Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de RAM no Ryzen 7 - RipJaws V


Fokas

Posts recomendados

Pessoal, 

 

Preciso de uma ajuda dos senhores!

 

Montei um Ryzen 7 1700 + Gigabyte AB350 Gaming 3 + 16Gb RAM Ripjaws V 3200Mhz

 

Verificando o código de produto da minha memória, posso afirmar que é Hynix. 

 

Atualizei a BIOS com a última disponível no site da Gigabyte.

 

O XMP me oferece apenas uma opção de perfil, que joga as memórias para os 3200Mhz e, obviamente, não funciona.

 

O problema é que em "stock", a memória travou em 2133. 

Pelo que andei pesquisando, o pessoal está conseguindo estabilizar na casa dos 2900Mhz, o que já estaria ótimo!

 

Como eu consigo "setar" isso na Bios?

Já li muita coisa, mas não acho um tópico explicando melhor o procedimento. 

Admito que não sei como fazer overclock, pois, nunca me preocupei com isso e estou com receio de danificar algum componente!

 

Agradeço a ajuda!

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @Fokas memória é complicado nessas placas AM4, tive o mesmo problema. Porém consegui setar  elas como 2900mhz estáveis!

Não sei como é a bios da sua placa, pois a minha é da Asrock. Mas resumidamente, todas as memórias XMP já vem com um perfil pré definido para o clock que ela se diz suportar.

A minha também é 3200mhz, com o perfil default XMP dela eu consigo rodar estavelmente quando eu desço o clock para 2800mhz. No caso ela fica com a latência de 3200mhz porém com o clock a 2800mhz, entendeu?

Para eu rodar ela a 2933mhz eu tive que encontrar uma latência que "casasse" com esse clock. Isso é tentativa e erro! Verifique na sua bios se ela deixa você setar o XMP e também mudar o clock. Ai vá testando ela setada como XMP e teste os clocks de poucos em poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

 

Não consegui chegar nem em 2400Mhz...

 

O CPU eu consegui deixar estável, mudando apenas o clock, em 3.5Ghz.

 

Há algum tutorial falando das voltagens das memórias?

adicionado 2 minutos depois

Outra coisa...

 

Não consigo baixar o Typhoon Burner...o Windows Defender acusa um Trojan.

 

Há algum outro programa que mostre a memória em detalhes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas É veja o modelo, pois tem placas que aceitam memórias diferentes para determinados modelos dos Ryzen Summit Ridge e outros modelos para o Raven Ridge. Notei que os processadores Raven Ridge estão constando com mais memórias compatíveis do que os Summit Ridge.

Essa latência está menor quase a padrão dos meus Corsair 3200mhz que é 16-18-18-36-54. E o máximo que consegui estável é 2900mhz, consigo 3033mhz porém apenas pra uso sem jogos, se for tentar jogar depois de um tempo da tela azul!

Creio que por enquanto vai ser o máximo 2900mhz mesmo, plataforma nova é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!