Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, 

Preciso de uma ajuda dos senhores!

Montei um Ryzen 7 1700 + Gigabyte AB350 Gaming 3 + 16Gb RAM Ripjaws V 3200Mhz

Verificando o código de produto da minha memória, posso afirmar que é Hynix. 

Atualizei a BIOS com a última disponível no site da Gigabyte.

O XMP me oferece apenas uma opção de perfil, que joga as memórias para os 3200Mhz e, obviamente, não funciona.

O problema é que em "stock", a memória travou em 2133. 

Pelo que andei pesquisando, o pessoal está conseguindo estabilizar na casa dos 2900Mhz, o que já estaria ótimo!

Como eu consigo "setar" isso na Bios?

Já li muita coisa, mas não acho um tópico explicando melhor o procedimento. 

Admito que não sei como fazer overclock, pois, nunca me preocupei com isso e estou com receio de danificar algum componente!

Agradeço a ajuda!

Valeu

Postado

Opa @Fokas memória é complicado nessas placas AM4, tive o mesmo problema. Porém consegui setar  elas como 2900mhz estáveis!

Não sei como é a bios da sua placa, pois a minha é da Asrock. Mas resumidamente, todas as memórias XMP já vem com um perfil pré definido para o clock que ela se diz suportar.

A minha também é 3200mhz, com o perfil default XMP dela eu consigo rodar estavelmente quando eu desço o clock para 2800mhz. No caso ela fica com a latência de 3200mhz porém com o clock a 2800mhz, entendeu?

Para eu rodar ela a 2933mhz eu tive que encontrar uma latência que "casasse" com esse clock. Isso é tentativa e erro! Verifique na sua bios se ela deixa você setar o XMP e também mudar o clock. Ai vá testando ela setada como XMP e teste os clocks de poucos em poucos.

Postado

Vamos lá...

Não consegui chegar nem em 2400Mhz...

O CPU eu consegui deixar estável, mudando apenas o clock, em 3.5Ghz.

Há algum tutorial falando das voltagens das memórias?

adicionado 2 minutos depois

Outra coisa...

Não consigo baixar o Typhoon Burner...o Windows Defender acusa um Trojan.

Há algum outro programa que mostre a memória em detalhes?

Postado

@André_Bez

Vou confirmar o modelo e posto aqui.

Consegui subir para 2900Mhz, com 1.30V, porém, com uma latência alta, 16-18-18-27-56.

O clock do processador está em 3.5Ghz usando tensão de fábrica...aceitou bem o simples aumento no clock.

Postado

@Fokas É veja o modelo, pois tem placas que aceitam memórias diferentes para determinados modelos dos Ryzen Summit Ridge e outros modelos para o Raven Ridge. Notei que os processadores Raven Ridge estão constando com mais memórias compatíveis do que os Summit Ridge.

Essa latência está menor quase a padrão dos meus Corsair 3200mhz que é 16-18-18-36-54. E o máximo que consegui estável é 2900mhz, consigo 3033mhz porém apenas pra uso sem jogos, se for tentar jogar depois de um tempo da tela azul!

Creio que por enquanto vai ser o máximo 2900mhz mesmo, plataforma nova é complicado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...