipo do produto etc...). Uma maneira interessante, para evitar retrabalho na hora de uma possível edição, seria colocar os tipos/descontos, como variáveis/constantes, ou até mesmo como um novo array, fazendo com que, caso você tenha que alterar os valores, altere somente uma linha de código e não em todos os produtos que possuam as especificações de tipo de produto e desconto, por exemplo.

O resto acredito que fique tranquilo pra desenvolver, conforme o seu nível de praticidade com a linguagem de programação especificada. Você conhece os conceitos que citei acima?

Qualquer coisa, é só comentar!

Abraços e bons estudos.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 12/03/2018 às 16:43, XenoStory disse:

Boa tarde, Marcos

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum, espero que você possa aprender muito por aqui!

Segundo, no que exatamente você está  com dificuldade? O que você já conseguiu desenvolver? Posta o código para darmos uma olhada e podermos te dar uma direcionada melhor.

Acredito que uma forma de desenvolver esse tipo de algoritmo, seria criar um array com os produtos, contendo suas respectivas informações (código do produto, descrição do produto, preço unitário, tipo do produto etc...). Uma maneira interessante, para evitar retrabalho na hora de uma possível edição, seria colocar os tipos/descontos, como variáveis/constantes, ou até mesmo como um novo array, fazendo com que, caso você tenha que alterar os valores, altere somente uma linha de código e não em todos os produtos que possuam as especificações de tipo de produto e desconto, por exemplo.

O resto acredito que fique tranquilo pra desenvolver, conforme o seu nível de praticidade com a linguagem de programação especificada. Você conhece os conceitos que citei acima?

Qualquer coisa, é só comentar!

Abraços e bons estudos.

adicionado 4 minutos depois

Isso estou com dificuldades e não sei por onde começar você poderia me ajudar por favor?

adicionado 5 minutos depois

Isso estou com dificuldades e não sei por onde começar você poderia me ajudar por favor?

adicionado 11 minutos depois

@XenoStory realmente estou com duvida e nem sei por onde começar, sou iniciante em linguagem C se puder me ajuda por favor.

Postado

Boa tarde, Marcos

Desculpe a demora, a semana tem sido bastante corrida por aqui! Então, nesse tempo você já conseguiu desenvolver algo? Preciso entender o que você já conhece e domina da linguagem, mesmo que seja básico, para poder te direcionar melhor. Confesso que não tenho muito conhecimento na linguagem de programação que você deseja utilizar, porém acredito que seja possível te direcionar para um caminho que julgo interessante para o desenvolvimento do seu sistema. 

Dei uma relida no que você comentou no tópico e a aplicação seria voltada para uma loja real, então gostaria de saber se eles já utilizam outros sistemas internos? Já utilizam algum sistema de gerenciamento de informações (um banco de dados)? Alguma razão especial pela adoção da linguagem?

Para esse tipo de aplicação, acredito que os conhecimentos que serão cruciais, seria o conhecimento de estruturas básicas (variáveis e constantes), estruturas condicionais (if, elseif, else), estruturas de repetição (for, while, do-while), arrays (matriz/vetor), operações aritméticas e conhecimento em banco de dados.

Poderia me dizer se você já conhece os conceitos citados acima? Se não, quais você não conhece? Tem alguma dúvida? Qualquer coisa vai postando aí, que vamos te dando um apoio.

Bons estudos, abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!