Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Recentemente na casa da minha sogra ficou sem internet de uma hora para outra, coisa que não deveria acontecer, pois o roteador apresentava conexão e a linha telefônica estava estável, mas reparei no nome da rede que ali tinha aparecido do nada, calculei que aquela nova rede seria a da minha sogra e consegui resolver tudo e voltar ao normal. O que venho pedir nesse tópico são 2 informações: Como conseguiram entrar na rede da casa se nem o IP tinham e, muito menos as senhas padrões, que pedem no momento de acessar?

Como posso prevenir esse tipo de acontecimento novamente? Pensei em mascará a rede IP, ou literalmente mudar o IP padrão, mas não sei se geraria algum conflito de rede mais tarde, então não tenho muitas opções. Se puderem me informar qualquer ajuda, ficarei grato.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde.

O acesso foi possível graças a alguns motivos:

1 - Uso de senhas fracas.

2 - Uso de rede com criptografia WEP, ultrapassada e insegura.

3 - Recurso WPS ativo, o que permite ataques de "brute force" para que a senha seja descoberta.

4 - Em último caso, firmware do roteador com alguma vulnerabilidade, neste caso o acesso seria externo (web à fora).

Como prevenir:

1 - Senha forte.

2 - WPA2 + AES.

3 - WPS desabilitado.

4 - Atualizar o firmware do aparelho, quando/se houver.

Postado
Em 06/05/2018 às 14:06, ciro-mota disse:

Boa tarde.

O acesso foi possível graças a alguns motivos:

1 - Uso de senhas fracas.

2 - Uso de rede com criptografia WEP, ultrapassada e insegura.

3 - Recurso WPS ativo, o que permite ataques de "brute force" para que a senha seja descoberta.

4 - Em último caso, firmware do roteador com alguma vulnerabilidade, neste caso o acesso seria externo (web à fora).

Como prevenir:

1 - Senha forte.

2 - WPA2 + AES.

3 - WPS desabilitado.

4 - Atualizar o firmware do aparelho, quando/se houver.

Perfeito amigo Ciro! Só para completar.. comece a filtrar o MAC de todos que acessam e também configure o router para ocultar o SSID, garanto que a rede ficará impenetrável.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!