Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal do fórum,

fiz algumas alterações na estrutura da rede da casa dos meus pais e gostaria da ajuda de vocês para melhorá-la ainda mais.

Anexo vocês encontram uma imagem que fiz agora para tentar mostrar melhor como é o apartamento.

Temos um modem da NET que é bastante limitado em um dos cômodos. Este foi colocado em modo bridge e ligado num TP-LINK Archer C1200, que é um roteador que considero muito bom. Este roteador fica na sala e a rede está ótima, com duas bandas e conexão cabeada na TV para Netflix, entre outros.

O problema agora é o cômodo em verde na imagem. Nele funciona uma espécie de escritório. O Wifi chega muito fraco ou praticamente nulo alí, em ambas as bandas. A intenção que tínhamos era colocar a impressora da casa alí (esta já está na rede através de uma conexão Wifi 2.4 GHz). Mais para frente pretendemos também colocar um desktop alí, que poderia ser ligado tanto por Wifi, mas de preferência com um cabo de LAN. Um Cabo RJ-45 já está naquele local e a outra extremidade dele vai direto para o cômodo onde fica o Modem NET (hoje em Bridge).

A minha pergunta para vocês é: qual seria a melhor forma de possibilitar uma conexão Wifi com a impressora para o cômodo em verde? Eu pensei em duas possibilidades e queria saber sua opinião sobre. Outras sugestões ouço com prazer.

1. Um Repeater (este), que ficaria na cozinha (cômodo rosa).

2. Outro roteador mais simples que o Archer C1200 (por exemplo, este), que seria ligado diretamente no cômodo verde, possibilitando uma conexão cabeada com o futuro Desktop e também expandindo a rede Wifi.

A opção 2 é minha favorita, mas eu tenho algumas dúvideas quanto sua execução. Exemplo: o modem NET ainda ficaria em Bridge, caso houvesse dois roteadores ligados a ele? As redes criadas por estes roteadores seriam a mesma rede? A rede Wireless criada pelo segundo roteador poderia ser a mesma e ter o mesmo SSID da atual rede wireless que temos?

Qual modelo de roteador da TP-Link ofereceria o melhor custo/benefício para o que pretendo?

Muito obrigado de antemão pela colaboração!

Rede casa.png

• Curtir 1
Postado

@Lele_Morrison Plano 1: Posicionar o roteador Tp-Link C1200 ao lado do modem da net não ia fazer o WiFi atingir o ap todo? (assim você ligaria o cabo que sai do modem Net e vai pro roteador, direto na TV).

Plano 2: Modem ao lado do roteador (como citei no plano 1).

TV conectada via cabo saindo do roteador 1 (como citei no plano 1).

Ligar um segundo roteador no como amarelo (cabo saindo do roteador 1), desabilitando o DHCP e mantendo o mesmo SSD/Senha.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa tarde.

Citação

2. Outro roteador mais simples que o Archer C1200 (por exemplo, este), que seria ligado diretamente no cômodo verde, possibilitando uma conexão cabeada com o futuro Desktop e também expandindo a rede Wifi.

Se tiver como levar um cabo até o cômodo, esta seria a melhor opção.

Citação

A opção 2 é minha favorita, mas eu tenho algumas dúvideas quanto sua execução. Exemplo: o modem NET ainda ficaria em Bridge, caso houvesse dois roteadores ligados a ele?

Permanecerá em bridge.

Citação

As redes criadas por estes roteadores seriam a mesma rede? A rede Wireless criada pelo segundo roteador poderia ser a mesma e ter o mesmo SSID da atual rede wireless que temos?

Todas as redes podem ser o mesmo SSID.

Citação

Qual modelo de roteador da TP-Link ofereceria o melhor custo/benefício para o que pretendo?

Para dual band, o que cita acima seria o melhor custo/benefício.

• Curtir 1
Postado

@felipecardoso9   Muito obrigado. Eu fiz o que você mencionou no Plano 2, mas mantendo o Roteador 1 no mesmo local e apenas levando um cabo dele até o Roteador 2. O motivo disso é que algumas paredes aí do desenho são de concreto armado e por isso o sinal do Wifi fica bem pior caso o Roteador 1 fique no mesmo cômodo do Modem (por isso decidimos a mudança).

adicionado 3 minutos depois

@ciro-mota Ciro, fiz como você falou e consegui as mesmas redes wifi (mesmos SSID e senhas). O problema é que ambos não ficam no mesmo canal. Eu prefiro deixar o canal no automático, porque os roteadores (principalmente o Archer C1200) procuram o melhor canal. Como moramos em prédio, a rede 2.4 é por exemplo uma salada mista e fixar um canal para o Wifi poderia significar congestionamento.

Você sabe alguma forma de fazer ambos os sinais de Wifi coincidirem no mesmo canal?

adicionado 4 minutos depois

Seria a opção "Habilitar WDS" a opção correta para fazer os Wifis coincidirem?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não entendi sua dúvida, em 2.4 você precisa especificar o canal para que as redes trabalhem em canais uniformes. Já 5GHz e 2.4GHz são faixas diferentes.

• Curtir 1
Postado

@ciro-mota Ciro, desculpa a falta de clareza. Eu sei o que são as faixas (2.4 e 5 GHz). Minha pergunta foi: considerando a faixa de 2.4 GHz, é vantajoso colocar o WLAN dos diferentes roteadores na mesma faixa ou em faixas diferentes?

Eu dei uma pesquisada, parece que recomendam colocar em faixas diferentes. Eu achava justamente o contrário.

