Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente aprendi procedimentos, até que não é difícil, mas tenho as minhas dúvidas.

Eu gostaria de saber qual a diferença do primeiro algoritmo do segundo.

Eu não percebo para que serve os parâmetros visto que sem eles funciona na mesma, como podem ver em negrito.

É que o algoritmo 2 é bem mais simples que o primeiro, pois imaginemos que estou a usar variáveis de tipo inteiro e caractere, teria que criar 2 procedimentos? ou teria que mudar essa variavel do tipo caractere para inteiro?

1

algoritmo "FazSomaProcedimento"
var
 X, Y: Inteiro
Procedimento Soma(A, B: Inteiro)
inicio
   EscrevaL("Recebi o valor ",A)
   Escreval("Recebi o valor ",B)
   Escreval("A soma entre os dois e ", A + B )
FimProcedimento
inicio
    X <- 5
    Y <- 3
    Soma(X, Y)
fimalgoritmo

2

var
Procedimento Soma()
inicio
   EscrevaL("Recebi o valor ",X)
   Escreval("Recebi o valor ",Y)
   Escreval("A soma entre os dois e ", X + Y )
FimProcedimento
inicio
    X <- 5
    Y <- 3
    Soma()
fimalgoritmo

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Olá.

De um modo geral o primeiro é mais "correto". Nele, o que se precisa do "mundo externo" é enviado por parâmetro. No segundo, está usando variáveis globais... é mais pobre.

adicionado 14 minutos depois

A dica é simples... de um modo geral, tudo que um método precisa ou deve ser criado dentro dele, ou é enviado por parâmetro.. Inclusive, as variáveis do parâmetro são próprias também, poderia ser assim:

var
procedimento Soma(X, Y: Inteiro)
   inicio
   escrevaL("Recebi o valor ",X)
   escreval("Recebi o valor ",Y)
   escreval("A soma entre os dois e ",Y + X)
   fimProcedimento
inicio
X <- 5
Y <- 3
Soma(X, Y)
fimAlgoritmo

Ou seja, o X e Y  ali do parâmetro não tem não tem nada a ver com o X e Y  globais (apenas que coincidentemente tem as mesmas nomenclaturas). Essa é uma outra vantagem. Você pode dar as nomenclaturas que quiser... inclusive criar outros métodos com as mesmas... cada método é independente.

Outro ponto importante sobre parâmetros, é sobre o seu tipo. Ela pode ser POR VALOR ou POR REFERÊNCIA. Quando é por valor, a variável que está no parâmetro recebe apenas uma cópia do valor da variável utilizada... daí, mesmo que você altere o valor da variável local no procedimento, a variável externa continuará intacta. Já se passar por referência, em vez de receber o valor, vai receber a referência da variável em si.. ou seja, "o endereço de memória". Daí, ao alterar a variável local, vai na verdade alterar a variável global, pois essa variável local é uma referência a variável que foi passada ao invocar o método.

Para usar como referência, basta usar o var. Ex.:

var

procedimento Soma(var X:inteiro; Y: Inteiro)
   inicio
   escrevaL("Recebi o valor ",X)
   escreval("Recebi o valor ",Y)
   X <- X+1
   escreval("Adicionei 1 ao X ",X)
   Y <- Y+1
   escreval("Adicionei 1 ao Y ",Y)
   escreval("A soma entre os dois e ",Y + X)
   fimProcedimento
inicio
X <- 5
Y <- 3
Soma(X, Y)
escreval("Valor atual de X",X)
escreval("Valor atual de Y",Y)
fimAlgoritmo

• Obrigado 1
Postado

Acabou por responder a outra dúvida que tinha, como coloco mais de um tipo primitivo em um procedimento!

Não sabia que se podia utilizar o ponto e virgula para colocar mais de um parâmetro de outro tipo!

1 hora atrás, Simon Viegas disse:

procedimento Soma(var X:inteiro; Y: Inteiro)

Agora vou poder continuar os meus estudos em paz. :thumbsup:

Agradeço imenso Simon, abraço.

• Membro VIP
Postado

A "," seria para "simplificar"... é análogo a declaração de variáveis lá no var das variáveis globais.

Veja que um está por referência, e outro por valor. Se ambos fossem referência, poderia ser assim:

procedimento Soma(var X:inteiro; var Y: Inteiro)

ou no caso, assim:

procedimento Soma(var X,Y: Inteiro)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!