Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tenho uma rede com cabos CAT6, porém utilizando conectores RJ45 5e. Ouvi dizer que pode haver perda de performance devido ao não uso dos conectores para CAT6. Isso procede? Seria recomendavel essa troca dos conectores?

Postado

Usar cabos Cat6 e conectores Cat5e não significa necessariamente que a rede não vai funcionar, mas sim, pode haver problemas de desempenho e estabilidade.

Os componentes Cat6/Cat6a operam em uma frequência maior que o Cat5e.

É por isso que os conectores do Cat5e são dispostos em linha reta, enquanto que os conectores Cat6 são dispostos em zigue-zague - o objetivo é minimizar a interferência eletromagnética (cross-talk) entre os pares.

Além disso, os fios do Cat6 são um pouco mais grossos, o que pode dificultar a montagem em um conector Cat5e e resultar em um desempenho ruim por causa dessa interferência. 

É uma boa prática usar cabos e conectores da mesma categoria.

Considerando que os conectores são o componente mais barato da instalação, se a rede fosse minha, eu providenciaria a troca para deixar a rede toda no padrão Cat6.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...