Uma outra dúvida que me surgiu, que talvez seja a próxima mudança que farei na estrutura dessa rede: algumas das paredes nesse desenho são de concreto. Eu pensei em colocar um Access Point no quarto da minha irmã (o quarto logo acima do cômodo onde fica o modem NET em bridge), porque já existe um cabo saindo do cômodo do modem para lá.

PERGUNTA: É possível colocar um Switch após o primeiro roteador, de forma que a rede fique:

Modem -> Roteador 1 -> Switch -> Roteador 2 (porta 1 do switch) e Access Point (porta 2 do switch) ?

É difícil configurar isso com um desses? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1009727031-switch-5-portas-tp-link-tl-sg105-gigabit-5pts-autonegociaco-_JM

Obrigado!

• Membro VIP
Postado
Citação

Minha pergunta foi: considerando a faixa de 2.4 GHz, é vantajoso colocar o WLAN dos diferentes roteadores na mesma faixa ou em faixas diferentes?

Eu dei uma pesquisada, parece que recomendam colocar em faixas diferentes. Eu achava justamente o contrário.

Não seriam os canais ao invés de faixa? Se sim, pode trabalhar com canais diferentes sim.

Citação

Uma outra dúvida que me surgiu, que talvez seja a próxima mudança que farei na estrutura dessa rede: algumas das paredes nesse desenho são de concreto. Eu pensei em colocar um Access Point no quarto da minha irmã (o quarto logo acima do cômodo onde fica o modem NET em bridge), porque já existe um cabo saindo do cômodo do modem para lá.

PERGUNTA: É possível colocar um Switch após o primeiro roteador, de forma que a rede fique:

Modem -> Roteador 1 -> Switch -> Roteador 2 (porta 1 do switch) e Access Point (porta 2 do switch) ?

Mas você usaria todas as portas do roteador para ter que utilizar um switch? No mais, funcionará sim sem problemas.

Postado

41 minutos atrás, ciro-mota disse:

Não seriam os canais ao invés de faixa? Se sim, pode trabalhar com canais diferentes sim.

Sim, eu quis dizer canais! Ok, vou colocar a faixa 2.4 GHz nos canais 1, 7 e 11...

41 minutos atrás, ciro-mota disse:

Mas você usaria todas as portas do roteador para ter que utilizar um switch? No mais, funcionará sim sem problemas.

Já estou usando 3 das 4 portas do roteador. Abaixo uma imagem que ilustra a situação (esquerda) e a ideia (direita). Preste atenção nas linhas AZUIS, estes são os cabos que JÁ ESTÃO instalados no apartamento através dos conduítes. (obs: esqueci de desenhar o cabo que vai do modem ao roteador).

5aea341ef278c_Redecasa.png.2cd516a100503cb41ce49b40e2533aa2.thumb.png.f7f61bb5f96b6b2957fcc2cd9de57b25.png

Do roteador C1200 saem 2 cabos que ficam ligados a aparelhos no mesmo cômodo além de 1 cabo que passa pelos conduítes e chega no cômodo do Modem. Do cômodo do Modem existe HOJE (já pronto, está lá sem usar) um cabo que vai deste cômodo para o cômodo acima (afetado pela falta de sinal) e mais um cabo que vai pelos conduítes até o cômodo verde (neste cabo fora ligado o segundo roteador da rede).

Com o Switch, eu poderia ligar estes dois cabos do cômodo do modem ao roteador. E ainda teria a possibilidade de usar mais uma conexão cabeada no mesmo cômodo e de colocar mais uma cabeada para o cômodo acima, pela tomada (para TV, Netflix, notebook, etc). Eu sei que ficou confuso, mas tudo se deve ao fato de não termos outra alternativa, se não deixar o Modem no cômodo que ele está hoje (o cabo de antena está "entupido" no conduíte - se tentar tirar, ele quebra e aí tchau NET).

Pergunta 1

Como Switch, eu pensei neste: https://www.pichau.com.br/switch-tp-link-de-mesa-5-portas-de-10-100-1000mbps-tl-sg105-box

Para o Access Point no cômodo de cima, este: https://www.pichau.com.br/access-point-tp-link-wireless-300mbps-5-dbi-tl-wa801nd

Pergunta 2

Ciro, na configuração do Switch, eu só preciso desabilitar o DHCP e colocar ele na mesma subrede do roteador, certo? O IP do roteador é 192.168.1.1, do segundo roteador é 192.168.1.2. Ou seja, vou colocar o switch como 192.168.1.3 e o AccessPoint como 192.168.1.4. Estou cometendo algum erro aqui?

• Membro VIP
Postado
Citação

Dependendo do foco da rede, ambos vão te servir.

Citação

Pergunta 2

Ciro, na configuração do Switch, eu só preciso desabilitar o DHCP e colocar ele na mesma subrede do roteador, certo? O IP do roteador é 192.168.1.1, do segundo roteador é 192.168.1.2. Ou seja, vou colocar o switch como 192.168.1.3 e o AccessPoint como 192.168.1.4. Estou cometendo algum erro aqui?

Este switch do link acima não é um modelo gerenciável, portanto nenhuma configuração será feita nele.

Postado
1 hora atrás, ciro-mota disse:

Dependendo do foco da rede, ambos vão te servir.

Obrigado! Acho então que vai, pois pra minha irmã basta um 2.4GHz e o Switch não precisa fazer nada muito elaborado, só multiplicar as portas do roteador.

1 hora atrás, ciro-mota disse:

Este switch do link acima não é um modelo gerenciável, portanto nenhuma configuração será feita nele.

Okay, espero que ser um modelo não-gerenciável não seja necessariamente algo ruim.

Abraços Ciro, como sempre, muito obrigado!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...