Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Monitor lcd Samsung 2233 SW Plus
Liga e Desliga em seguida
ja troquei 2 eletroliticos que estavam estufado e estourado na saida do flat para placa de sinal.
ele ta com imagem avermelhada e desliga em seguida, vou desmontar a tela e checar as lampadas lcd, embora elas estejam acendendo normal.

O primario ta legal e as voltagens na saida do cabo flat que vai para placa de sina estão normais.
Medi os 5 Diodos da foto 3
2 da linha 5V marcou 155 cada
3  ao lado marcou 293 cada
Queria saber se esses valores estão corretos ou baixos, não tenho o esquema desse monitor
e como saber se um transformador do inverter esta bom, e se posso
trocar esse original da placa Modelo QGAH02101 / A09TM28F pelo Modelo TMS92515CT / B08TM21A, a pinagem é igual, ambos são de monitores lcd samsung só que de 22 e outro de 19 polegadas.
Agradeço se alguem puder ajudar.

01.JPG

06.JPG

02.JPG

03.JPG

04.JPG

05.JPG

• Coordenador
Postado

Troque o capacitorzinho C3 perto do CI oscilador.

A medida apresentada nos diodos estão corretas, são diodos rápidos.

Sobre os trafos, não sei se vai funcionar legal, o trafo do monitor de 19" gera menos tensão que o trafo do monitor de 22".

Um outro detalhe é que, se uma das lâmpadas estiverem ruim, o monitor também vai desligar!

Uma forma simples de testar se é uma das lâmpadas, remova o soquete dela da placa, e nos contatos desse soquete solde um capacitor de 331/4KV que é de (330pF/ 4000V).

Vá desligando as lâmpadas uma a uma e colocando o capacitor no lugar, se for uma das lâmpadas que esta ruim, quando você substituir ela pelo capacitor, o monitor não vai mais desligar....

Se a imagem for satisfatória, pode deixar ele no lugar, ou se preferir desmonte a tela e troque a lâmpada ruim...

• Obrigado 1
Postado

ja troquei esse capacitor C3 perto CI do oscilador

vou desmontar a tela e testar as lampadas por fora ja fiz isso antes, esse do capacitor no soquete nunca fiz e não entendi direito como se faz, melhor eu não fazer se não vai dar bumm

os 5 diodos que testei fora do circuito são:

na foto 3:

katodo pra esquerda os 2 SR506 / 920 

katodo pra direita os 3 SR515 / 920

não vou usar o trafo do 19, tirei a fita azul do trafo original ve ai pela foto se você consegue ver alguma coisa de anormal, pra mim parece normal.

01.JPG

• Coordenador
Postado

Pela foto, esse trafo esta bom! Não tem nenhuma espira ou bobina cosida (escura)...

9 horas atrás, cocheirododracula disse:

ja troquei esse capacitor C3 perto CI do oscilador

vou desmontar a tela e testar as lampadas por fora ja fiz isso antes, esse do capacitor no soquete nunca fiz e não entendi direito como se faz, melhor eu não fazer se não vai dar bumm

Não tem erro não! É só um teste rápido das lâmpadas mesmo!

Você remove a lâmpada do soquete da placa, e na placa, no lado das soldas (Lado de baixo da placa), você solda o capacitorzinho nos contatos do soquete...

O capacitor fará um consumo muito semelhante ao que a lâmpada fazia e engana o circuito de proteção da placa...

Com isso a placa permanece ligada "pensando" que a lâmpada naquela posição esta boa!...

• Obrigado 1
Postado

Agora entendi, não sabia desse macete dica boa ja anotei e vou fazer isso nos proximos casos semelhantes.

Fora os 3 eletroliticos trocados não tem mais nada na placa da fonte, cismei com esses componentes por causa do escurecimento na area da placa, acho que deve ser normal por causa do calor gerado e tempo de uso, o defeito tava proximo ao terminal de uma das duas lampadas da parte de baixo que tava escuro, uma lampada acendia normal e a outra acendia e apagava, tensão irregular nas lampadas aciona o CI do inverter desligando o monitor, acho que tambem deve ter a ver com a imagem avermelhada pois o monitor ta funcionando normal agora.

Bcpetronzio só uma duvida nesse caso da pra continuar usando a mesma lampada com a sua dica do capacitor 331/4KV ou não tem jeito?

Obrigado mais uma vez pela ajuda Bcpetronzio

lampada_02.JPG

lampada_01.JPG

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!