Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Estou tendo um problema onde tenho um computador com windows 7 32 bits que esta compartilhado na rede, mas ele começou aparecer pastas e arquivos com um X cinza, e com isso não consigo utilizar em rede o que esta dentro das pastas que aparecem com esse X nem os arquivos fora que também aparecem com esse X, formatei o computador e troquei para windows 10 64 bits (o computador é um i7 que foi comprado a pouco tempo) e continuou o problema.

O problema ocorre tem hora sim, hora não, as vezes inicio o dia e esta tudo certo, ai do nada começam alguns computadores começam a não acessar os arquivos e pastas através da rede, mas isso  é aleatório. Hora são alguns computadores, hora outros que aparecem esse X ao acessar somente esse computador, as vezes reinicio o computador compartilhado e volta ao normal momentaneamente, mas daqui a pouco o problema aparece de novo.

Uma observação importante a se fazer, é que os demais computadores estão com suas pastas compartilhadas normais, somente este computador específico que esta dando esse problema.

Já olhei as permissões de compartilhamento, esta tudo liberado para todos os usuários, tirei o anti-vírus, desabilitei o firewall, refiz o compartilhamento, mas nada disso adiantou.

x cinza.png

• Membro VIP
Postado

Baseado nos relatos deste seu outro tópico abaixo:

Leva a crer que o problema é com a concessão de IPs providos pelo roteador.

As pastas neste formato indicam que o local não está mais disponível ou os arquivos foram deletados.

Postado

Todos os computadores são conectados através de um Hub, neste rub é conectado um roteador/modem.

Temos um servidor Dell com windows server 2012 foundation que é utilizado para gerenciamento dos programas, os demais computadores são Windows 7 32bits.

Até ano passado utilizamos um computador para armazenamento de dados onde não tínhamos este problema, mas quando trocamos esse computador por este novo, ele veio com windows 10 64 bits, mas logo quando chegou formatei e troquei pelo Windows 7 32 bits, o problema começou a aparecer do nada, depois parou e depois voltou. Por fim troquei para Windows 10 32 bits o problema continuou, e voltei a trocar, mas por fim para Windows 10 64 bits mas o problema continuou. O mais estranho é que o problema não da em todos os computadores ao mesmo tempo, uma hora da em uma quantidade x de computadores, outra hora em quantidade y.

• Membro VIP
Postado

Quem distribui IPs nesta rede, o Servidor ou o modem/roteador? Caso seja o modem/roteador, já tentou trabalhar com as estações com IP fixo?

• Curtir 1
Postado

Todas as estações tem IP fixo pois um dos programas que utilizamos no aceita IP dinâmico, sendo o IP do modem/roteador 192.168.1.1, do servidor 192.168.1.98, e demais PC ficam com IP por sala, tem sala que fica no grupo com final de IP de 10 a 19, sala com final de 20 a 29 e assim por diante.

• Membro VIP
Postado

Qual o S.O do PC que apresenta o problema hoje? Você cita que outros também possuem problemas de compartilhamento em algum momento, já tentou dar uma olhada no switch?

Postado

Atualmente ele está com windows 10 64 bits, mas para tentar resolver o problema já usei o windows 7 32 bits e windows 10 32 bits.

A rede não possui switch somente um Hub que é conectado por cabo em todos os computadores e em um modem/roteador.

O problema só aparece neste computador, mas se eu acessar as pastas por ele mesmo não tem problema com o x nas pastas, consigo acessar normalmente, o problema só ocorre quando os demais acessam ele pela rede, mas sendo que tem hora que da em determinados computadores e depois da em outros.

Os demais computadores não tem esse problema, e se volto os dados utilizados neste Pc para o antigo que fazia está função de armazenamento de dados funciona sem problemas.

• Membro VIP
Postado
Citação

O problema só aparece neste computador, mas se eu acessar as pastas por ele mesmo não tem problema com o x nas pastas, consigo acessar normalmente

O que é óbvio, acessando através dele é um acesso normal de arquivos, como no PC de casa ou um .txt na área de trabalho.

Como já tentou instalar o Windows 7 e o problema persistiu, não acredito que seja um problema de drivers. Neste caso as suspeitas seriam o ponto de rede onde está este PC, o cabeamento, ou o switch.

Tente fazer testes com estes itens.

Postado

Sim, o Avast versão free.

Já postei no site da Microsoft e eles me deram algumas orientações que não funcionaram

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-networking/pasta-e-arquivos-na-rede-com-x-cinza/65fc80ec-5758-4e17-9864-2f2394b86ea5

Também já vi pesquisando na internet pessoa que relatou o mesmo problema que eu em outro fórum e não teve solução, mas como pode ver nos postes na Microsoft, teve gente com o mesmo problema que teve seu problema resolvido com os procedimentos orientados através do meu poste.

Não sei mais o que fazer porque o PC é bom, mas esse problema ta me deixando de cabelo em pé.

• 5 semanas depois...
Postado

Fiz a desinstalação do antivírus e do Advanced System Care e não adiantou.

Não mencionei anteriormente, mas esse problema já tive anteriormente e parou do nada, agora a um tempo voltou a ter e não consigo resolver.

Vi que o meu problema é parecido com o deste post.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1164750-pastas-com-um-x-em-cima-e-não-acessíveis/

Postado

Socorro!

Testei a duas semanas transferir o backup desse computador para outro que a rede esta normal. Inicialmente funcionou, mas quinta ou sexta passada começou a dar o mesmo problema com as pastas do X cinza.

• Membro VIP
Postado

E no hiato de um mês entre o feedback aqui no tópico, a rede funcionou normalmente? Confira os programas instalados, confira os serviços ativos no Server e os ativos de rede.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...