Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Dylan White

C Lista Encadeada, deixar em ordem e mudar a estrutura para duplamente encadeada

Recommended Posts

Fiz esse algorítimo mas não consigo finaliza-lo, tenho algumas duvidas sobre teoria de lista encadeada.

Nesse código ta faltando alterar a função insere para inserir em ordem respectivamente (1,2,5,6) e mudar a estrutura para duplamente encadeada, se alguém puder ajudar agradeço 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct lista Lista;
typedef struct listano ListaNo;
struct lista {
	ListaNo *prim;
};

struct listano {
	int info;
	float salario;
	ListaNo *prox;
};

Lista *lst_cria(void) {
	Lista *l = (Lista *)malloc(sizeof(Lista));
	l->prim = NULL;
	return l;
}

void lst_insere(Lista *l, int v) {
	ListaNo *novo = (ListaNo *)malloc(sizeof(ListaNo));
	novo->info = v;
	novo->prox = l->prim;
	l->prim = novo;
}

void lst_insereultimo(Lista *l, int v) {
	ListaNo *novo = (ListaNo *)malloc(sizeof(ListaNo));
	novo->info = v;
	novo->prox = NULL;

if (l->prim == NULL) {
		l->prim = novo;
	} else {
		ListaNo *p;
		ListaNo *ult;
		for (p = l->prim; p != NULL; p = p->prox) {
			ult = p;
		}
		ult->prox = novo;
	}
}

void lst_imprime(Lista *l) {
	ListaNo *p;
		printf("info = %d\n", p->info);
	}
}

int pertence(Lista *l, int v) {
	ListaNo *p;
		if (p->info == v) {
			return 1;
		}
	}
	return 0;
}

void lst_libera(Lista *l) {
	ListaNo *p = l->prim;
	ListaNo *t;
	while (p != NULL) {
		t = p->prox;
		free(p);
		p = t;
	}
	free(l);
}

void lst_retira(Lista *l, int v) {
	ListaNo *ant = NULL;
	ListaNo *p = l->prim;
	while (p != NULL && p->info != v) {
		ant = p;
		p = p->prox;
	}
	if (p != NULL) {
		if (ant == NULL) {
			l->prim = p->prox;
		} else {
			ant->prox = p->prox;
		}
		free(p);
	}
}

int main() {
	Lista *minha;
	minha = lst_cria();
	lst_insere(minha, 2);
	lst_insere(minha, 6);
	lst_insere(minha, 5);
	lst_insere(minha, 1);

lst_imprime(minha);
	printf("\n");
	lst_libera(minha);
}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu código está bom e já tem praticamente tudo !!!

Saca só

Você tem uma função que percorre a lista e insere um novo nó no final da lista.

Você tem também uma função que remove um nó da lista, no meio dela.

Para inserir em ordem, o truque é 

percorrer a lista até encontrar o fim da lista OU um valor MAIOR que o valor que está sendo inserido. Esse percorrimento é semelhante ao que você faz para inserir o nó no fim da lista só que em vez de ir até o fim, você pode parar antes.

Quando achar o local que deve ser inserido, aí é só manipular os ponteiros de uma forma muito semelhante a que faz para remover um nó da lista.  Salve o nó anterior e faça-o apontar para o novo. Faça o novo apontar para o nó que é MAIOR que o valor do nó (que está apontado pelo anterior.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais