Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar Desempenho: Latência ou quantidade de memória?


Posts recomendados

Boa Tarde,

 

Nesses últimos dias cogitei a possibilidade de comprar +2 pentes de memórias para utilizar o quad channel da minha placa-mãe e passei a ler algumas coisas sobre Memória RAM que me fizeram ter algumas dúvidas.

 

Bom, antes das dúvidas vou dizer o hardware que possuo:

CPU-> Intel core i7-7700k

MOBO-> Asus Rog Strix Z270H Gaming

Placa de vídeo-> Asus Rog Strix GeForce Gtx 1080 8Gb OC-edition   

Memória Ram-> HyperX Fury 2x8GB 2400MHz DDR4 CL15 - HX424C15FB2/8

SSD-> 1x Kingston 120 Gb

HD-> 1 TB padrão

Fonte-> Corsair CX 750W

 

Como disse, estava querendo comprar +2 pentes da mesma memória, totalizando 32Gb de ram na esperança de ter QUALQUER melhora no desempenho. (Neste caso, DINHEIRO NÃO SERIA PROBLEMA para comprar mais 16Gb). Porém, ao pesquisar sobre as memórias, percebi que existe a questão da latência o que nunca me atentei antes. Essas memórias que uso apresentam 15-15-15 at 1.2V de lantência. Percebi que o pessoal faz um overclock nas memórias, aumentando a frequência de trabalho e alterando a latência e ai que entram as minhas duvidas...

 

1º Dúvida: Operando com as memórias sem realizar qualquer tipo de modificação na latência delas e na frequência máxima disponível no XMP, se eu comprar mais 16Gb de ram (totalizando 32Gb) irei ter alguma melhora significativa em jogos por ter mais capacidade de memória e por utilizar o Quad Channel?

 

2º Dúvida: Caso eu não compre mais 16Gb de ram e permaneça com os 16Gb que já tenho, até que ponto eu posso diminuir a latência destas memórias (modelo citado nas especificações, atualmente com 15-15-15 at 1.2V de latência) de forma segura para ter um ganho de fps sem correr o risco da bios não iniciar e eu ter de reseta-la ? Como saber até onde posso diminuir o número da latência?

 

Resumindo as coisas: 32Gb desta memória utilizando o Quad Channel, na latência e frequência padrão especificadas acima sem qualquer tipo de alteração, funcionariam melhor do que apenas 16Gb utilizando o Duo Channel com alteração na latência e/ou frequência?

 

Se alguém puder me responder de forma simples e clara, sem questionar coisas como o dinheiro gasto eu ficaria muito agradecido, pois como disse anteriormente, dinheiro para comprar os 2 pentes a mais é problema aqui e eu não tenho segurança para mexer nessas coisas de latência da memória pelo simples fato não ter muito conhecimento nessa parte.

Valeu ! :)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória não vai influenciar em nada em jogos, até onde eu sei não existe jogo capaz de consumir seus 16GB. Se for colocar 32GB só pensando em jogos é pura ilusão. E mais, já vi testes onde quadchanel é pior em jogos, apesar de ser uma diferença totalmente insignificante em jogos em relação a Single/Dual/Quad Chanel, ainda mais com um setup igual ao seu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e em relação a diminuição da latência e aumento de frequência, sabem me informar como posso fazer este procedimento de forma segura sem ter dor de cabeça e correr o risco de não iniciar a bios? Gostaria de saber até onde posso ir nesse caso para ter alguma melhora o que talvez iria me proporcionar um ganho de fps sem ter que comprar mais memória talvez.

 

Valeu pelas respostas!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,  NÃO é possível fazer QUAD Channel nessa config... o Suporte a QUAD Channel é só para processador HEDT, os com final X, usando placas mães X299... 

 

O que você vai ter nessa config são Dois Dual Channels...

 

E como foi dito, não tem jogo que use mais de 16GB de Memoria Hoje.. só valeria a pena o custo se você alem do jogo manter vários programas PESADOS abertos ao mesmo tempo

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, danielgaspar94 disse:

Mas e em relação a diminuição da latência e aumento de frequência, sabem me informar como posso fazer este procedimento de forma segura sem ter dor de cabeça e correr o risco de não iniciar a bios? Gostaria de saber até onde posso ir nesse caso para ter alguma melhora o que talvez iria me proporcionar um ganho de fps sem ter que comprar mais memória talvez.

 

Valeu pelas respostas!:)

Você quer dizer fazer OC na suas memorias atuais.. infelizmente não tem uma regra, pode ser que a sua chega ate 3200.. pode ser que não suporte nem 2666.. é meio que na sorte... 

 

A influencia das latencias na performance é minima. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, bngomes disse:

Bom,  NÃO é possível fazer QUAD Channel nessa config... o Suporte a QUAD Channel é só para processador HEDT, os com final X, usando placas mães X299... 

 

O que você vai ter nessa config são Dois Dual Channels...

 

Você tem razão, me expressei errado aqui e não percebi este erro... mas mesmo com 2 dual channel ainda assim não eu não iria conseguir ver nenhum ganho no fps caso colocasse os 32 Gb?

 

9 minutos atrás, bngomes disse:

 

Você quer dizer fazer OC na suas memorias atuais.. infelizmente não tem uma regra, pode ser que a sua chega ate 3200.. pode ser que não suporte nem 2666.. é meio que na sorte... 

 

A influencia das latencias na performance é minima. 

Sim, na verdade estava pensando em deixar elas na frêquencia máxima delas, 2400 Mhz, e alterar somente os números da latência, mas confesso que não estou nada seguro em relação a isso, não tenho conhecimento nem noção de até que margem eu devo ir +/- se você me entende @bngomes. Não encontrei nada do tipo " Pra memória do tipo X você pode diminuir Y na latência ", entende? Por isso estou com receio em mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, danielgaspar94 disse:

Você tem razão, me expressei errado aqui e não percebi este erro... mas mesmo com 2 dual channel ainda assim não eu não iria conseguir ver nenhum ganho no fps caso colocasse os 32 Gb?

Não.. mais memoria ajuda a estabilizar os FPS, mas não geram mais performance... a não ser em video onboard. Alem do mais nenhum jogo que eu conheço utiliza mais de 16GB. Quase todos os meus jogos AAA recentes, usam no Maximo 10GB

 

5 minutos atrás, danielgaspar94 disse:

Sim, na verdade estava pensando em deixar elas na frêquencia máxima delas, 2400 Mhz, e alterar somente os números da latência, mas confesso que não estou nada seguro em relação a isso, não tenho conhecimento nem noção de até que margem eu devo ir +/- se você me entende @bngomes. Não encontrei nada do tipo " Pra memória do tipo X você pode diminuir Y na latência ", entende? Por isso estou com receio em mexer.

Você não vai achar pelo mesmo motivo da frequência.. não é uma receita de bolo.. cada chip mesmo igual resultados diferentes em qualquer tipo de OC.

 

No mais mexer nas latências não vai te dar mais performance, só vai tornar o sistema mais instável

 

Se você quer mais performance, e precisa, é melhor trocar processador ou placa de video... mas sinceramente,na sua config não mexia em nada. ela deve rodar ate 4K@30fps sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes Entendi amigo, muito obrigado pelas respostas.:thumbsup:

 

Apenas mais uma dúvida... eu colocando as memórias que tenho em um ou outro dual channel irá interferir em alguma coisa? Se não me engano, as memórias estão no segundo e quarto slots, partindo do principio que são 4 slots no total, um do lado do outro. Se eu coloca-las no primeiro e terceiro slot, tem alguma diferença? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...