Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Falha ao executar programa no Pascalzim.


Posts recomendados

Boa tarde, estou iniciando na programação e comecei pela linguagem Pascal, sempre pratico criando aplicações simples, por exemplo essa aqui: 

Program par_ou_impar ;
var 
        x :integer;
        resp :string;
Begin
  
  while (resp = 'sim') do
  
  begin
    
    write('Verifique se um número é par ou não: ');
  
  readln(x);
  
  if (x mod 2 = 0) then
  
    writeln('O número é par!')
    
  else
  
  
      writeln('O número é impar!');
  
      writeln;
      writeln;
      
      write('Deseja continuar com a aplicação? ');
      readln(resp);
      
      clrscr;
  
  end;

  
End.

Quando eu executo o programa (F9) no PascalZim ele simplesmente abre o console e fecha rapidamente, não aponta falha em nenhuma linha nem nada, o que pode ser? alguém pode testar o código?..

 

Ps: antes de adicionar o comando de repetição 'while...do' junto a variável 'resp' ele funcionava, porém no final da operação ele fechava o programa naturalmente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

1) INDENTAÇÃO DE CÓDIGO

Sempre mantenha o código indentado, exemplo:

 

obs.: código já com a correção feita.

Program par_ou_impar ;
var 
  x :integer;
  resp :string;
Begin
resp:='sim';
while (resp = 'sim') or (resp = 's') or (resp = 'S') do
  begin
  write('Verifique se um número é par ou não: ');
  readln(x);
  if (x mod 2 = 0) then
    writeln('O número é par!')
  else
    writeln('O número é impar!');
  writeln;
  writeln;
  write('Deseja continuar com a aplicação? ');
  readln(resp);
  ClrScr;
  end;
End.

 

 

 

2) ALTERNATIVA

Como o código sempre executará uma vez, poderia usar o repeat. Ex.:

Program par_ou_impar ;
uses
  CRT;
var 
  x :integer;
  resp :string;
Begin
repeat
  write('Verifique se um número é par ou não: ');
  readln(x);
  if (x mod 2 = 0) then
    writeln('O número é par!')
  else
    writeln('O número é impar!');
  writeln;
  writeln;
  write('Deseja continuar com a aplicação? ');
  readln(resp);
  ClrScr;
until not ((resp = 'sim') or (resp = 's') or (resp = 'S'))
End.

 

A condição também poderia ficar assim:

until (resp <> 'sim') and (resp <> 's') and (resp <>'S')


 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas valeu, eu ate ia pedir uma sugestão melhor... estou seguindo uma apostila e um canal no yt, ainda não vi ''uses CRT;''...

 

essa linha achei um pouco confusa, mas creio que seja por causa do operador ''not''.

Citação

until not ((resp = 'sim') or (resp = 's') or (resp = 'S'))

 

 

já essa eu achei mais simples.

Citação

until (resp <> 'sim') and (resp <> 's') and (resp <>'S')

:thumbsup:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, LucasVMonteiro disse:

ainda não vi ''uses CRT;''...

 

CRT é uma "biblioteca (unit) com comandos extras", como a CrlSrc, ReadKey, TextColor() etc, ou seja, por padrão esses comandos "não existes" (não são pre-carregados, para assim diminuir o tamanho do arquivo final) nos compiladores em geral, ai, quando precisa de um comando como esse, é necessário "importar" da unit externa.

 

No caso do PascalZim, automaticamente essa biblioteca é carregada... tanto que você usou a ClrScr sem declarar a CRT e funcionou.  Ao mesmo tempo que se deixar essa declaração lá do uses CRT;, o PascalZim ignora... vai funcionar da mesma forma.

 

Já se eu não declarar a CTR aqui no Free Pascal Compiler, não compila, pois a ClrSrc não será reconhecida. Ela não faz parte dos comandos básicos.

 

Alguns desses comandos básicos como readln(), writeln(), sqr(), sqrt() são de outra biblioteca, no caso a System. Essa por sua vez é carregada por padrão, entende? ai qualquer compilador vai reconhecer... Existem várias units... inclusive é possível criar as suas...

 

 

 

25 minutos atrás, LucasVMonteiro disse:

until not ((resp = 'sim') or (resp = 's') or (resp = 'S'))

No caso, a condição do repeat é inversa a condição do while. No while "vai ficar repetindo ENQUANTO (while) for verdade". Já no repeat,  "vai ficar repetindo ATÉ (until) que seja verdade", ou seja, "repete enquanto for falso". Daí, apenas neguei a expressão.

 

Outro ponto interessante é a lógica booleana envolvida. Repare que ao negar a expressão, os "=" viraram "<>" e os "or" viraram "and".

 

Não se preocupe com isso por enquanto.. vá signo o fluxo das aulas.

 

Att

adicionado 1 minuto depois

*seguindo o fluxo

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas

16 horas atrás, Simon Viegas disse:

 

CRT é uma "biblioteca (unit) com comandos extras", como a CrlSrc, ReadKey, TextColor() etc, ou seja, por padrão esses comandos "não existes" (não são pre-carregados, para assim diminuir o tamanho do arquivo final) nos compiladores em geral, ai, quando precisa de um comando como esse, é necessário "importar" da unit externa.

 

No caso do PascalZim, automaticamente essa biblioteca é carregada... tanto que você usou a ClrScr sem declarar a CRT e funcionou.  Ao mesmo tempo que se deixar essa declaração lá do uses CRT;, o PascalZim ignora... vai funcionar da mesma forma.

 

Já se eu não declarar a CTR aqui no Free Pascal Compiler, não compila, pois a ClrSrc não será reconhecida. Ela não faz parte dos comandos básicos.

 

Alguns desses comandos básicos como readln(), writeln(), sqr(), sqrt() são de outra biblioteca, no caso a System. Essa por sua vez é carregada por padrão, entende? ai qualquer compilador vai reconhecer... Existem várias units... inclusive é possível criar as suas...

 

 

 

No caso, a condição do repeat é inversa a condição do while. No while "vai ficar repetindo ENQUANTO (while) for verdade". Já no repeat,  "vai ficar repetindo ATÉ (until) que seja verdade", ou seja, "repete enquanto for falso". Daí, apenas neguei a expressão.

 

Outro ponto interessante é a lógica booleana envolvida. Repare que ao negar a expressão, os "=" viraram "<>" e os "or" viraram "and".

 

Não se preocupe com isso por enquanto.. vá signo o fluxo das aulas.

 

Att

adicionado 1 minuto depois

*seguindo o fluxo

Obrigado pela explicação, foi bem didático, eu não sabia o significado de tal comando e muito menos que o pascalzim considerava ele automaticamente, certamente se eu utilizasse outro compilador eu ficaria perdido, valeu :thumbsup:

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...